A CBF realizou na manhã desta segunda-feira (30), véspera da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Rondônia, em Porto Velho, uma reunião com instrutores voluntários. O objetivo foi coordenar as ações que acontecerão nesta terça-feira (1º), data da abertura do local.
O encontro foi liderado pelo gerente de desenvolvimento, Ricardo Leão, e pelo coordenador de projetos Felipe Dambroz, que apresentaram as atividades que serão organizadas.
“Estivemos reunidos com aproximadamente 40 professores voluntários. Foi uma ação importante de alinhamento e preparação para o evento. Muitos professores já participaram da licença S da CBF Academy, então já têm essa bagagem e formação sociais. A gente espera em torno de 120 crianças, e é um evento muito aguardado pela comunidade, eles estão muito ansiosos por isso”, comentou Felipe.
Divididos entre estudantes e professores de educação física, treinadores de escolinhas de futebol e colaboradores de projetos sociais, os voluntários alinharam detalhes logísticos e receberam as vestimentas oficiais, suas respectivas credenciais e os uniformes que serão distribuídos às crianças participantes.
“(A inauguração do CD) vai ser fundamental. Trabalho com em torno de 120 crianças e o primeiro objetivo é torná-las cidadãs. Esse centro de treinamento vai cuidar das crianças e vamos ter um lugar fixo para fazer trabalhos com eles a médio e longo prazo, com o apoio da CBF”, comentou o instrutor voluntário Willes Costa, que trabalha com crianças carentes em uma ação social de Porto Velho.
“A inauguração do centro de desenvolvimento é muito importante para fomentar o futebol feminino no estado de Rondônia. Não tem muitas escolas de iniciação esportiva que trabalham especificamente com meninas, então abrindo turmas no CD vai potencializar a oportunização de locais para as meninas treinarem”, explicou a instrutora voluntária Juliana Nunes.
CBF se reuniu com instrutores voluntários antes da inauguração do Centro de Desenvolvimento de RondôniaCréditos: Hugo Sena/CBF
“É um evento que se ensina aprendendo. Você acaba aprendendo desde o contato com as crianças a fazer um trabalho com atividades lúdicas, desportivas e que venham a ensinar que o jogo é muito mais do que um jogo em si. É tratar da categoria social e de várias outras que não só o esporte”, completou Juliana.
Os Centros de Desenvolvimento (CDs) foram construídos com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo nos 15 estados que não receberam jogos da Copa do Mundo de 2014 e foram concebidos para fomentar o esporte em cada localidade. Cada CD conta com um campo de gramado sintético com medidas oficiais (105 X 68m), vestiários, arquibancadas, salas de reuniões, área administrativa, estacionamento, entre outras funcionalidades.
A estrutura oferece a possibilidade de realizar eventos de iniciação à prática desportiva, treinamentos de arbitragem, capacitações de gestores, médicos e treinadores e de receber competições de futebol amador, de base e profissional, tanto masculinas quanto femininas.
A abertura do centro de Rondônia marcará o início da semana de inaugurações. Na quinta-feira (3), a CBF irá abrir oficialmente o CD de Tocantins, em Palmas, e, no sábado (5), o CD do Amapá, em Macapá.