Marta: entrevista com a Rainha do Futebol, seis vezes Melhor do Mundo

Marta: entrevista com a Rainha do Futebol, seis vezes Melhor do Mundo

Chegar ao topo do mundo não é uma tarefa simples. Mas está longe de ser um desafio inédito para Marta. A camisa 10 da Seleção Brasileira foi eleita a melhor jogadora do mundo no FIFA Best pela sexta vez, esse ano. É por isso que, onde quer que vá, a Rainha carrega sua história de vida. Em cada dividida, em cada passe. Toda vez que um chute de Marta balança a rede, estão lá a história e a trajetória dela.

— Quando eu vou dividir uma bola, às vezes a minha adversária está bem mais próxima do que eu, e aí eu tento buscar força no meu passado. Olha onde você chegou, vai conseguir chegar primeiro na bola que ela. Eu uso muito todas as dificuldades que eu tive na infância, até pouco tempo mesmo, para superar as adversidades — explicou.

Não é à toa que ela se mantém em alto nível há mais de 15 anos, desde que conquistou o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, com a Seleção Brasileira. Seu primeiro prêmio de melhor do mundo foi em 2006, e embalou outras quatro conquistas consecutivas, até 2010. Oito anos depois, voltou ao lugar do qual nunca pareceu ter saído.

E o que move Marta durante todo esse tempo é a força de uma menina que deixou o interior do Alagoas, a cidade de Dois Riachos, venceu o machismo e a desigualdade na infância, para tornar um sonho realidade. De alguma forma, Marta é também o retrato do povo brasileiro, que reconhece as adversidades, mas não se recolhe. Pelo contrário, cresce, enfrenta, mata no peito e sai jogando. Porque é somente assim que a vida é capaz de continuar.

Onde quer que vá, Marta carrega o sorriso no rosto. Na concentração da Seleção Brasileira, é uma das jogadoras mais animadas e comanda até mesmo a música. De violão na mão, embala o elenco com sucessos brasileiros, em especial de Mano Walter, seu conterrâneo. Uma de suas músicas preferidas, "Não Deixo Não" fala exatamente sobre a manutenção de um estado de espírito sertanejo, interiorano, de alguém que se orgulha das próprias raízes. É assim com Marta. Não importa onde esteja. Em Atenas, em Pequim, em Orlando ou na Suécia, sempre será a nossa Rainha. Marta Vieira da Silva, brasileira, de alma e de nascimento.

Confira a entrevista exclusiva de Marta à CBF TV.

Últimos Vídeos

Treino da Seleção Feminina Sub-20
há 2 dias
Audi_Teste
há 2 dias
Seleção Feminina Sub-20 finaliza preparação para duelo com a Bolívia
há 5 dias
Audi_Teste
há 1 semana
Audi_Teste
há 3 semanas
Audi_Teste
há 4 semanas
Nota Oficial
há 1 mês
Audi_Teste
há 1 mês

PATROCINADORES

CBF TV Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics