Sobre o curso

OBJETIVO:

Com o objetivo de oferecer um panorama sobre o segmento esportivo e capacitar os alunos em temas como gestão de conteúdo, dinâmica de entrevistas, posicionamento de discurso e o atleta como mídia, o curso também contará com atividades práticas (media training).

 

PROFESSORES CONFIRMADOS: 

Carina Almeida, Carol Almirón, Carol Barcellos, Carol Knoploch, Cintia Barlem, Cristiane Rozeira, Guilherme Costa, Gustavo Krieger, Luana Curti e Gabriel Furlan (Voz do Ser), Lucas Bettine, Manuelle Pires, Olga Bagatini, Ricardo Taves, Samy Vaisman, Thalles Ferreira, Tiago Maranhão, Vinicius Carrilho.

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER:

Carga Horária: Aula Magna + 22 horas de palestras e discussões em formato digital.

 

DATA: 02 de março a 06 de abril as terças e quintas

HORÁRIO: das 19:00 as 21:30 (GMT -3)

 

 

o que você vai aprender

   Dia 1 - 23 de fevereiro 2021

Aula Magna  
Douglas Lunardi - Diretor de Comunicação da CBF
Pia Sundhage - Treinadora da Seleção Brasileira Feminina

Carga Horária: (1) horas

 

Dia 2 - 02 de março 2021

Os Conceitos Básicos
Carol Almirón - Jornalista e Gerente de Comunicação e Operações de Imprensa FIFA e CONMEBOL                               
Guilherme Costa - Jornalista e Gerente de Atendimento da Agência Ideal + HK 

Carga Horária: (2) horas

Diferentes formas de relacionamento com a mídia, jornalismo esportivo hoje, o papel da assessoria de imprensa, comunicação em eventos/torneios, atleta como mídia e boas práticas

Dia 3 - 04 de março de 2021

Veículos de Comunicação                                                                                                                                                           
Carol Barcellos - Repórter e apresentadora da Rede Globo                                                                                                     
Carol Knoploch - Repórter do Jornal O Globo

Carga Horária: (2) horas

Análise dos meios tradicionais, o futebol como editoria, como se comunicar no offline e no online, a consolidação do streaming. Case: Copa do Mundo Feminina na Rede Globo

Dias 4 e 5 -  09 e 11  de março de 2021

Entrevistas                                                                                                                                                                                   
Tiago Maranhão - Jornalista e Gerente de editorial da Amazon        
Luana Curti e Gabriel Furlan (Voz do Ser) - Terapeutas da Comunicação

Carga Horária: (4) horas

Pauta, condução, mensagem e divulgação. Atividade: voz, corpo e emoção            

 

Dia 6 e 7 - 16 e 18 de março de 2021

As Mídias Sociais
Samy Vaisman - Gestor de Comunicação / MPC Rio Comunicação       
Vinicius Carrilho - Coordenador de Conteúdo do Futebol Feminino do SC Corinthians

Carga Horária: (4) horas

O atleta no papel de mídia, persona, público-alvo e estratégia, interação e engajamento, limite entre pessoal e profissional

Dias 8 -  23 de março de 2021

Posicionamento/Atualidades
Olga Bagatini - Jornalista e colaboradora da ONG Think Olga

Carga Horária: (2) horas

Pautas do momento (equidade de gênero, direito das mulheres, assédio sexual), discurso de alinhamento, bandeiras e causas, quando o silêncio comunica

 

Dia 9 - 25 de março de 2021

A importância do Conteúdo   
Cintia Barlem - Produtora de futebol da TV Globo e Editora do blog Dona do Campinho        
Manuelle Pires - Gerente de soluções ao parceiro de Esportes - Facebook/ Instagram

Carga Horária: (2) horas

Relevância e ineditismo no jornalismo, fato e fake news, a história registrada

 

Dia 10 - 30 de março de 2021

Potenciais patrocinadores 
Thalles Ferreira - Marketing do projeto de futebol da Red Bull         
Lucas Bettine - Coordenador de Comunicação do Red Bull Bragatino

Carga Horária: (2) horas

Atletas como ativos de marcas, valores pessoais e valores da empresa; construindo visibilidade - celebridades do esporte, gerenciamento de imagem - agências e mercado

 

Dia 11 - 01 de abril de 2021

O papel dos fãs 
Ricardo Taves - Gerente Sênior de conteúdo da FC Diez     
Cris Rozeira - jogadora da Seleção Brasileira feminina e do Santos Futebol Clube
Sow Sports - empresa de gestão de carreira para atletas e comissão técnica e consultoria para clubes, marcas e entidades esportivas

Carga Horária: (2) horas

Relacionamento online e offline, base de seguidores, SAC 2.0, impacto e engajamento, lovers e haters

 

Dia 12 - 06 de abril de 2021

Gerenciando Crises   
Gustavo Krieger - Jornalista e Consultor de Imagem       
Carina Almeida - Fundadora e CEO da Textual 

Carga Horária: (2) horas

Antecipando riscos (institucional, coletivo ou pessoal), plano de ação, alinhamento de discurso, fluxo de comunicação, o papel do porta-voz

*Estrutura de tópicos sujeita a alterações.

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Em até 15 dias iremos entrar em contato com os aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar