Técnico do Pelotas na Série D, Ricardo Cobalchini relembra trabalho no Internacional pelo Brasileiro de Aspirantes

Técnico do Pelotas na Série D, Ricardo Cobalchini relembra trabalho no Internacional pelo Brasileiro de Aspirantes

Hoje no Pelotas, treinador lembra como foi assistir o segundo da final entre Internacional e Grêmio longe da sua equipe.

Ricardo Cobalchini quando treinava o Internacional Ricardo Cobalchini quando treinava o Internacional
Créditos: Ricardo Duarte/S.C. Internacional

O Campeonato Brasileiros de Aspirantes é o ponta-pé inicial na carreira de jovens jogadores e treinadores. Ricardo Cobalchini é um exemplo disso. O técnico, que despontou para o cenário nacional na campanha do título do Internacional no ano passado, hoje comanda o Pelotas, na Série D. Em entrevista para o site da CBF, o treinador lembrou de sua experiência com o Colorado e a importância deste trabalho para o trabalho no Pelotas.

Em 2019, o Internacional chegou pela terceira vez na final do Brasileiro de Aspirantes, marcando assim presença em todas as decisões do torneio. O Colorado empatou em 0 a 0 com o seu maior rival Grêmio na primeira partida da finalíssima. No segundo duelo, Cobalchini foi chamado para assumir o time profissional do Inter e não pode estar ao lado dos seus jogadores na conquista do título. O treinador falou sobre como foi o dia da final estando longe da sua jovem equipe que venceu por 1 a 0.

"Dirigir a equipe principal do Internacional foi uma experiência muito legal. Fazer parte deste seleto grupo de treinadores que dirigiram o profissional do Internacional, que é um campeão do mundo, é uma honra muito grande. Mas, naquele momento, eu não pude fazer o segundo jogo da final. Nós da comissão técnica estávamos reunidos com os jogadores do profissional assistindo ao jogo pela TV, e terminou um pouco antes do aquecimento. Então, nós acompanhamos toda a partida, torcemos muito e ficamos muito felizes com a conquista em cima do Grêmio, que é o maior rival, e isso valorizou ainda mais a competição", contou Cobalchini.

Grêmio x Internacional - Final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019 Grêmio x Internacional - Final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2019
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O treinador ressaltou que a competição foi muito equilibrada e contava com muitas equipes qualificadas e que se credenciavam ao título. Além disso, a regularidade foi a marca do time gaúcho para conquistar a taça pela segunda vez em três finais. No entanto, para Ricardo o mais importante é que o Brasileiro de Aspirantes tem uma grande função na formação de jovens profissionais, e no caso dos treinadores, é um bom laboratório para aprender e crescer.

"Eu acho que o título do ano passado foi a confirmação para entrar no projeto profissional. Foi a terceira vez consecutiva que chegamos à final. O título confirmou o bom trabalho que é feito na base do Inter e eu pude estar junto na condução deste trabalho. O Campeonato Brasileiro de Aspirantes é uma competição muito importante para a transição tanto de jovens jogadores, quanto de treinadores. No meu caso, eu tive o privilégio de fazer parte de uma equipe que foi finalista dos três anos da competição, e conseguimos vencer em duas edições", disse o técnico.

Nova fase no Pelotas

Após a sua saída do Inter, Cobalchini iniciou a sua carreira no futebol profissional. Atualmente, o treinador está a frente do Pelotas na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Na segunda colocação do grupo A-8 com 16 pontos, o Lobão está vivo na disputa por uma vaga na fase seguinte. Caso consiga o acesso, está será a primeira vez desde 2003 que o time disputaria a Série C do Brasileirão.

"Quando eu aceitei o desafio do Pelotas, o grande objetivo seria o acesso à Série C. Uma competição difícil que conta com 64 equipes e apenas quatro vão subir. Mas a gente confia na qualidade do nosso grupo, na dedicação e no empenho de todos os atletas", concluiu Cobalchini.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics