Sobre o curso

OBJETIVOS

O CURSO INTRODUÇÃO AOS NEGÓCIOS DO FUTEBOL da CBF tem por objetivo principal introduzir os participantes ao mundo dos negócios do futebol, transmitindo informações e promovendo reflexões sobre a indústria e o ambiente do futebol no Brasil e no mundo, suas instituições, seus atores, sua importância e as particularidades que caracterizam a natureza de seus negócios.

O curso é a porta de entrada para qualquer profissional que deseje ingressar na carreira de gestor nesta indústria, ou com ela interagir no contexto dos negócios.

 

PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES

O CURSO INTRODUÇÃO AOS NEGÓCIOS DO FUTEBOL é destinado a qualquer pessoa, com ou sem curso superior, que deseje ingressar no mundo da gestão do futebol e que, para isso, necessite compreender as características, o funcionamento e as particularidades desta indústria.

Cada turma deste programa comporta até 80 participantes.

 

APLICAÇÃO DO CURSO

Duração: Aproximadamente 12 semanas.

Formato: Online (atividades de autoestudo e web aulas ao vivo).

Estratégias educacionais:

  • Encontros online ao vivo (web aulas) totalizando 15 horas;

  • E-books interativos e animados;

  • Vídeo-aulas gravadas com professores, especialistas e convidados;

  • Games e jogos interativos;

  • Fóruns de discussão com tutoria.

O curso totaliza 60 horas de atividades, sendo 45 horas online auto instrucionais (Digital/auto estudo) e 15 horas online ao vivo (web aulas).

As atividades online auto instrucionais (45hs) são acessadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem e liberadas de forma intervalada ao longo do curso.

Os encontros online ao vivo (15hs) ocorrerão sempre em sábados pela manhã, em datas informadas antecipadamente aos participantes.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação do curso se dá por meio de quizzes em cada módulo. Ao término do curso receberá o certificado de conclusão o aluno que apresentar em cada um dos quizzes desempenho não inferior a 70%.

 

DATA DE INÍCIO

28 DE MAIO 2021

o que você vai aprender

O curso totaliza 60 horas de atividades, sendo 45 horas online auto instrucionais (Digital/auto estudo) e 15 horas online ao vivo (web aulas).

Grade curricular:

1- A indústria do futebol no Brasil e no mundo e seu ambiente de negócios

  • A indústria do Futebol: os atores e como se relacionam
  • O papel do futebol na sociedade
  • Os efeitos do macro ambiente sobre o Futebol
  • A economia do Futebol e a Macroeconomia
  • O ambiente econômico e as variáveis macroeconômicas que afetam o Futebol

2- Organização do sistema nacional e internacional do futebol

  • Organização internacional do Futebol
  • Organização nacional do Futebol
  • Formas de vínculo do Sistema nacional com o Sistema internacional do futebol
  • Internacionalização dos órgãos de resolução de disputas

3 - Legislação do futebol no Brasil

  • Panorama legislativo do futebol brasileiro
  • Panorama regulatório associativo do futebol brasileiro
  • Sistema de elegibilidade, registro e transferência de atletas
  • Contratos típicos do futebol (transferência, trabalho, formação e imagem)
  • Negócios no futebol: a exploração de propriedades intelectuais como transmissão e patrocínio
  • A gestão dos contratos esportivos

4 - Economia do futebol

  • A Microeconomia e o Futebol
  • As barreiras de entrada na indústria do Futebol
  • As estruturas de mercado e a rivalidade na indústria do Futebol
  • O poder de barganha de fornecedores e clientes
  • A ameaça dos concorrentes do Futebol
  • “Coopetição” e complementaridade

5 - Natureza associativa das organizações do futebol e seus impactos na gestão

  • Aspectos sistêmicos, setoriais e estruturais que impactam e influenciam as práticas de gestão nos clubes e federações;
  • Os clubes sociais, o voluntariado e seus impactos sobre a gestão;
  • Fator político nas instituições do futebol e seus impactos sobre a gestão.

6 - Áreas de gestão de um clube: administrativa e técnica

  • Áreas e atividades de gestão de negócios em um clube de futebol
  • Áreas e atividades de gestão técnica em um clube de futebol
  • Visão sistêmica e integrada em clubes

7 - Fontes de receitas e despesas de um clube de futebol

  • Fontes de receita no futebol: recorrentes e eventuais
  • Fontes de custos e despesas no futebol
  • Diferenças entre despesas e investimentos no futebol
  • Riscos do futebol e seus impactos nas finanças
  • Impactos do sistema esportivo aberto nas finanças do futebol

8 - O comportamento dos consumidores no futebol

  • Influências externas e internas no comportamento de compra do consumidor do futebol
  • Comportamento do consumidor do futebol
  • Tipologia de consumidores/torcedores do futebol
  • Características comportamentais dos consumidores brasileiros torcedores do futebol

9 - Transformação e revolução digital e seus impactos na indústria do futebol

  • Como a tecnologia está presente no futebol
  • Transformação e revolução digital: do analógico ao digital
  • Impactos da revolução digital no futebol

*Estrutura sujeita a alterações.

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar