A CBF

Análise do VAR: Atlético Goianiense (GO) X América (MG) - 28ª Rodada do Brasileirão Série B 2025

Atuação do árbitro assistente de vídeo na partida entre Atlético Goianiense (GO) X América (MG) - 28ª Rodada do Brasileirão Série B 2025

Arbitragem
26/09/2025 - 20h54
Atualizado há 3 dias
Compartilhe:

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, nesta sexta-feira (26), a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em Atlético Goianiense (GO) X América (MG) - 28ª Rodada do Brasileirão Série B 2025. Confira a seguir o conteúdo disponibilizado de forma didática ao público do futebol:

BRASILEIRÃO SÉRIE B 2025: ATLÉTICO GOIANIENSE (GO) X AMÉRICA (MG) - 28ª RODADA

Situação Protocolar: Revisão de gol

Decisão: Após revisão factual o árbitro valida o gol.

Protocolo — Princípios, aspectos práticos e procedimentos

2. Incidentes e decisões passíveis de revisão que podem mudar o andamento de um jogo

O árbitro pode ser auxiliado pelo VAR somente no caso de quatro categorias de incidentes e decisões que podem mudar o andamento de um jogo. Em todas essas situações, o VAR somente poderá atuar após o árbitro ter tomado uma decisão (inicial ou original), incluindo a de permitir que o jogo continue, ou no caso de que um incidente grave não seja percebido/visto pela equipe de arbitragem.

A decisão original do árbitro não será alterada, a não ser que tenha havido um "erro claro e manifesto", incluindo qualquer decisão tomada pelo árbitro com base em informações recebidas de outros membros da equipe de arbitragem, como no caso de um impedimento.

As categorias de incidentes e decisões que podem ser revisados no caso de um possível "erro claro e manifesto" ou "incidente grave despercebido" são:

a. Situação de gol/não gol

• uma infração cometida pela equipe atacante na jogada do gol ou ao marcá-lo (toque de mão na bola, falta, impedimento etc.);

• uma bola fora de jogo antes do gol;

• decisões sobre uma situação de gol/não gol;

• uma infração cometida pelo goleiro e/ou o batedor na execução de um tiro penal ou a invasão por um atacante ou um defensor que se envolver diretamente na jogada se a bola tocar na trave, no travessão ou no goleiro e voltar após o tiro penal.

b. Situação de tiro penal/não tiro penal

• uma infração cometida pela equipe atacante na jogada do incidente do tiro penal (toque de mão na bola, falta, impedimento etc.);

• uma bola fora de jogo antes do incidente;

• o local da infração (dentro ou fora da área penal);

• um tiro penal concedido incorretamente;

• uma infração punível com um tiro penal que não tenha sido punida.

c. Cartões vermelhos diretos (e não uma segunda advertência com CA)

• impedir uma clara oportunidade de gol (especialmente o local da infração e a posição dos outros jogadores);

• jogo brusco grave (ou disputa temerária);

• conduta violenta, morder ou cuspir em outra pessoa;

• realizar ação ofensiva, insultante ou abusiva.

d. Erro de identificação (cartão amarelo ou vermelho)

Se o árbitro punir uma infração e então mostrar um cartão amarelo ou vermelho ao jogador errado da equipe infratora (que foi punida), a identidade do infrator pode ser revista; a infração em si não pode ser revista, a não ser que esteja relacionada com um gol, um incidente punível com um tiro penal ou um cartão vermelho direto.

REGRAS DO JOGO (IFAB/FIFA 2025/26)

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.