Samir de Araújo Xaud foi eleito para presidir a CBF de 2025 a 2029Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
O roraimense Samir de Araújo Xaud, 41, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, empresário, dirigente esportivo e, desde sempre, um apaixonado por esportes – especialmente pelo futebol.
Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, começou a jogar futebol aos 8 anos, no Atlético Roraima Clube. Já naquela época se destacava pela altura e, assim, foi parar no gol, posição em que atua até hoje em partidas amadoras.
Na mesma época começou a se envolver com outras duas paixões: jiu-jitsu e kart. E o destaque que teve nos gramados se espalhou para os tatames e as pistas: no jiu-jitsu é faixa preta 4 graus; no kart, é o atual bicampeão roraimense e já disputou competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil.
No futebol profissional, chegou a disputar partidas como profissional pelo Atlético Roraimense, mas optou por seguir a caminhada à beira dos gramados. Médico formado, passou a trabalhar em clubes de Roraima, ajudando no tratamento de lesões e na performance dos atletas. A partir daí, passou a se envolver mais e mais nos bastidores. Gostou da experiência - e foi buscar capacitação.
A primeira delas foi a conclusão do curso de Gestão de Futebol pela Federação Paulista de Futebol, seguida do CBF Masters. Curso oferecido pela CBF Academy. Estas duas qualificações simbolizam o momento em que sua persona esportista se desenvolve também para a de gestor, já vista na vida profissional fora dos gramados: ele foi diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do sindicato estadual dos médicos e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.
Dono de um olhar clínico, teve atuação marcante durante a pandemia: então diretor de Urgência e Emergência e coordenador do Núcleo Hospital de Epidemiologia, implementou protocolos que resultaram em respostas eficazes contra o avanço da Covid.
Em 2022 foi eleito vice-presidente da Federação Roraimense e fez da inovação sua marca. Promoveu profundas mudanças no futebol local, atraindo empresas, negociando naming rights, incrementando premiações, realizando shows e voltando a lotar os estádios de Roraima. Nesses dois anos, o calendário esportivo estadual cresceu de forma significativa. Além do campeonato profissional masculino, Roraima hoje conta com um Estadual feminino e com novas categorias de base, do sub-13 ao sub-20.
“Para mim, o futebol não é só bola rolando. É ferramenta de dignidade, de futuro, de pertencimento”, diz Xaud. Não à toa, uma das prioridades de sua gestão será o investimento na seleções de base.
Samir tornou-se o representante do seu Estado em reuniões na CBF, e se converteu em uma voz ativa na luta pela descentralização, pelo desenvolvimento, pela renovação e pela transparência no futebol brasileiro. Esse espírito de liderança o credenciou entre seus pares e tornou sua candidatura à presidência da CBF um caminho natural.
“Acima de tudo, a CBF precisa de estabilidade para trabalhar com o que mais importa: o desenvolvimento do futebol brasileiro. Vamos tratar de temas que já são urgentes, como a profissionalização da arbitragem, o desenvolvimento do futebol feminino, um olhar equânime para todas as regiões do país e a gestão de pessoas dentro da CBF”, afirma. “Ao mesmo tempo, precisamos de tranquilidade e segurança para o trabalho das seleções brasileiras. Estamos a 13 meses da Copa do Mundo masculina e a quase 2 anos da Copa feminina, que será no Brasil. Garanto que as comissões técnicas terão todo o apoio e toda a autonomia necessária para trabalhar em busca de novas conquistas para o país.”
Samir Xaud foi eleito para a presidência da CBF no dia 25 de maio de 2025. Ele liderou a chapa "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, composta também por oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.