Sobre o curso

SOBRE O CURSO:

Importante: se por ocasião da realização dos encontros presenciais programados para o curso o cenário de COVID-19 ainda preconizar o distanciamento social, os mesmos poderão ser realizados de forma online/digital. Superada a crise e conforme orientação das autoridades de saúde e educacionais a agenda presencial do curso será naturalmente retomada conforme o calendário pré-definido e divulgado.

 

OBJETIVOS

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL da CBF tem por objetivo principal promover reflexões e desenvolver competências relacionadas à função de gestores e executivos comerciais e de marketing em clubes e/ou federações/ligas de futebol, desenvolvendo nos participantes habilidades que os permitam atuar com eficácia nestas funções, contribuindo assim de forma decisiva para a obtenção de resultados sustentáveis nestas instituições.

 

PÚBLICO-ALVO / NÚMERO DE PARTICIPANTES

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE MARKETING E VENDAS NO FUTEBOL é destinado a executivos responsáveis pela gestão comercial e de marketing dos clubes de futebol.

 

Cada turma deste programa comporta até 40 participantes.

 

CARGA HORÁRIA DO PROGRAMA

80 horas, sendo 74 horas de atividades online e 6 horas de atividades presenciais.

Ao final do curso teremos um econtro presencial de 6 horas, porém, o mesmo não será obrigatório e não irá impactar no aproveitamento do curso.

 

As atividades online serão realizadas de forma prioritariamente síncrona (ao vivo) e ocorrerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem, semanalmente, aos sábados pela manhã, e às segundas e sextas-feiras à noite em sessões de no máximo 4 horas.

 

O encontro presencial ocorrerá no encerramento do curso, na cidade do Rio de Janeiro ou Teresópolis, em local a ser informado posteriormente.

 

A duração total do curso é de aproximadamente 6 meses considerando todas as atividades propostas. O calendário de atividades é disponibilizado aos participantes ao longo do curso.

 

CERTIFICAÇÃO:

O certificado de conclusão será emitido pela CBF Academy aos participantes que atingirem os critérios mínimos de desempenho e frequência estabelecidos para o curso:

Conceito:

Nota Equivalente:

“A” – Excelente – aprovado         

De 9,0 (inclusive) a 10,0

“B” – Bom – aprovado

De 8,0 (inclusive) a 8,9

“C” – Regular – aprovado

De 7,0 (inclusive) a 7,9

“D” – Reprovado

Notas menores que 7,0

o que você vai aprender

Módulo 1 – Panorama do Marketing e das Vendas no Futebol

Abertura e integração

Carga Horária: (5) horas

Conteúdo da disciplina:

Abertura e Integração.

Ambiente, Visão Sistêmica e Desafios da Complexidade no Futebol

Carga Horária: (3) horas

Objetivos:

Discutir e refletir a complexidade das organizações do futebol, a multidisciplinariedade de suas atividades e a interdependências entre estas diversas disciplinas, inclusive as atividades de marketing e vendas.

Conteúdo programático:

  • O macro e o microambiente do futebol
  • Visão sistêmica das organizações do futebol
  • Multi e Interdisciplinariedade no futebol

A complexidade das organizações do futebol

Marketing, Patrocínio e Vendas no futebol

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Discutir e refletir sobre os conceitos de marketing, patrocínio e vendas, estabelecendo a definição e os limites de cada área no contexto dos clubes. Apresentar os princípios de administração de marketing. Apresentar o cenário e o panorama do marketing nos clubes no Brasil e no mundo. Refletir sobre as relações dos dirigentes do clube com o Departamento de Marketing

Conteúdo programático:

  • Marketing, patrocínio e vendas nos clubes: definido limites
  • Variáveis controláveis e incontroláveis de marketing

Panorama da gestão do marketing e das vendas nos clubes no Brasil e no mundo

 

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 1)

Carga Horária: (2) horas

Conteúdo da disciplina:

Orientação para Elaboração de Projeto Final

 

Módulo 2 – Planejamento de marketing no futebol

Processo de Planejamento de Marketing no futebol e o marketing estratégico

Carga Horária: (7) horas

Objetivos:

Apresentar e discutir modelos de planejamento de marketing e suas aplicações no ambiente dos clubes.

Conteúdo programático:

  • Modelos de planejamento de marketing (variáveis controláveis e incontroláveis de marketing)
  • Estrutura de marketing no clube: objetivos, dimensionamento e expectativas
  • Informação, análise da situação e diagnóstico para planejamento
  • Segmentação e posicionamento de mercado no contexto do futebol
  • Objetivos e estratégias de marketing dos clubes
  • O composto de marketing
  • Controles

Fontes de informação para a tomada de decisão de marketing nos clubes

Carga Horária: (5) horas

Objetivos

Discutir a importância e apresentar as diversas fontes de informação para tomada de decisão gerencial nos clubes de futebol

 

Conteúdo programático:

  • A importância da informação para a tomada de decisão
  • Data Science e sua contribuição ao marketing dos clubes
  • Tipos de informação
  • Tipos de pesquisas esportivas
  • Eficácia das pesquisas esportivas

Aplicações das pesquisas esportivas

Comportamento dos torcedores e consumidores do futebol e os impactos do mundo digital

Carga Horária: (6) horas

Objetivos:

Conhecer o comportamento dos consumidores do futebol como forma de sustentar estratégias de marketing que venham a atender às necessidades destes clientes.

