Sobre o curso

Importante: se por ocasião da realização dos encontros presenciais programados para o curso o cenário de COVID-19 ainda preconizar o distanciamento social, os mesmos poderão ser realizados de forma online/digital. Superada a crise e conforme orientação das autoridades de saúde e educacionais a agenda presencial do curso será naturalmente retomada conforme o calendário pré-definido e divulgado.

 

Apresentação
Com programação composta por abordagens conceituais, dinâmicas, reflexões e discussões em grupo e estudos de caso, o curso semipresencial de Gestão de Futebol da CBF Academy apresenta o que há de mais moderno em gestão com foco em instituições ligadas ao futebol. Professores, profissionais e especialistas em gestão do futebol trarão seus conhecimentos, experiências e técnicas de sucesso, integrando as ferramentas e casos práticos utilizados com as experiências do cotidiano dos participantes e com o meio em que estão inseridos, favorecendo a interação entre teoria e prática e a efetividade do ambiente de aprendizagem.

 

Objetivos
O curso de Gestão de Futebol da CBF Academy tem por objetivo principal apresentar, de forma sistêmica e interdisciplinar, conhecimentos e técnicas relacionados às diversas áreas de gestão relacionadas ao futebol, desenvolvendo nos participantes competências e habilidades que os permitam atuar com eficácia nas atividades gerenciais, em nível estratégico e tático, de instituições de futebol.

Como objetivos secundários, o curso busca:

  • Fornecer ferramentas e instrumentos modernos de gestão aplicados à realidade do futebol;
  • Dar contribuição relevante para a capacitação dos gestores esportivos;
  • Estimular o desenvolvimento de propostas de soluções concretas para as diferentes instituições do futebol;
  • Impactar significativamente a administração das principais entidades ligadas ao futebol;
  • Permitir a troca de ideias e experiências entre os participantes;
  • Estimular o relacionamento (networking) entre os participantes

 

Atributos principais do curso

O curso semipresencial de Gestão de Futebol da CBF Academy oferece uma abordagem interdisciplinar sobre as diferentes áreas e atividades de gestão de clubes e federações, buscando estimular e desenvolver nos participantes uma visão sistêmica da organização, permitindo compreender a inter-relação entre as diversas áreas da instituição. Além disso, tem uma abordagem pragmática, abordando conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais que sejam úteis e aplicáveis ao dia-a-dia dos clubes e federações do futebol.

 

O Curso Semipresencial de Gestão de Futebol é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando contribuir de forma relevante na capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol. Como estes profissionais têm papel fundamental no processo de planejamento e operação de suas instituições, é de suma importância estarem informados e atualizados sobre as principais técnicas, ferramentas e instrumentos disponíveis para a gestão destas organizações.


PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES

O curso semipresencial de Gestão de Futebol oferecido pela CBF Academy é destinado a gestores e futuros/potenciais gestores executivos e/ou estatutários responsáveis pelas atividades de gestão estratégica, administrativo-financeira, de marketing, comercial, de competições, de comunicação, e de departamentos técnicos em clubes e/ou federações de futebol. É ainda indicado à profissionais e empreendedores que atuem na indústria do futebol, em atividades que se relacionam com clubes e federações, e que desejem aprofundar seus conhecimentos na gestão destas instituições.

 

Cada turma deste curso comporta até 60 participantes.

o que você vai aprender


Carga Horária
160 horas sendo 64 horas presenciais e 96 horas online/digital.

As atividades presenciais serão distribuídas em 4 (quatro) encontros bimestrais de 16 horas cada, sempre às quintas-feiras (4 horas, pela tarde), sextas-feiras (8 horas) e sábados (4 horas, pela manhã).

 

As atividades online são realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) e ocorrerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem, semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, em período noturno e aos sábados no período da manhã, sendo o cronograma de atividades disponibilizado aos alunos ao longo do curso.

 

A duração total do curso é de aproximadamente 8 meses considerando todas as atividades propostas. O calendário definitivo dos encontros presenciais de cada turma será divulgado previamente por ocasião da abertura de inscrições.

 

Grade Curricular

  • MÓDULO I – Estrutura, governança e organização do futebol - 20h
  • MÓDULO II – Planejamento estratégico no futebol - 20h
  • MÓDULO III – Direito desportivo - 20h
  • MÓDULO IV – Marketing esportivo e gestão comercial - 20h
  • MÓDULO V – Gestão financeira, liderança e gestão de pessoas no futebol - 20h
  • MÓDULO VI – Gestão de operações - eventos, arenas e competições - 20h
  • MÓDULO VII – Gestão da comunicação no futebol - 20h
  • MÓDULO VIII – Gestão técnica do departamento de futebol - 20h

 

Conteúdo Programático
 

MÓDULO I – Estrutura, governança e organização do futebol

Carga Horária: (20) horas

Organização e hierarquia do futebol mundial; aspectos sistêmicos, setoriais e estruturais que impactam e influenciam as práticas de gestão nos clubes e federações; os clubes sociais, o voluntariado e seus impactos sobre a gestão; os dilemas: resultado técnico ou financeiro? Administrar para dentro ou para fora? Futebol como negócio ou clube social? Fator político nas instituições do futebol e seus impactos sobre a gestão; os desafios para o equilíbrio competitivo no futebol mundial e brasileiro; GRC (Governança, Riscos e Compliance) – conceitos, desafios e aplicabilidade para clubes e federações.

