Notícias

Apresentação dos projetos marca a conclusão da 1ª Turma do Programa de Formação de Intermediários de Futebol

Enfim, formados! Após uma enriquecedora jornada de cerca de nove meses, a 1ª Turma do Programa de Formação de Intermediários de Futebol da CBF Academy teve o seu grande desfecho no final do último mês de julho.

Desenvolvido pela Escola de Gestão da CBF Academy, o Programa de Formação de Intermediários de Futebol é o curso destinado especialmente ao setor de intermediação no futebol, em um formato inovador, de longa duração e focado em explorar os mais diversos temas relativos à atividade de representação de atletas, treinadores e clubes, em uma visão global e holística do mercado.

Nesta reta final, os alunos da 1ª Turma apresentaram os seus respectivos Projetos Aplicados, o trabalho que reúne os conceitos e ideias debatidos ao longo do Programa, com o objetivo de traduzir o conteúdo estudado em propostas práticas ao cotidiano do intermediário de futebol.

Como exemplos dos Projetos elaborados através do curso, podemos citar o grupo formado por Marcio José dos Santos, Nabil El Haje Lobo, João Paulo Pereira da Silva e Ana Mondini, que desenvolveu um plano estratégico de um novo business de intermediação. Para isso, propuseram a estruturação de uma empresa de prestação de serviços a atletas, em nível nacional e internacional, através da análise de requisitos técnicos, econômicos e financeiros para atuar no mercado de representação de jogadores.

O grupo destacou a contribuição do Projeto para o futuro profissional de seus integrantes: “Através do Projeto, foi possível colocar em desenvolvimento os conteúdos abordados durante as aulas e que nos deram base para realizar a criação de uma empresa de intermediação. Procuramos deixar o nosso trabalho em sintonia com o mercado e acreditamos que o material produzido nos deu uma boa base de conhecimento para iniciarmos nessa nova profissão como intermediários de futebol”.

Já o grupo composto por Alexandre Gonçalves Antunes, Erick Schenk e Gabriel Caputo Bastos Serra apresentou um planejamento de carreira de atletas a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de ajudar jogadores a atingir o sucesso pessoal, profissional e financeiro. Neste contexto, o Projeto apresenta caminhos para construir uma relação de confiança com o cliente, através de uma “assessoria 360º”, a fim de potencializar a performance dentro e fora de campo.

Segundo o grupo, a elaboração do Projeto foi “a melhor forma de finalizar o Programa de Formação de Intermediários”. “O Projeto nos permitiu trocar conhecimento e experiências práticas entre os membros do grupo e também com os demais colegas de turma”, adicionando que “foi uma grande oportunidade de elaborar um modelo de planejamento de carreira, que entendemos ser adaptável às necessidades específicas de cada jogador e, seguramente, será utilizado pelas empresas dos três membros do grupo”.

Vale mencionar também o plano de mapeamento de mercado arquitetado pelo grupo integrado por Jorge Lázaro Polettini, Leandro Gobatto e Rafael de Andrade Bittencourt Pinheiro, com a finalidade de auxiliar clubes na captação de novos talentos, com base em critérios técnicos, sociais e identitários. Para tanto, o serviço busca a reunião de forças para tornar as movimentações do clube no mercado cada vez mais eficientes.

“O Projeto nos proporcionou a possibilidade de criar algo para ser aplicado na prática e nos aprofundar em temas específicos de negociação, além de aspectos jurídicos e contábeis, que permeiam todo o ambiente da vida de um intermediário de futebol”, afirmou o grupo. “Desenvolver o projeto foi muito desafiador, mas ao mesmo tempo muito prazeroso, na medida que fomos acompanhando as aulas e nos reuníamos periodicamente para colocarmos em prática todos os temas abordados”.

No total, foram mais de dez projetos apresentados pela turma, que demonstrou ótimo engajamento com as matérias estudadas e competência para aplicá-las de forma técnica e prática às suas respectivas realidades. Parabéns!

Quer saber mais sobre o Programa de Formação de Intermediários de Futebol da CBF Academy? Clique aqui e aproveite: as inscrições para a 3ª Turma estão abertas!

Outras Notícias

Próximas Turmas

25 de out de 2021
à 29 de nov de 2021

Escola Técnica

Psicologia do Futebol: Teoria e Prática

Online

ver mais

28 de out de 2021
à 26 de abr de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Gestão de Escolas de Futebol e Futsal

Online

ver mais

03 de dez de 2021
à 23 de mai de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Programa de Formação de Executivos de Futebol

Online

ver mais

14 de mar de 2022
à 14 de out de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Programa Football Management PRO

Online

ver mais
ver calendário completo

podemos
te ajudar