Sobre o curso

SOBRE O CURSO:

Importante: se por ocasião da realização dos encontros presenciais programados para o curso o cenário de COVID-19 ainda preconizar o distanciamento social, os mesmos poderão ser realizados de forma online/digital. Superada a crise e conforme orientação das autoridades de saúde e educacionais a agenda presencial do curso será naturalmente retomada conforme o calendário pré-definido e divulgado.

 

OBJETIVOS:

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL da CBF tem por objetivo principal promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à função de gestores e executivos comerciais e de marketing em clubes e/ou federações/ligas de futebol, desenvolvendo nos participantes habilidades que os permitam atuar com eficácia nestas funções, contribuindo assim de forma decisiva para a obtenção de resultados sustentáveis nestas instituições.

 

PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES:

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL é destinado a executivos responsáveis pela gestão comercial e de marketing dos clubes de futebol.

 

Cada turma deste programa comporta até 40 participantes.

 

CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA:

80 horas no total, sendo 74 horas de atividades online e 6 horas de atividades presenciais.

Ao final do curso teremos um econtro presencial de 6 horas, porém, o mesmo não será obrigatório e não irá impactar no aproveitamento do curso.

 

As atividades online serão realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) e ocorrerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem, semanalmente, aos sábados pela manhã, e às segundas e sextas-feiras à noite em sessões de no máximo 4 horas.

 

O encontro presencial ocorrerá no encerramento do curso, na cidade do Rio de Janeiro ou Teresópolis, em local a ser informado posteriormente.

 

A duração total do curso é de aproximadamente 6 meses considerando todas as atividades propostas. O calendário de atividades é disponibilizado aos participantes ao longo do curso.

 

CERTIFICAÇÃO:

O certificado de conclusão será emitido pela CBF Academy aos participantes que atingirem os critérios mínimos de desempenho e frequência estabelecidos para o curso:

Conceito:

Nota Equivalente:

“A” – Excelente – aprovado         

De 9,0 (inclusive) a 10,0

“B” – Bom – aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

“C” – Regular – aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

“D” – Reprovado

Notas menores que 7,0

o que você vai aprender

Módulo 1 – Panorama do Marketing e das Vendas no Futebol

Abertura e Integração

Carga Horária: (5) horas

Conteúdo da disciplina:

  • - Abertura e Integração.

Ambiente, Visão Sistêmica e Desafíos da Complexidade no Futebol

Carga Horária: (3) horas

Objetivos:

Discutir e refletir a complexidade das organizações do futebol, a multidisciplinariedade de suas atividades e a interdependências entre estas diversas disciplinas, inclusive as atividades de marketing e vendas.

Conteúdo programático:

  • - O Macro e o Microambiente do Futebol;
  • - Visão Sistêmica das Organizações do Futebol;
  • - Multi e Interdisciplinariedade no Futebol;
  • - A Complexidade das Organizações do Futebol.

Marketing, Patrocínio e Vendas no Futebol

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Discutir e refletir sobre os conceitos de marketing, patrocínio e vendas, estabelecendo a definição e os limites de cada área no contexto dos clubes. Apresentar os princípios de administração de marketing. Apresentar o cenário e o panorama do marketing nos clubes no Brasil e no mundo. Refletir sobre as relações dos dirigentes do clube com o Departamento de Marketing

Conteúdo programático:

  • - Marketing, Patrocínio e Vendas nos Clubes: Definido Limites;
  • - Variáveis Controláveis e Incontroláveis de Marketing;
  • - Panorama da Gestão do Marketing e das Vendas nos Clubes no Brasil e no Mundo.

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 1)

Carga Horária: (2) horas

Conteúdo da disciplina:

  • - Orientação para Elaboração de Projeto Final.

Módulo 2 – Planejamento de marketing no futebol

Processo de Planejamento de Marketing no Futebol e o Marketing Estratégico

Carga Horária: (7) horas

Objetivos:

Apresentar e discutir modelos de planejamento de marketing e suas aplicações no ambiente dos clubes.

Conteúdo programático:

  • - Modelos de Planejamento de Marketing (Variáveis Controláveis e Incontroláveis de Marketing);
  • - Estrutura de Marketing no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
  • - Informação, Análise da Situação e Diagnóstico para Planejamento;
  • - Segmentação e Posicionamento de Mercado no Contexto do Futebol;
  • - Objetivos e Estratégias de Marketing dos Clubes;
  • - O Composto de Marketing;
  • - Controles.

Fontes de Informação para a Tomada de Decisão de Marketing nos Clubes

Carga Horária: (5) horas

Objetivos:

Discutir a importância e apresentar as diversas fontes de informação para tomada de decisão gerencial nos clubes de futebol

 

Conteúdo programático:

  • - A Importância da Informação para a Tomada de Decisão;
  • - Data Science e sua Contribuição ao Marketing dos Clubes;
  • - Tipos de Informação;
  • - Tipos de Pesquisas Esportivas;
  • - Eficácia das Pesquisas Esportivas;
  • - Aplicações das Pesquisas Esportivas.

