Notícias

Luz, câmera, Futebol!


O Brasil recebeu nos últimos anos os principais eventos esportivos do mundo. Entre os principais legados deixados pela Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 e pelos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão a capacitação e a especialização de um número relevante de profissionais brasileiros em todas as áreas relacionadas ao esporte: gestão, estrutura, operação de arenas, logística, serviços às equipes e aos espectadores etc.

E a Comunicação não ficou fora disso. Sendo elaborando estratégias, planejando as atividades da imprensa ou reportando durante as competições, os jornalistas esportivos foram parte fundamental da realização desses eventos. Hoje muitos deles continuam trabalhando em eventos da mesma natureza, levando o know-how adquirido para além do âmbito nacional.

O interesse despertado por esses megaeventos pode ser explicado por sua relevância, mas também por um esforço conjunto de promoção e divulgação que passa pelos recursos de transmissão e produção jornalística dos principais veículos de Comunicação nacionais e internacionais. O sucesso de visibilidade de um evento esportivo é proporcional à sua capacidade de se comunicar com o público.

A cobertura esportiva e mais especificamente a de futebol tem um passado glorioso no Brasil, com grandes porta-vozes: repórteres, narradores e comentaristas viraram ícones de sua profissão sendo interlocutores em feitos históricos, jogos memoráveis e vitórias inesquecíveis. Por trás desses momentos emocionantes, únicos, há uma procura diária por grandes histórias, furos de reportagem, fontes e um aprendizado constante diante da evolução da modalidade.

Tendo como público-alvo jornalistas, radialistas, influenciadores e estudantes de Comunicação Social em busca de aprofundamento de temas relacionados ao futebol e também de discussões que antecipem o futuro da cobertura esportiva no país, o curso Futebol em Foco para Comunicadores oferece ferramentas para uma produção de conteúdo mais profissional e efetiva sobre o futebol brasileiro e internacional, por meio de professores experientes em suas áreas de atuação.

Pela primeira vez a CBF Academy organiza um conjunto de disciplinas com abordagem exclusiva para comunicadores. Destaque para as aulas sobre: “Principais Leis e Regulamentos do Futebol no Brasil” e “Número e Finanças do Futebol”, no módulo “Fora do Campo”; “Ciências do Corpo e seus Impactos no Departamento Técnico” e “Inovações no Negócio do Futebol”, no módulo “Em Torno do Campo”; e "Evolução Tática do Jogo” e “Arbitragem e seus desafios no Futebol Moderno”, no módulo “Dentro do Campo”.

Pautas atuais, como posicionamento, racismo, questões de gênero e igualdade no esporte, também terão espaço no curso. Assim, os alunos poderão exercer o trabalho de comunicadores munidos de informações atualizadas e relevantes para darem seguimento ao legado de uma cobertura atual e atuante do esporte-rei.

Outras Notícias

Próximas Turmas

09 de dez de 2021
à 07 de jun de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Gestão de Escolas de Futebol e Futsal

Online

ver mais

14 de dez de 2021
à 14 de dez de 2021

Escola de Gestão e Negócios

Workshop Marketing e Futebol

Online

ver mais

Online: 12 de jan de 2022
à 23 de fev de 2022

Presencial: 15 de mar de 2022
à 20 de mar de 2022

Licenças

Licença C

semipresencial
Salvador/BA

ver mais

Online: 13 de jan de 2022
à 10 de fev de 2022

Presencial: 10 de mar de 2022
à 13 de mar de 2022

Escola Técnica

Treinamento de Goleiros nas Categorias de Base

semipresencial
Teresópolis/RJ

ver mais
ver calendário completo

podemos
te ajudar