Conteúdo programático:

  • Influências externas e internas no comportamento de compra do consumidor do futebol
  • Comportamento do consumidor do futebol
  • Tipologia de consumidores/torcedores do futebol
  • Características comportamentais dos consumidores brasileiros torcedores do futebol

O Torcedor Digital

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 2)

Carga Horária: (2) horas

Contueúdo da Disciplina:

Orientação para Elaboração de Projeto Final 

Módulo 3 – Gestão de marketing no futebol

Decisões de marketing nos clubes

Carga Horária: (20) horas

Objetivos:

Apresentar técnicas, instrumentos e práticas do marketing nos clubes em termos da definição do composto de marketing, contextualizados na perspectiva dos negócios do futebol.

Conteúdo programático:

  • A gestão do composto de marketing dos clubes:
    • O futebol como marketing de experiências, produtos e serviços
    • Conceitos de distribuição aplicados ao mix do futebol
    • A precificação no contexto dos Departamentos de Marketing dos clubes
    • Particularidades da comunicação de marketing no futebol e os impactos do mundo digital
    • A gestão do relacionamento com o torcedor e de programas de sócio-torcedor

A gestão da marca e de licenciamento da marca no futebol

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 3)

Carga Horária: (2) horas

Conteúdo da Disciplina:

Orientação para Elaboração de Projeto Final 

Módulo 4 – Gestão comercial e de patrocínios nos clubes futebol

A venda e a gestão de patrocínios e do relacionamento com patrocinador

Carga Horária: (10) horas

Objetivos:

Conhecer as diversas formas e modelos de investimento de empresas no futebol; Analisar o processo de tomada de decisão, os critérios de seleção e os métodos de avaliação dos investimentos das empresas patrocinadoras no futebol.

Conteúdo programático:

  • Fundamentos do patrocínio esportivo
    • Objetivos do patrocínio
    • Eficácia da ferramenta patrocínio
    • Formas de manifestação do patrocínio esportivo
  • A gestão do patrocínio esportivo
    • Entendendo o o processo decisório e os critérios de seleção para a tomada de decisão em ações de patrocínio esportivo por parte das empresas
    • Estrutura de vendas no clube: objetivos, dimensionamento e expectativas
    • Definindo propriedades comerciais
      • Formatação de cotas
      • Precificação
      • Ativações
    • Estratégias de Go to Market e negociação
      • Estudo de aderência e target de marcas
      • Vendendo um patrocínio
    • Pós-vendas
      • Métodos de mensuração de retorno (ROI e ROO)

Módulo 5 – Aspectos legais e indicadores de performance da atividade de marketing nos clubes

Leis, regulamentos e normas que impactam o Departamento de Marketing de clubes e federações

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Conhecer e refletir sobre as leis, regulamentos e normas que impactam a atividade do gestor de marketing dos clubes e federações.

Conteúdo programático:

Aspectos legislativos, regulamentos associativos e seus impactos no marketing dos clubes

Indicadores da performance do Departamento de Marketing nos clubes

Carga Horária: (4) horas

Objetivos:

Refletir sobre quais são e deveriam ser os indicadores de desempenho das áreas de marketing dos clubes e de seus gestores.

Conteúdo programático:

  • As possíveis métricas de desempenho sobre as atividades de marketing dos clubes
    • Ampliação de receitas corporativas/patrocínio
    • Ampliação de receitas via consumo do torcedor
    • Aumento de engajamento/envolvimento de torcedores
    • Ampliação da base total de torcedores
  • Aspectos positivos e limitações de cada métrica

Reflexões sobre a adequação e pertinencia da utilização de cada métrica com base no contexto do clube

Orientação para Elaboração de Projeto Final (Encontro 4)

Carga Horária: (3) horas

PROJETO APLICADO:

O Projeto Aplicado consiste na elaboração de um plano de marketing completo de um clube real.

 

Processo seletivo

1

Escolha turma que deseja cursar

Veja as próximas turmas no link abaixo

próximas turmas
2

Preencha a Ficha de Inscrição

Com seus dados para que possamos validar o seu cadastro.

3

Envie seus documentos para análise

Você terá que enviar seu Currículo Vitae atualizado e seus Certificado de Conclusão do Ensino médio ou Histórico/Diploma do Ensino Superior (Mesmo em curso)

4

Análise de suas Informações

Entraremos em contato com os candidatos aprovados para os demais procedimentos.

podemos
te ajudar