Sobre o curso

APRESENTAÇÃO:

Com programação composta por abordagens conceituais, dinâmicas, reflexões e discussões em grupo e estudos de caso, o curso de Gestão de Futebol da CBF Academy apresenta o que há de mais moderno em gestão com foco em instituições ligadas ao futebol. Professores, profissionais e especialistas em gestão do futebol trarão seus conhecimentos, experiências e técnicas de sucesso, integrando as ferramentas e casos práticos utilizados com as experiências do cotidiano dos participantes e com o meio em que estão inseridos, favorecendo a interação entre teoria e prática e a efetividade do ambiente de aprendizagem.

OBJETIVOS:

O curso de Gestão de Futebol da CBF Academy tem por objetivo principal apresentar, de forma sistêmica e interdisciplinar, conhecimentos e técnicas relacionados às diversas áreas de gestão relacionadas ao futebol, desenvolvendo nos participantes competências e habilidades que os permitam atuar com eficácia nas atividades gerenciais, em nível estratégico e tático, de instituições de futebol.

COMO OBJETIVOS SECUNDÁRIOS, O CURSO BUSCA:

  • - Fornecer ferramentas e instrumentos modernos de gestão aplicados à realidade do futebol;
  • - Dar contribuição relevante para a capacitação dos gestores esportivos;
  • - Estimular o desenvolvimento de propostas de soluções concretas para as diferentes instituições do futebol;
  • - Impactar significativamente a administração das principais entidades ligadas ao futebol;
  • - Permitir a troca de ideias e experiências entre os participantes;
  • - Estimular o relacionamento (networking) entre os participantes


ATRIBUTOS PRINCIPAIS DO CURSO:

O curso de Gestão de Futebol da CBF Academy oferece uma abordagem interdisciplinar sobre as diferentes áreas e atividades de gestão de clubes e federações, buscando estimular e desenvolver nos participantes uma visão sistêmica da organização, permitindo compreender a inter-relação entre as diversas áreas da instituição. Além disso, tem uma abordagem pragmática, abordando conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais que sejam úteis e aplicáveis ao dia-a-dia dos clubes e federações do futebol.

O Curso de Gestão de Futebol é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando contribuir de forma relevante na capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol. Como estes profissionais têm papel fundamental no processo de planejamento e operação de suas instituições, é de suma importância estarem informados e atualizados sobre as principais técnicas, ferramentas e instrumentos disponíveis para a gestão destas organizações.


PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES:

O curso de Gestão de Futebol oferecido pela CBF Academy é destinado a gestores e futuros/potenciais gestores executivos e/ou estatutários responsáveis pelas atividades de gestão estratégica, administrativo-financeira, de marketing, comercial, de competições, de comunicação, e de departamentos técnicos em clubes e/ou federações de futebol. É ainda indicado à profissionais e empreendedores que atuem na indústria do futebol, em atividades que se relacionam com clubes e federações, e que desejem aprofundar seus conhecimentos na gestão destas instituições.

 

Cada turma deste curso comporta até 60 participantes.

o que você vai aprender

CARGA HORÁRIA:

160 horas no total - 160 horas de atividades online. A duração total do curso é de aproximadamente 10 meses considerando todas as atividades propostas. O calendário definitivo dos encontros presenciais de cada turma será divulgado previamente por ocasião da abertura de inscrições.

As atividades online são realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) e ocorrerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem, semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, em período noturno, e sábados pela manhã, sendo o cronograma de atividades disponibilizado aos alunos ao longo do curso.

Também é prevista, após o encerramento do período letivo, visita de cunho sócio-educacional, em caráter extracurricular, ao Centro de Treinamentos da Seleção Brasileira - Granja Comary em Teresópolis-RJ. Esta visita ocorrerá ao longo de um sábado em data a ser informada previamente aos participantes de cada turma.


GRADE CURRICULAR:
 

MÓDULO I – Estrutura, Governança e Organização do Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • - Organização e Hierarquia do Futebol Mundial;
  • - Aspectos Sistêmicos, Setoriais e Estruturais que Impactam e Influenciam as Práticas de Gestão nos Clubes e Federações;
  • - Os Clubes Sociais, o Voluntariado e seus Impactos sobre a Gestão;
  • - Os Dilemas: Resultado técnico ou financeiro? Administrar para dentro ou para fora? Futebol como negócio ou clube social? Fator político nas instituições do futebol e seus impactos sobre a gestão;
  • - Os Desafios para o Equilíbrio Competitivo no Futebol Mundial e Brasileiro;
  • - GRC (Governança, Riscos e Compliance) – Conceitos, Desafios e Aplicabilidade para Clubes e Federações.

MÓDULO II – Planejamento Estratégico no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • - Princípios e Fundamentos de Planejamento;
  • - Importância do Planejamento Estratégico;
  • - Tipos de Planejamento;
  • - Processo de Planejamento Estratégico em Clubes e Federações;
  • - Processo Analítico e Monitoramento Ambiental no Planejamento;
  • - Definição do Porte e Objetivos nos Clubes de Futebol;
  • - O Dilema do Objetivo no Futebol: Resultado esportivo ou econômico;
  • - Estratégias de Gestão no Futebol;
  • - Construção de Cenários e Desafios da Complexidade;
  • - Os Dilemas do Planejamento em um Sistema Esportivo Aberto e os Conflitos de Expectativas de Resultados.

MÓDULO III – Direito Desportivo

Carga Horária: (20) horas

  • - Panorama Legislativo Nacional;
  • - Justiça Desportiva Nacional: Estrutura e Operação;
  • - Direito do Trabalho no Futebol;
  • - Direito Internacional no Futebol;
  • - Regulamentos FIFA e CBF de Intermediários.

MÓDULO IV – Marketing Esportivo e Gestão Comercial

Carga Horária: (20) horas

  • - Marketing, Patrocínio e Vendas nos clubes: Definido limites;
  • - O Processo de Gestão de Marketing Aplicado ao Futebol;
  • - Variáveis Controláveis e Incontroláveis de Marketing;
  • - A Importância da Informação para a Tomada de Decisão;
  • - Comportamento do Consumidor do Futebol;
  • - Estrutura de Marketing no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
  • - O Sócio Torcedor e o Fã de Futebol: Estratégias para Fidelização e Experiências de Consumo;
  • - Patrocínio Esportivo: Fundamentos e Objetivos;
  • - A Gestão do Patrocínio Esportivo;
  • - Estrutura de Vendas no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
  • - A Gestão Comercial dos Clubes;
  • - A Gestão do Licenciamento de Marcas.

MÓDULO V – Gestão Financeira, Liderança e Gestão de Pessoas no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • - Planejamento e Previsão Financeira nas Instituições Esportivas;
  • - Planejamento e Gestão de Caixa;
  • - Planejamento e Gestão de Resultados;
  • - Orçamento;
  • - Risco e Retorno de investimentos dos Clubes;
  • - Equilíbrio Financeiro e Responsabilidade Fiscal nas Organizações Esportivas;
  • - Conceitos Básicos da Contabilidade e da Gestão Contábil das Instituições Esportivas;
  • - Normas Contábeis para Instituições Esportivas Profissionais;
  • - Análise de Relatórios Financeiros;
  • - Gestão de Pessoas no Contexto Esportivo;
  • - Cultura, Clima e Mudança Organizacional nas Instituições Esportivas;
  • - Principais Processos de Gestão de Pessoas;
  • - Gestão de Conflitos no Ambiente dos Clubes;
  • - Desenvolvimento de Competências Interpessoais: Comunicação, Motivação e Liderança nos clubes.

MÓDULO VI – Gestão de Operações - Eventos, Arenas e Competições

Carga Horária: (20) horas

  • - Planejamento de Eventos e Competições do Futebol;
  • - Gestão Operacional e Estratégica de Arenas;
  • - Estrutura de Campeonatos Nacionais e Internacionais;
  • - Etapas das Competições: Concepção, Análise de Viabilidades Técnicas e Financeiras, Tabelas e Regulamentos, Mecanismos Operacionais e de Controle, e Métricas de Avaliação do Sucesso;
  • - A importância dos Registros de Atletas e suas Consequências Econômicas.

MÓDULO VII – Gestão da Comunicação no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • - A Comunicação como Ferramenta Estratégica em Clubes e Federações;
  • - A Gestão do Relacionamento com a Imprensa;
  • - A Gestão de Redes Sociais e das Novas Plataformas de Comunicação com Públicos-Alvo;
  • - A Gestão da Comunicação Interna;
  • - A Atividade de Assessoria de Imprensa;
  • - Inovação, Transformação Digital, Tecnologia e seus Impactos no Futebol;
  • - Streaming e Direitos de Transmissão de Competições Esportivas.

MÓDULO VIII – Gestão Técnica do Departamento de Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • - A Gestão Técnica Multidisciplinar e os Desafios do Trabalho Integrado no Futebol;
  • - A Gestão e a Coordenação do Departamento Técnico Profissional e de Base;
  • - Cultura do Clube no Processo de Formação e nos Modelos de Jogo;
  • - Avaliação Sistêmica e Interdisciplinar no Futebol;
  • - Análise de Desempenho e Avaliação dos Atletas e da Comissão Técnica;
  • - O Dilema Formação versus Resultados Imediatos;
  • - A Função do Executivo de Futebol.

 

PROJETO APLICATIVO:

Ao longo do curso e como pré-requisito para a certificação o participante deverá desenvolver um projeto aplicativo que consiste em uma proposta estruturada de solução para um problema real relacionado à gestão de uma instituição do Futebol.

Para o desenvolvimento deste trabalho, além da realização de aulas de orientação, está prevista a interação contínua entre orientador e alunos por meio de mensagens eletrônicas e fóruns.

 

FREQUÊNCIA DO PARTICIPANTE: 

A presença é obrigatória em pelo menos 75% das atividades totais do curso.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: 

Os participantes serão avaliados por meio de atividades objetivas, conforme descrito a seguir:

  • Serão aplicadas atividades sobre os módulos;

  • Realização de um projeto aplicativo final realizado individualmente ou em grupos de no máximo cinco participantes. Para desenvolvimento deste trabalho está previsto a realização de atividades de orientação metodológica.

 

CERTIFICAÇÃO:

O certificado de conclusão será emitido pela CBF ACADEMY aos participantes que alcançarem no mínimo 75% de frequência das aulas presenciais totais do curso, e alcançarem o conceito mínimo C por disciplina (nota não inferior a 7), assim como no Projeto Aplicativo, conforme os conceitos e notas equivalentes abaixo:

 

Conceito:

Nota Equivalente:

“A” – Excelente – aprovado

De 9,0 (inclusive) a 10,0

“B” – Bom – aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

“C” – Regular – aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

“D” – Reprovado

Notas menores que 7,0

 

CORPO DOCENTE:

O corpo docente será formado por professores, profissionais e palestrantes com notório saber na área de Gestão do Futebol.

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar