A CBF

Samir Xaud defende atuação de CBF e Conmebol em pautas de interesse comum, como o fair play financeiro

Presidente da CBF esteve no Congresso da Conmebol que reelegeu Alejandro Domínguez; ele se encontrou com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e aproveitou o evento para estreitar relação com os colegas da América do Sul

Assessoria CBF
12/06/2025 - 21h42
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:
Alejandro e Samir no Congresso da Conmebol

Alejandro e Samir no Congresso da Conmebol

Divulgação / Conmebol

O presidente da CBF, Samir Xaud, participou nesta quinta-feira (12) do 81º Congresso Ordinário da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, que resultou na reeleição por unanimidade do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. Samir foi um dos eleitores, assim como os representantes das demais federações nacionais da América do Sul. Durante o evento, ele se encontrou com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Em um gesto de unidade e reconhecimento, Samir Xaud reiterou publicamente o apoio da entidade à continuidade do trabalho do presidente da Conmebol. A manifestação ocorreu em meio a um cenário de fortalecimento institucional do futebol sul-americano, impulsionado pelo sucesso da administração da entidade continental.

“A CBF reconhece o excelente trabalho do presidente Alejandro Domínguez nos últimos anos, notadamente no fortalecimento do futebol do continente. Fiz questão de lhe dar um abraço e de manifestar nosso apoio para esse novo desafio”, afirmou Xaud, sublinhando a importância estratégica de uma Conmebol unida e sólida.

Presidente da CBF na cabine de votaçãoCréditos: Divulgação / Conmebol

Para o dirigente brasileiro, a coesão entre as federações nacionais é fundamental para garantir avanços estruturais e sociais dentro e fora das quatro linhas.

“Uma Conmebol forte e coesa é muito importante para a CBF e todas as coirmãs sul-americanas. Seguiremos juntos empenhados no desenvolvimento do futebol, com suas bandeiras inclusivas e outras tantas demandas que atendam aos interesses dos torcedores e, obviamente, dos clubes, parceiros e demais entidades gestoras do esporte.”

A fala de Samir Xaud marca um momento de reafirmação política da CBF em prol da integração regional.

Samir e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, conversam durante o eventoCréditos: Divulgação / Conmebol

Sob a liderança de Samir Xaud na CBF e de Alejandro Domínguez na Conmebol, as duas entidades caminham alinhadas em uma série de pautas estratégicas. Entre os principais focos estão a implementação do fair-play financeiro — medida que Xaud considera essencial para a construção de uma gestão mais sólida e responsável —, além dos compromissos com a transparência institucional e a prestação de contas ao público em geral.

Alejandro Domínguez agradeceu o apoio de Samir Xaud e dos presidentes das outras federações nacionais:

“Para ser campeão, você precisa ter o melhor time. Este não é um projeto pessoal, é um jogo em equipe e não importam os nomes, o mais importante é ganhar o troféu de campeão para que o futebol sul-americano mantenha em alta sua história e se projete para conquistar o mundo”, enfatizou Alejandro.

Presidentes das federações saúdam Alejandro DomínguezCréditos: Divulgação / Conmebol

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.