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O patrocinador master não vai renovar. E agora?

Em um mercado onde a maior parte dos contratos de patrocínio do futebol tem curta duração, em sua maioria 1 ano, a frase acima ainda é muito repetida nos corredores dos escritórios das mais variadas instituições esportivas, incluindo clubes, arenas, campeonatos e outros.

Se nas empresas convencionais as áreas de Marketing e Vendas costumam ser departamentos diferentes com metas distintas, é comum encontrarmos em instituições esportivas uma curiosa fusão dessas duas disciplinas onde normalmente quem vai acabar respondendo a tal pergunta é o Diretor de Marketing, ele mesmo! Aquele que também cuida da marca, da imagem, do licenciamento, das ações de sócio-torcedor, do marketing de causa, do lançamento da nova camisa, do back-drop da sala de coletiva de imprensa, da satisfação dos atuais patrocinadores que costumam demandar muito e ufa...da prospecção dos novos parceiros!

Já deu pra entender que quase não deve sobrar tempo para esse herói ou heroína chamado Diretor de Marketing prospectar novos parceiros!  Tempo é realmente um problema mas o desafio não acaba por aí, 99% dos cursos de graduação em publicidade não lecionam a disciplina patrocínio, logo, na maioria das vezes o papel será de ensinar comprar e não simplesmente vender um patrocínio!

O goleiro e o atacante jogam-no mesmo time tem os mesmos objetivos mas ocupam funções diferentes e dificilmente desempenharão o mesmo papel em suas carreiras já que os fundamentos são muito distintos, regra também válida para aquele que cuida da marca  e aquele que se preocupa diariamente em estabelecer relações com o mercado, decisores e atrair parceiros, uma disciplina específica, de bibliografia escassa no Brasil e com grande demanda por bons profissionais.

“Ah, é só colocar a marca na camisa que já vale á pena pra marca, sai muito mais barato do que comprar mídia na televisão” – você já deve ter ouvido isso antes mas acredite, esse tempo já ficou pra trás!

Costumo dizer que desde publicidade na caixa de pizza, os links patrocinados do Google, o carro de som dos interiores do Brasil, a mídia na televisão, o abrigo de ônibus, os influenciadores digitais até os patrocínios esportivos estão disputando exatamente o mesmo dinheiro, a conhecida verba de marketing das empresas!

Agora imagine se você é o gestor da verba de marketing da sua empresa, está preocupado em fortalecer sua marca, aumentar vendas, incrementar margem  e precisa decidir entre tantas opções, alternativas quase infinitas, lidar com as pressões que vem de todos os lados dentro da sua empresa já que te enxergam como aquele/a que gasta o dinheiro e costumeiramente criticam suas decisões sem domínio do assunto, parecido com o que passa um técnico de futebol, cada um tem sua própria escalação vencedora mesmo sem nunca ter pisado em um gramado!

Se você leu até aqui e tudo isso fez sentido, deve estar pensando como os patrocínios são fechados e qual o crescente grau de profissionalismo se exige dos profissionais que ocupam ou pretendem ocupar tais posições! No curso de Marketing & Vendas da CBF Academy vamos tratar cada um desses pontos ilustrando com inúmeros cases e quem sabe, despertar em você o desejo de direcionar sua carreira para essa função tão necessária e promissora dentro da indústria esportiva!

Nos vemos lá. Inscreva-se!

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