MÓDULO II – Planejamento estratégico no futebol

Carga Horária: (20) horas

Princípios e fundamentos de planejamento; importância do planejamento estratégico; tipos de planejamento; processo de planejamento estratégico em clubes e federações; processo analítico e monitoramento ambiental no planejamento; definição do porte e objetivos nos clubes de futebol; o dilema do objetivo no futebol: resultado esportivo ou econômico; estratégias de gestão no futebol; construção de cenários e desafios da complexidade; os dilemas do planejamento em um sistema esportivo aberto e os conflitos de expectativas de resultados.

MÓDULO III – Direito desportivo

Carga Horária: (20) horas

Panorama legislativo nacional; justiça desportiva nacional: estrutura e operação; direito do trabalho no futebol; direito internacional no futebol; regulamentos FIFA e CBF de intermediários.

MÓDULO IV – Marketing esportivo e gestão comercial

Carga Horária: (20) horas

Marketing, patrocínio e vendas nos clubes: definido limites; o processo de gestão de marketing aplicado ao futebol; variáveis controláveis e incontroláveis de marketing; a importância da informação para a tomada de decisão; comportamento do consumidor do futebol; estrutura de marketing no clube: objetivos, dimensionamento e expectativas; o sócio torcedor e o fã de futebol: estratégias para fidelização e experiências de consumo; patrocínio esportivo: fundamentos e objetivos; a gestão do patrocínio esportivo; estrutura de vendas no clube: objetivos, dimensionamento e expectativas; a gestão comercial dos clubes; a gestão do licenciamento de marcas.

MÓDULO V – Gestão financeira, liderança e gestão de pessoas no futebol

Carga Horária: (20) horas

Planejamento e previsão financeira nas Instituições Esportivas; planejamento e gestão de caixa; planejamento e gestão de resultados; orçamento; risco e retorno de investimentos dos clubes; equilíbrio financeiro e responsabilidade fiscal nas organizações esportivas; conceitos básicos da contabilidade e da gestão contábil das Instituições Esportivas; normas contábeis para Instituições Esportivas profissionais; análise de relatórios financeiros; gestão de pessoas no contexto esportivo; cultura, clima e mudança organizacional nas Instituições Esportivas; principais processos de gestão de pessoas; gestão de conflitos no ambiente dos clubes; desenvolvimento de competências interpessoais: comunicação, motivação e liderança nos clubes.

MÓDULO VI – Gestão de operações - eventos, arenas e competições

Carga Horária: (20) horas

Planejamento de eventos e competições do futebol; gestão operacional e estratégica de arenas; estrutura de campeonatos nacionais e internacionais; etapas das competições: concepção, análise de viabilidades técnicas e financeiras, tabelas e regulamentos, mecanismos operacionais e de controle, e métricas de avaliação do sucesso; a importância dos registros de atletas e suas consequências econômicas.

MÓDULO VII – Gestão da comunicação no futebol

Carga Horária: (20) horas

A comunicação como ferramenta estratégica em clubes e federações; A gestão do relacionamento com a imprensa; a gestão de redes sociais e das novas plataformas de comunicação com públicos-alvo; a gestão da comunicação interna; a atividade de assessoria de imprensa; inovação, transformação digital, tecnologia e seus impactos no futebol; streaming e direitos de transmissão de competições esportivas.

MÓDULO VIII – Gestão técnica do departamento de futebol

Carga Horária: (20) horas

A gestão técnica multidisciplinar e os desafios do trabalho integrado no futebol; a gestão e a coordenação do departamento técnico profissional e de base; cultura do clube no processo de formação e nos modelos de jogo; avaliação sistêmica e interdisciplinar no futebol; análise de desempenho e avaliação dos atletas e da Comissão Técnica; o dilema formação versus resultados imediatos; a função do executivo de futebol.

PROJETO APLICATIVO

Ao longo do curso e como pré-requisito para a certificação o participante deverá desenvolver um projeto aplicativo que consiste em uma proposta estruturada de solução para um problema real relacionado à gestão de uma instituição do futebol.

Para o desenvolvimento deste trabalho, além da realização de aulas de orientação, está prevista a interação contínua entre orientador e alunos por meio de mensagens eletrônicas e fóruns.

 

 

FREQUENCIA DO PARTICIPANTE

A presença é obrigatória em pelo menos 75% das atividades totais do curso.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Os participantes serão avaliados por meio de atividades objetivas, conforme descrito a seguir:

  • Serão aplicadas atividades avaliativas sobre os módulos concluídos;
  • Realização de um projeto aplicativo final realizado individualmente ou em grupos de no máximo cinco participantes. Para o desenvolvimento deste trabalho está prevista a realização de atividades de orientação metodológica.

 

CERTIFICAÇÃO

O certificado de conclusão será emitido pela CBF ACADEMY aos participantes que alcançarem no mínimo 75% de frequência das aulas presenciais totais do curso, e alcançarem o conceito mínimo C por disciplina (nota não inferior a 7), assim como no Projeto Aplicativo, conforme os conceitos e notas equivalentes abaixo:

Conceito:

Nota Equivalente:

“A” – Excelente – aprovado

De 9,0 (inclusive) a 10,0

“B” – Bom – aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

“C” – Regular – aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

“D” – Reprovado

Notas menores que 7,0

 

CORPO DOCENTE

O corpo docente será formado por professores, profissionais e palestrantes com notório saber na área de Gestão do Futebol.

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar