Cursos

Gestão de Futebol



Objetivo

Com programação composta por atividades teóricas e práticas, dinâmicas, discussões em grupo e estudos de caso, este curso apresentará o que há de mais moderno em gestão com foco em instituições ligadas ao futebol. Docentes capacitados em gestão trarão suas experiências, bem como gestores esportivos atuantes apresentarão suas técnicas de sucesso. Os principais objetivos a serem alcançados são:

  • Contribuição relevante para a capacitação dos gestores esportivos
  • Impacto significativo na administração das principais entidades ligadas ao futebol
  • Criação de programas de gestão esportiva eficientes e aplicáveis
  • Desenvolvimento de propostas de soluções concretas para as diferentes instituições
  • Estímulo ao relacionamento entre os gestores esportivos
  • Troca de ideias e experiências

O Curso de Gestão de Futebol é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando contribuir de forma relevante na capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol. Como estes profissionais têm papel fundamental no processo de planejamento e operação de suas instituições, é de suma importância estarem informados e atualizados sobre os processos mais eficientes, inovadores e mudanças ocorridas na área nos últimos anos.

A CBF tem grande preocupação com o aprimoramento dos gestores esportivos devido à relevância e impacto de suas atuações no mundo do futebol, seja em seu fomento e desenvolvimento ou na alta performance. Assim sendo, o Curso de Gestão de Futebol contará com um programa de atividades que visam melhorar a preparação as capacidades de atuação dos gestores esportivos.

Pré-Requisito
Ensino Superior completo.

Processo Seletivo
Durante o processo de inscrição, o interessado deverá enviar para análise os seguintes documentos:
  • Currículo Vitae e;
  • Comprovante de conclusão do Ensino Superior.

Obs: Os currículos serão analisados no prazo de até 15 dias. A CBF Academy entrará em contato com os aprovados no curso para demais procedimentos e informações.

Carga Horária
160 horas/aula presenciais.

Grade Curricular
MÓDULO I – Governança e Organização do Futebol 
MÓDULO II – Planejamento Estratégico
MÓDULO III – Direito Desportivo
MÓDULO IV – Marketing Esportivo
MÓDULO V – Finanças e Recursos Humanos
MÓDULO VI – Gestão de Competições
MÓDULO VII – Gestão Técnica do Departamento de Futebol
MÓDULO VIII – Comunicação no Futebol

Conteúdo Programático
Governança e Organização do Futebol
Aspectos históricos - a chegada e evolução do futebol no Brasil; Futebol como fator de inclusão social. A relação com o poder público; os dilemas do planejamento de um sistema esportivo aberto e os conflitos de expectativas de resultados; ciclos virtuosos/vicioso e a cadeia de valor no futebol; relações clube-empresa; definição do porte e objetivos nos clubes de futebol; modelos internacionais de organização do futebol; GRC (Governança, Riscos e Compliance) – desafios e aplicabilidade para clubes e federações no contexto atual; Organização das ligas de futebol amador; A importância dos registros de atletas e suas consequências econômicas.


Planejamento Estratégico

Princípios e fundamentos de planejamento; importância do planejamento estratégico; alinhamento conceitual e percepção do nível de maturidade no cenário esportivo e posicionamentos de curto e longo prazo; Análise de ambientes externos e internos; Perspectivas das Partes Interessadas; Identificação de fatores críticos controláveis e observáveis; Definição de objetivos aspiracionais e operacionais; Estratégias de gestão no futebol; Ferramentas e metodologias de gestão de portfólio de projetos; Construção de Mapas Estratégicos; Avaliação da Matriz de objetivos/projetos.


Direito Desportivo
Introdução ao estudo do direito desportivo; Panorama legislativo; O atleta profissional e sua relação com o clube; Contrato especial de trabalho desportivo; Contrato de licença de uso dos direitos da personalidade; Direito de arena; Direitos federativos e direitos econômicos; Transferências nacionais e internacionais; Regulamentos FIFA e CBF de intermediários; Formação de atletas; Justiça desportiva; Estatuto do torcedor; Ética no futebol; Proteção ao jogo – doping e “match-fixing”; Lei de incentivo ao esporte; Contratos de exploração comercial; Licenciamento de marcas e símbolos.


Marketing Esportivo
Conceitos e fundamentos do marketing; Marketing no esporte e através do esporte; Estruturação do departamento de marketing/comunicação em clubes; Branding para clubes de futebol; A visão dos clubes e dos patrocinadores; O sócio torcedor e o fã de futebol, fidelização, experiências de consumo; Esporte como conteúdo de mídia; Patrocínio Esportivo e ativação comercial, institucional e relacional de marcas; Oferta vs demanda no futebol; Exploração comercial de estádios e arenas; Maximização de receitas em clubes de futebol e entidades esportivas.


Finanças e Recursos Humanos

Princípios e fundamentos de economia; Variáveis econômicas; Interpretação e preparação do orçamento e dos demonstrativos financeiros; Análise de relatórios financeiros; Gestão contábil e financeira; Análise de investimentos, risco & retorno; Endividamento & alavancagem; Avaliação dos clubes/empresas; Equilíbrio financeiro nas organizações esportivas; Responsabilidade fiscal; RH em eventos esportivos; Gestão de pessoas em organizações intensivas em talentos; Estilos de liderança; Principais processos de gestão de pessoas; Planejamento de equipes multifuncionais; Capacitação e desenvolvimento de pessoas; Construindo uma ferramenta de desenvolvimento de talentos.


Gestão de Competições
Estrutura de campeonatos nacionais e internacionais; Etapas das competições: concepção, análise de viabilidades técnicas e financeiras, tabelas e regulamentos, mecanismos operacionais e de controle, e métricas de avaliação do sucesso; Os produtos CBF; A arbitragem em campeonatos; Regulamentação de estádios; Preparação dos campos de futebol e a importância da qualidade do piso esportivo - tecnologias e manejos; Gestão de arenas esportivas.


Gestão Técnica do Departamento de Futebol
Introdução e orientações gerais sobre a disciplina; capacitação profissional no futebol na era da informação; Introdução à gestão no futebol e gestão técnica e os desafios do trabalho integrado no futebol; um diagnóstico do futebol brasileiro; noções de planejamento na perspectiva técnica; formação profissional em futebol no mundo e no Brasil; A formação na base - seleção, captação e desenvolvimento do talento no futebol; Avaliação sistêmica e interdisciplinar no futebol; Medicina no futebol; Evolução das metodologias do treinamento no século XXI.


Comunicação no Futebol
Operações e serviços de mídia – planejamento e operação da estrutura e serviços para jornalistas em eventos esportivos, jogos, competições nacionais e clubes; Estratégias de comunicação de clubes e federações com imprensa, assessoria de imprensa e mídia training; Relacionamento com públicos alvo; Redes Sociais e webTV para mobilização de torcida; Potencialização de canais e plataformas midiáticas; Marketing digital em clubes de futebol; Avaliação de ROI em campanhas publicitárias e mídias sociais.

Investimento e Formas de Pagamento
Valor: R$ 10.210,00
À vista: 5% de desconto
Boleto: 8x sem juros
Cartão de crédito: 12x sem juros