Comportamento dos Torcedores e Consumidores do Futebol e os Impactos no Mundo Digital

Carga Horária: (6) horas    

Objetivos:

Conhecer o comportamento dos consumidores do futebol como forma de sustentar estratégias de marketing que venham a atender às necessidades destes clientes.

Conteúdo programático:

  • - Influências Externas e Internas no Comportamento de Compra do Consumidor do Futebol;
  • - Comportamento do Consumidor do Futebol;
  • - Tipologia de Consumidores/Torcedores do Futebol;
  • - Características Comportamentais dos Consumidores Brasileiros Torcedores do Futebol;
  • - O Torcedor Digital.

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 2)

Carga Horária: (2) horas

Contueúdo da Disciplina:

  • - Orientação para Elaboração de Projeto Final.

Módulo 3 – Gestão de marketing no futebol

Decisões de Marketing nos Clubes

Carga Horária: (20) horas

Objetivos:

Apresentar técnicas, instrumentos e práticas do marketing nos clubes em termos da definição do composto de marketing, contextualizados na perspectiva dos negócios do futebol.

Conteúdo programático:

  • - A Gestão do Composto de Marketing dos Clubes:
    • - O Futebol como Marketing de Experiências, Produtos e Serviços;
    • - Conceitos de Distribuição Aplicados ao Mix do Futebol;
    • - A Precificação no Contexto dos Departamentos de Marketing dos Clubes;
    • - Particularidades da Comunicação de Marketing no Futebol e os Impactos do Mundo Digital;
    • - A Gestão do Relacionamento com o Torcedor e de Programas de Sócio-Torcedor;
    • A Gestão da Marca e de Licenciamento da Marca no Futebol.

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 3)

Carga Horária: (2) horas

Conteúdo da Disciplina:

  • - Orientação para Elaboração de Projeto Final.

Módulo 4 – Gestão comercial e de patrocínios nos clubes futebol

A Venda e a Gestão de Patrocínios e do Relacionamento com Patrocinador

Carga Horária: (10) horas

Objetivos:

Conhecer as diversas formas e modelos de investimento de empresas no futebol; Analisar o processo de tomada de decisão, os critérios de seleção e os métodos de avaliação dos investimentos das empresas patrocinadoras no futebol.

Conteúdo programático:

  • - Fundamentos do Patrocínio Esportivo:
    • - Objetivos do Patrocínio;
    • - Eficácia da Ferramenta Patrocínio;
    • - Formas de Manifestação do Patrocínio Esportivo;
  • - A Gestão do Patrocínio Esportivo:
    • - Entendendo o Processo Decisório e os Critérios de Seleção para a Tomada de Decisão em Ações de Patrocínio Esportivo por Parte das Empresas;
    • - Estrutura de Vendas no Clube: Objetivos, Dimensionamento e Expectativas;
    • - Definindo Propriedades Comerciais:
      • - Formatação de cotas;
      • - Precificação;
      • - Ativações.
    • - Estratégias de Go to Market e Negociação:
      • - Estudo de Aderência e Target de Marcas;
      • - Vendendo um Patrocínio.
    • - Pós-vendas:
      • - Métodos de Mensuração de Retorno (ROI e ROO)

Módulo 5 – Aspectos legais e indicadores de performance da atividade de marketing nos clubes

Leis, Regulamentos e Normas que Impactam o Departamento de Marketing de Clubes e Federações

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Conhecer e refletir sobre as leis, regulamentos e normas que impactam a atividade do gestor de marketing dos clubes e federações.

Conteúdo programático:

  • - Aspectos Legislativos, Regulamentos Associativos e seus Impactos no Marketing dos Clubes.

Indicadores da Performance do Departamento de Marketing nos Clubes

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Refletir sobre quais são e deveriam ser os indicadores de desempenho das áreas de marketing dos clubes e de seus gestores.

Conteúdo programático:

  • - As Possíveis Métricas de Desempenho sobre as Atividades de Marketing dos Clubes:
    • - Ampliação de Receitas Corporativas/Patrocínio;
    • - Ampliação de Receitas via Consumo do Torcedor;
    • - Aumento de Engajamento/Envolvimento de Torcedores;
    • - Ampliação da Base Total de Torcedores.
  • - Aspectos Positivos e Limitações de cada Métrica.
  • - Reflexões sobre a Adequação e Pertinencia da Utilização de cada Métrica com base no Contexto do Clube.

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 4)

Carga Horária: (3) horas

PROJETO APLICADO:

  • - O Projeto Aplicado consiste na elaboração de um Plano de Marketing completo de um Clube real.

 

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