A CBF

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possui a prerrogativa de liderar e organizar a prática esportiva do futebol no Brasil. É oriunda da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), fundada em 20 de agosto de 1914 e criada com a missão de fomentar toda a prática desportiva no país. Em 24 de setembro de 1979, após sofrer modificações em sua estrutura, a CBD passou a se chamar CBF, sobretudo como consequência de um decreto da FIFA, segundo o qual todas as entidades nacionais de futebol deveriam ser voltadas unicamente para o desenvolvimento deste esporte. Este não era o caso da CBD, que, à época, ocupava-se do fomento a todos os esportes olímpicos, incluindo o futebol.

Na atualidade, a CBF responde pelo planejamento, coordenação e execução dos principais campeonatos de alcance nacional.

A entidade administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeã mundial, bem como a Seleção Feminina, duas vezes vice-campeã mundial. Além das seleções principais, também é responsável por todas as categorias de base da Seleção Nacional.

Conforme orienta seu Estatuto, a CBF é uma associação privada sem fins lucrativos. Sua principal atividade é a produção ou promoção de eventos oficiais de futebol. Para este fim, utiliza as receitas auferidas essencialmente de contratos de patrocínio da Seleção, as quais, são utilizadas para suportar grande parte dos custos decorrentes dos referidos torneios. A ela respondem e são filiadas 27 Federações Estaduais (e distrital, no caso do DF) de Futebol, responsáveis por organizar os campeonatos estaduais em suas respectivas Unidades de Federação.

Objetivos

Oficializar as Licenças e certificados da CBF que fazem parte do programa de profissionais do futebol brasileiro em nível nacional e internacional

Desenvolver um programa de formação de profissionais do futebol baseado no conhecimento científico e com aplicabilidade direta na rotina de trabalho desses profissionais (reality based), com bases de natureza ética e pedagógica

Promover a sistematização do conhecimento teórico e prático do futebol brasileiro através de publicações e registros

Valorizar e preservar a história de conquistas do futebol brasileiro e suas características de brasilidade

Construir e unificar internacionalmente o processo de equivalência dos cursos oferecidos pela CBF Academy

Missão

Produzir e disseminar o conhecimento, tecnologia e know-how do futebol brasileiro, contribuindo para o seu desenvolvimento técnico e social, através da qualificação acadêmica de profissionais.

Visão

Tornar a CBF Academy uma referência mundial na qualificação de profissionais do futebol.

Processo de Construção dos Cursos

A metodologia desenvolvida na CBF Academy foi criada a partir da análise de modelos de formação de treinadores especializados de diversas escolas de referência mundial, pesquisas e visitas de campo, entrevistas individuais e seminários de formação de instrutores. A coordenação acadêmica visitou diversas federações internacionais para estudar como se dá o processo de formação de treinadores nestas instituições. Além disso, foram ouvidos treinadores e especialistas em diversas áreas correlacionadas ao esporte para identificar as competências e habilidades necessárias para a formação de profissionais do futebol.

Por fim, uma comissão de profissionais se reuniu para discutir e validar um formato estrutural que se assemelhasse aos modelos

internacionais, mas que respeitasse também a cultura futebolística, peculiaridades e inspirações que nos fizeram pentacampeões mundiais.

A CBF Academy foi criada a partir das diretrizes da FIFA para a formação de treinadores, para atuação desde o nível iniciante (Escolas de Futebol) até equipes profissionais. Dessa forma, profissionais de Educação Física, ex-atletas e treinadores já inseridos no mercado têm a oportunidade de se qualificar, adquirindo as Licenças de maneira gradual, com a garantia e chancela da CBF, Conmebol e FIFA. Além disso, a CBF Academy oferece cursos para profissionais de várias áreas ligadas ao futebol:

podemos
te ajudar