Sobre o curso

Apresentação:

O curso Marketing e Vendas no Futebol da CBF Academy é um programa que oferece abordagens estratégica e tática das atividades de Gestão de Marketing e Gestão Comercial em Instituições do Futebol. Considerando o atual momento de transformação digital de Clubes, Entidades e Competições, o curso aborda aspectos como planejamento e as principais decisões de marketing, gestão de propriedades, de redes sociais, o uso de dados para tomada de decisão, e a adoção de práticas modernas para captação e gestão de patrocínios, buscando gerar melhores resultados junto à público, atletas, patrocinadores e mídia.

Objetivos:

O curso tem por objetivo principal promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à função de Gestores e Executivos Comerciais e de Marketing em Clubes e/ou Federações/Ligas de Futebol. Como finalidade, desenvolver habilidades que os permitam atuar com eficácia nestas funções, além de capacitar profissionais que visam trabalhar no Futebol como plataforma de negócios.

Público-alvo:

O curso Marketing e Vendas no Futebol é destinado a profissionais que já atuam ou pretendem atuar como responsáveis pela Gestão Comercial e de Marketing de Clubes, Entidades e Promotores de Competições de Futebol.

Formato:

Este curso é 100% online com atividades realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Dias e horários:

O curso Marketing e Vendas no Futebol ocorre semanalmente, às segundas e sextas-feiras em período noturno, em sessões de no máximo 3 horas, sendo o cronograma de atividades disponibilizado aos alunos ao longo do curso.

Número de vagas:

Cada turma deste curso comporta até 45 participantes. O preenchimento das vagas se dará por análise curricular. No prazo de até 15 dias a partir da data em que o aluno efetuou sua inscrição, a Secretaria da CBF Academy entrará em contato com os candidatos informando seu status no processo seletivo.

O que está incluso:

  • Certificado de Conclusão (Digital)
  • Acesso ao conteúdo do curso através da plataforma (material didático e gravações de aulas).

Coordenação do curso:

  • Roberto Rodrigues - Atuação comercial desde 2000 com foco em Patrocínios para Clubes, Eventos e Atletas. Trabalhou em Agências como Golden Goal, TopSports, S4G e DePonta. Também é Coordenador de cursos na área do Esporte e Entretenimento no IAG-PUC-Rio e Trevisan Escola de Negócios.
     
  • Luiz Paulo Moura - Empreendedor no segmento esportivo há mais de 25 anos, sócio e criador da SportLab. Já esteve a frente de mais de 60 eventos, destacando-se eventos de Vôlei de Praia, como "Rei e Rainha da Praia", e o time de Vôlei "Rexona Ades/Unilever". Além disso, é especialista de grandes eventos no Curso Avançado de Gestão Esportiva do COI e Coordenador do Núcleo de Gestão Esportiva do IAG-PUC Rio.

Professores*:

  • Marcos Botelho
  • Rafael Plastina
  • Edu Corch
  • Ivan Martinho
  • José Colagrossi
  • Edgar Diniz
  • Marcelo Frazão
  • Guilherme Figueiredo
  • Fábio Medeiros

E outros.

*Os professores serão alocados às turmas deste curso na medida de suas disponibilidades. Não havendo a possibilidade de alocar um professor apontado nesta proposta, a CBF Academy se compromete a substituí-lo por outro do mesmo nível.

o que você vai aprender

Carga Horária:

80 horas no total – 80 horas de atividades online.
A duração total do curso é de aproximadamente 6 meses considerando todas as atividades propostas.

Grade Curricular:

MÓDULO I - Panorama e Formação de Visão Estratégica no Futebol

Carga Horária: (14) horas 

  • Abertura e integração;
  • Ambiente, Visão Sistêmica e Desafios de gestão dos negócios no Futebol;
  • Análise financeira do futebol brasileiro;
  • Futebol e mídia em uma sociedade digital;
  • Marketing, Patrocínio e Vendas no futebol;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 1).

MÓDULO II - Planejamento de Marketing no Futebol

Carga Horária: (20) horas

  • Gestão de propriedades esportivas na era digital;
  • Processo de planejamento de marketing no futebol e o marketing estratégico;
  • Fontes de informação para a tomada de decisão de marketing nos clubes;
  • Planejamento de ativações nas arenas/estádios e maximização de receitas;
  • Big Data e os impactos do mundo digital no comportamento dos torcedores e consumidores do futebol;
  • Estratégias de produção e distribuição de conteúdo para incremento nas receitas de clubes, competição e  entidade;
  • A inovação e as novas tecnologias do ambiente digital aplicadas na área de marketing;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 2).

MÓDULO III - Gestão no Marketing no Futebol

Carga Horária: (19) horas

  • A gestão de TV’s e redes sociais dos clubes com foco em novas entregas e receitas;
  • A força do futebol na estratégia dos grupos de mídia;
  • A execução da estratégia de marketing nos clubes em uma sociedade digital;
  • A execução da estratégia de marketing nas entidades organizadoras de competições;
  • O relacionamento das áreas de Marketing e Comercial com o departamento de futebol;
  • Decisões de marketing nos clubes;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 3).

MÓDULO IV - Gestão Comercial e de Patrocínios nos Clubes de Futebol

Carga Horária: (16) horas

  • As novas práticas de captação e gestão de programas de patrocínios;
  • Mapeamento de oportunidades e inteligência de mercado;
  • Visão, melhores práticas e cases de grandes marcas patrocinadoras do futebol;
  • O relacionamento de parceria entre clubes e patrocinadores;
  • Case La Liga;
  • Case Premier League;
  • Case NBA

MÓDULO V - Aspectos Legais e Indicadores de Performance da Atividade de Marketing nos Clubes

Carga Horária: (11) horas

  • Leis, regulamentos e normas que impactam o Departamento de Marketing de clubes e Federações;
  • Indicadores da performance do Departamento de Marketing nos clubes;
  • Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 4);
  • Atividade de encerramento

*Estrutura sujeita a alterações sem aviso prévio.

Projeto Aplicativo:

Ao longo do curso e como pré-requisito para a Certificação o participante deverá desenvolver um Projeto Aplicativo que consiste na elaboração de um plano de marketing completo de um clube real.

Para o desenvolvimento deste trabalho, além da realização de aulas de orientação, está prevista a interação contínua entre orientador e alunos por meio de mensagens eletrônicas e fóruns.

Frequência:

A presença é obrigatória em pelo menos 75% das atividades totais do curso.

Sistema de avaliação:

Os participantes serão avaliados por meio do Projeto Aplicativo desenvolvido ao final do curso.

Certificação

O Certificado de Conclusão será emitido pela CBF Academy aos participantes que alcançarem, no mínimo, 75% de frequência nas aulas e obtiverem o conceito mínimo C (nota não inferior a 7) no Projeto Aplicativo, conforme os conceitos e notas equivalentes abaixo:

Conceito:

Nota Equivalente:

A – Excelente – Aprovado

De 9,0 (inclusive) a 10,0

B – Bom – Aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

C – Regular – Aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

D – Reprovado

Notas menores que 7,0

Processo seletivo

1

Escolha a turma que deseja cursar

Consulte as próximas turmas disponíveis no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Insira seus dados para que possamos validar o seu cadastro

3

Envie seus documentos para análise

Se o curso possuir pré-requisitos, envie os documentos solicitados na ficha de inscrição. Caso não tenha pré-requisitos, faça sua inscrição e efetue o pagamento

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos

podemos
te ajudar?