Sobre o curso

Objetivo

Atualizar os participantes sobre temas que são fronteiras no mercado de intermediação do futebol num contexto de desafios institucionais e jurídicos em um setor globalizado que se mostra cada vez mais regulado e conectado; Possibilitar o relacionamento e a troca de conhecimentos entre os diversos atores do mercado de transferências e intermediação no futebol.

o que você vai aprender


Carga Horária
16 horas/ atividades online.

 

Conteúdo Programático*:

Nova Regulamentação FIFA de transferências e agentes

Carga Horária: (1,5) horas

Apresentação sobre as próximas alterações da FIFA em seu regulamento de transferências (clearing house, limitação de empréstimos, etc.) e de intermediários (retomada do registro de intermediários em âmbito mundial, resolução de disputas pela FIFA, prova para o registro, educação continuada, limitação para remunerações a agentes).

A Regulamentação FIFA e o mercado brasileiro

Carga Horária: (1,5) horas

Debate sobre a conexão e a adaptação das novas regulamentações FIFA de transferências e agentes com o mercado brasileiro.

Jurisprudência CNRD sobre Intermediários

Carga Horária: (1,5) horas

Apresentação de casos julgados pela CNRD envolvendo intermediários (anonimizados), mostrando tipos recorrentes de casos, entendimentos pacificados, e pontos relevantes ao dia a dia do intermediário.

Debate: a CNRD, um olhar do amanhã

Carga Horária: (1,5) horas

Debate sobre a forma de condução e julgamento dos processos na CNRD hoje, e suas alterações e adaptações para um melhor atendimento no futuro

Mesa redonda: regulamentações FIFA e CBF e o Covid-19

Carga Horária: (2) horas

Mesa redonda abordando os efeitos práticos das alterações aos regulamentos FIFA e CBF na rotina dos intermediários no contexto do Covid-19. FIFA Guidelines sobre a adaptação da regulamentação do futebol perante a pandemia. Exemplos dos pontos a serem abordados: readequação dos modelos de transferências utilizados pelos clubes europeus (empréstimo com opção/obrigação de compra, condicionais reais x fictícias, bônus por produtividade, cláusulas de rebaixamento, pagamentos parcelados e antecipação de parcelas através de instituições financeiras), transposição do regulamento FIFA em âmbito CBF, consequências na resolução de disputas.

Timing e transferência: tendências do mercado e seus impactos na gestão de carreira

Carga Horária: (1,5) horas

Apresentação sobre as tendências atuais do mercado de futebol e seus impactos na gestão de carreira do atleta. Em outras palavras, abordar experiências acerca do planejamento de carreira do atleta, como a condução da formação, momento da profissionalização, avaliação de oportunidades de transferência e preparação para aposentadoria.

Debate: A gestão de carreira e o papel do intermediário

Carga Horária: (1,5) horas

Debate sobre a gestão de carreira do atleta de futebol na prática, com um intermediário experiente no mercado e um representante de clube. Abordagem de casos práticos e exemplos de situações-chave que o intermediário deve confrontar junto ao seu cliente, para tomar decisões importantes no desenvolvimento da carreira do jogador.

Atleta pelo mundo: desafios para a gestão financeira e conciérge no futebol de hoje

Carga Horária: (1,5) horas

Apresentação sobre os desafios atuais da gestão financeira e conciérge para atletas de alto-rendimento e intermediários do futebol em um contexto de globalização intensa no qual atletas cruzam fronteiras constantemente.

Debate: a gestão financeira sob a ótica do intermediário

Carga Horária: (1,5) horas

Debate sobre casos práticos envolvendo a gestão financeira do atleta de futebol, e o papel do intermediário na resolução destes casos.

Mesa Redonda: A gestão de carreira e o Covid-19

Carga Horária: (2) horas

Mesa redonda abordando as novas fronteiras no mercado de intermediação do futebol num contexto de desafios institucionais e jurídicos em que o mercado globalizado de futebol se mostra cada vez mais regulado e conectado.  Em outras palavras, como o atleta do entretenimento impacta o trabalho do intermediário hoje em dia,  um curador de carreiras que busca nortear as múltiplas facetas de seu cliente. Desafios da gestão de carreira em um contexto de mercado nacional e internacional do futebol amplamente afetados pela pandemia do Covid-19.

*Conteúdo programático sujeto a alterações.

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Em até 15 dias iremos entrar em contato com os aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar