Cursos Técnicos

Coordenação Técnica nas Categorias de Base

Objetivo
Qualificar o profissional que atua ou deseja atuar no futebol na condição de coordenador técnico em equipes de categorias de base, para uma prática profissional competente e atualizada alicerçada em bases de natureza ética e científica.

Pré-Requisito

  • Ensino Superior Completo, preferencialmente graduado em Educação Física e Esporte (ou equivalente) ou;
  • Ensino Médio Completo e ter o mínimo de 7 anos (7 temporadas completas) de experiência atuando como atleta em equipes e competições de futebol profissional ou;
  • Ensino Médio Completo e ter o mínimo de 5 anos (5 temporadas completas) de experiência como coordenador técnico de base (ou equivalente).

Obs: Será considerada para a contagem de tempo a atuação como coordenador técnico de categoria de base de equipes que disputam as competições nacionais e estaduais. Experiência com competições que não se enquadram nas citadas acima ou em competições internacionais terão seus currículos analisados de forma personalizada.

Processo Seletivo
O interessado deverá anexar para análise os seguintes documentos:

  • Currículo Vitae atualizado e;
  • Comprovante de Conclusão de Curso Superior ou;
  • Cópia da carteira de trabalho ou declaração dos clubes que comprovam o mínimo de 7 anos de experiência como atleta profissional de futebol ou com 5 anos de experiência como coordenador de categorias de base, conforme os requisitos acima E Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou cópia do Histórico/Diploma de Curso Superior.
Obs: Os currículos serão analisados no prazo de até 15 dias. A CBF Academy entrará em contato com os aprovados no curso para demais procedimentos e informações.

Carga Horária
80 horas no total. Sendo 55 horas de disciplinas teórico-prático, 20 horas de acompanhamento e observação e 5 horas de estudos especiais e trabalho de conclusão.  


Grade Curricular

DisciplinaCarga horária
Governança 5 horas
Planejamento Estratégico do Departamento de Base 10 horas
Legislação Esportiva Aplicada 5 horas
Gestão Técnica I (Metodologia) 10 horas
Gestão Técnica II (Captação e Análise de Desempenho) 10 horas
Logística e Operações 5 horas
Formação Integral do Atleta de Base 5 horas
Marketing e Captação de Recursos 5 horas
Acompanhamento e Observação do Departamento de Base 20 horas
Estudos Especiais e Trabalhos de Conclusão 5 horas


Acomodação e Refeições
A acomodação é de responsabilidade dos alunos. A CBF oferecerá almoço e coffee break como cortesia para os participantes.

Investimento e Formas de Pagamento

  • Valor: R$ 4.625,00
  • À vista: 5% de desconto
  • Boleto: 6x sem juros
  • Cartão: 12x sem juros