Notícias

Diferença da Preparação Física no Futebol Feminino

O Futebol Feminino, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, atualmente, tem um cenário promissor quando observamos a evolução da modalidade, conquista de espaço, visibilidade e profissionalismo, mas ainda existe muito trabalho a ser feito em todas as áreas e as demandas físicas é uma delas.

As demandas técnicas e táticas do Futebol, tanto feminino quanto masculino, são extremamente semelhantes. A complexidade e a natureza intermitente do jogo são as mesmas, porém, existem diferenças marcantes nos quesitos físicos, devido as disparidades biológicas e na preparação física do Futebol Feminino. Assim o processo  deve  ser conduzido por profissionais capacitados que conheçam e estudem as exigências físicas específicas da modalidade, levando em consideração as características das mulheres, como por exemplo, a reduzida massa muscular, o menor volume cardíaco, níveis menores de hemoglobina, menor estatura, peso e massa corporal, maior massa de gordura e de percentual de gordura, menor resistência aeróbia, velocidade, força, potência e agilidade e maior risco de lesões articulares e, em alguns casos, comprometendo a saúde (tríade da atleta feminina).

Em virtude dessas características as mulheres percorrem menores distâncias em alta intensidade e em sprint, mas não é apropriado compararmos com o Futebol praticado por homens, pois todos jogam o mesmo jogo, com a mesma duração, mesmo número de jogadores e em um campo com as mesmas dimensões.

Um erro comum, que vem sendo cometido nesse desenvolvimento da modalidade é treinar as mulheres com os mesmos métodos e cargas que são utilizadas no masculino. Para que isso não continue ocorrendo e a equipe tenha um resultado de excelência, é imprescindível uma organização multidisciplinar com objetivos pré-estabelecidos, uma comissão técnica de especialistas que se integram e com um planejamento de preparação física de curto, médio e longo prazo. Portanto, o treinamento deve ser estruturado para que o melhor desempenho da equipe seja manifestado, auxiliando as atletas durante uma partida ou sessão de treino para conseguirem;

- realizar esforços de alta intensidade e longa duração

- melhorar a recuperação, reduzindo o risco de lesões

- manter habilidades técnicas, táticas e de concentração

É imprescindível, que haja uma reformulação estrutural nas bases do futebol feminino brasileiro, para que as mulheres tenham condições de obter uma adequada e eficiente preparação física, e possam disputar, em pé de igualdade, com outras potências mundiais.

Inscreva-se no curso e saiba mais sobre a Preparação física no Futebol Feminino!

Outras Notícias

Próximas Turmas

Online: 10 de fev de 2022
à 17 de mar de 2022

Presencial: 19 de abr de 2022
à 26 de abr de 2022

Licenças

Licença B

semipresencial
Belo Horizonte/MG

ver mais

17 de fev de 2022
à 17 de out de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Gestão de Futebol

Online

ver mais

17 de fev de 2022
à 19 de fev de 2022

Escola de Gestão e Negócios

Workshop de Direito e Futebol

Online

ver mais

07 de mar de 2022
à 13 de abr de 2022

Escola Técnica

Ferramentas de Análise de Desempenho: aplicações práticas - Nível 1

Online

ver mais
ver calendário completo

podemos
te ajudar?