O Vitória superou o Porto por 3 a 1, no domingo (3), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e conquistou seu quinto título na história da Copa Espírito Santo, além da vaga para a Série D do Brasileiro de 2026. Como prêmio pela final, o clube também arrecadou mais R$ 70 mil. O vice-campeão também recebeu prêmio pelo jogo, no valor de R$ 30 mil.
A Águia Azul pressionou a saída de bola do adversário e abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, quando Elton Martins desarmou Ferrugem e a bola sobrou para Carlos Vitor, que finalizou no canto esquerdo do goleiro. O Porto empatou aos 10 minutos do segundo tempo, com Rossetto finalizando na entrada da pequena área, após bela jogada de Willians Santana.
Torcida do Vitória vibrou bastante com a conquistaCréditos: Henrique Montovanelli / FES
Mas Pepeu desempatou na sequência, aos 12 minutos, meio “sem querer”. Isso porque a zaga desviou cruzamento forte de Foguete e a bola bateu no peito do atacante, antes de morrer no fundo das redes. E Thiago Ramos fez o terceiro, já nos acréscimos, em jogada de contra-ataque, aproveitando o gol vazio deixado pelo goleiro Aydhan, que foi à área para tentar a sorte em jogada de escanteio.
Águia Azul ganhou do Porto Vitória por 3 a 1Créditos: Henrique Montovanelli / FES
“A emoção é maravilhosa, toda honra e toda a glória a Deus. É minha primeira passagem pelo Vitória e estou muito feliz de conseguir esse título, dedicar isso a toda essa torcida maravilhosa. É muito importante para o clube ter uma sequência em competição nacional e para nós jogadores também. É muito mérito do Soriano (treinador) também, pelo trabalho que ele vem fazendo, a gente só perdeu um jogo em toda a competição”, comemorou o atacante Pepeu.
Alegria: entrega das medalhas aos campeõesCréditos: Henrique Montovanelli / FES
O governador Renato Casagrande, o secretário-chefe da Casa Civil, Junior Abreu, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, e o diretor executivo do Sicoob, Nailson Bernardina, participaram da premiação, entregando as medalhas, os cheques e o troféu, ao lado do presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.
O Sicoob patrocinou, mais uma vez, a competição e realizou ações com os torcedores na final. O Governo do Estado também apoiou a disputa, por meio da TVE Espírito Santo, que transmitiu a Copa ES Sicoob.
Premiação de 70 mil reais para o time campeãoCréditos: Henrique Montovanelli / FES
“Quero parabenizar os organizadores, a federação, todos os clubes. Para a gente é um orgulho o Sicoob fazer parte do estímulo ao esporte do Espírito Santo, especialmente ao futebol, que envolve tantas pessoas. E em breve estaremos na Série B, também aqui do Campeonato Capixaba, dando oportunidades para os clubes avançarem em outras competições também e darem mais alegria para os torcedores”, disse o diretor executivo do Sicoob, Nailson Bernardina.
Presidente Gustavo Vieira parabenizou os dois finalistas da Copa ES SicoobCréditos: Henrique Montovanelli / FES
“Parabéns ao Vitória, mas parabéns também ao Porto Vitória. Uma partida bonita, disputada, e de alto nível técnico. E agora o Vitória vai ter a oportunidade de disputar a Série D nacional. Então, para nós do Espírito Santo, é muito importante a gente ir avançando, para que o futebol possa estar em uma boa posição nacional. Que o Vitória possa nos representar bem na Série D. E a gente poder ter o futebol capixaba do tamanho da dimensão do Estado do Espírito Santo”, disse o governador Renato Casagrande.