Segunda edição do Brasileiro Feminino Sub-16 começa neste sábado (12)

Segunda edição do Brasileiro Feminino Sub-16 começa neste sábado (12)

Torneio da base será disputado em Sorocaba (SP) e contará com 12 equipes, que disputarão a tão sonhada taça nacional da categoria, entre os dias 12 e 20 de dezembro.

São Paulo x Ferroviária - Semifinal do Brasileirão Feminino Sub-16 São Paulo venceu a primeira edição do Brasileiro Feminino Sub-16
Créditos: Yuri Laurindo/CBF

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 2020 vai começar! A partir deste sábado (12), dois Centros de Treinamentos em Sorocaba (SP) serão sede para 12 equipes que disputarão a tão sonhada taça nacional da categoria, entre os dias 12 e 20 de dezembro. Esta será a segunda edição da competição de base. O torcedor poderá acompanhar todas as partidas ao vivo pelo MyCujoo. Mas antes das meninas entrarem em campo, vamos ficar por dentro do que acontece nesta edição.

TIMES PARTICIPANTES

São adotados dois critérios para a presença no torneio: os quatro primeiros colocados no Brasileiro Feminino Sub-16 2019 e os oito primeiros colocados no Brasileiro Feminino A-1 2020. Em caso de desistência de algum clube, o 9° colocado da Série A-1 2020 ganha o direito de participar e assim por diante. Se mesmo assim sobrar vaga, o critério passa a ser a classificação final do Brasileiro Feminino A-2 2019. Devido as combinações, a competição de base reúne estreantes como Minas Brasília/DF, ESMAC/PA, Iranduba/AM e Lusaca/BA.

Além delas, as atuais campeãs do São Paulo, e as vice-campeãs com o Santos aparecem na lista com mais seis clubes. As equipes estarão distribuídas em três grupos, com quatro times cada, assim como na edição do ano passado.

No Grupo A estão Ferroviária/SP, Avaí-Kindermann/SC, Minas Brasília/DF e ESMAC/PA. Já o Grupo B conta com Santos/SP, Audax/SP, Internacional/RS e Lusaca/BA. Finalizando, o Grupo C tem as atuais campeãs do São Paulo/SP, além de Iranduba/AM, Vitória/BA e Grêmio/RS.

FORMATO DA DISPUTA

A competição acontecerá em dois centros de treinamento na cidade de Sorocaba, em São Paulo, entre os dias 12 e 20 de dezembro, e será disputada no formato de "bolha" com todas as equipes testadas para Covid-19 e concentradas no CT.

Mais uma novidade foi implementada para a edição deste ano, as partidas terão 70 minutos, com dois tempos de 35. No ano passado, os jogos tinham a duração de 80 minutos.

Os jogos estão marcados, em sua maioria, para o horário da manhã e a primeira fase da competição contará com três rodadas. A primeira delas será no sábado (12), a outra na segunda-feira (14) e a última, na quarta-feira (16). Avançam para as semifinais as três líderes de chave, além da melhor segunda colocada. Os duelos acontecem na sexta-feira (18), já a grande final será no domingo (20), às 15h.

Kindermann X Internacional - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 Jogo entre Kindermann e Internacional pelo Brasileiro Feminino Sub-16 2019
Créditos: Yuri Laurindo/CBF

Confira os detalhes da primeira rodada:

1ª Rodada | Sábado - 12 de dezembro

Grupo A - 8h30 - Ferroviária/SP x Minas Brasília/DF

Grupo A - 8h30 - Avaí-Kindermann/SC x ESMAC/PA 

Grupo B - 10h - Santos/SP x Internacional/RS

Grupo B - 10h - Audax/SP x Lusaca/BA

Grupo C - 15h - Iranduba/AM x Grêmio/RS 

Grupo C - 15h - Vitória/BA x São Paulo/SP

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro