A CBF

CBF cria escritório internacional em Miami como parte de estratégia de expansão global

Iniciativa marca novo passo no plano de internacionalização da entidade e busca ampliar presença da marca CBF no cenário mundial, fortalecer laços com o mercado norte-americano e criar oportunidades para as modalidades do futebol brasileiro

Assessoria CBF
22/08/2025 - 16h46
Atualizado há 24 dias
Compartilhe:
Bruno Costa chefiará as atividades do escritório da CBF em Miami

Bruno Costa chefiará as atividades do escritório da CBF em Miami

Joilson Marconne / CBF

A menos de um ano para a Copa do Mundo de 2026, a CBF deu um importante passo para a expansão de sua marca e aproximação dos mercados globais do futebol. O executivo Bruno Costa foi contratado para chefiar o primeiro escritório internacional da entidade, que será instalado em Miami, nos Estados Unidos. O início das atividades do escritório é previsto para setembro.

A expansão da marca CBF e um maior alcance nos mercados internacionais são pontos do planejamento estratégico elaborado pela gestão de Samir Xaud para serem executados durante seu mandato. Com a próxima Copa do Mundo tendo cerca de 75% dos jogos previstos para acontecerem nos Estados Unidos, a CBF elegeu Miami como destino de seu primeiro escritório internacional. Pesou ainda o fato de entidades como FIFA e CONCACAF também estarem sediados na cidade, considerada um hub para os negócios do mundo da bola.

“Esse é um movimento inédito e pioneiro da CBF em termos de internacionalização. Acreditamos que esta sede internacional nos colocará um passo a frente em termos de gestão. Esta base nos permitirá estar mais próxima de fãs, da comunidade brasileira fora do país e de potenciais parceiros comerciais”, disse o presidente Samir Xaud.

Para chefiar a empreitada, a CBF escolheu Bruno Costa, executivo com mais de 20 anos de trabalho no mercado de futebol. Além de já ter trabalhado na CBF como Diretor de Operações das Seleções de Base (de 2002 a 2007) e Observador Técnico da Seleção Principal e Diretor de Scout das Seleções de Base (2012 a 2015), Costa tem passagens pelo futebol dos Estados Unidos, como Diretor Esportivo e de Scout do Fort Lauderdale Strikers (2016 e 2017) e Diretor de Scout do San Jose Earthquakes (2017 a 2023).

Costa é formado em Gestão Esportiva pela UniverCidade e tem especialização em Gestão do Futebol pela FIFA, além do certificado FIFA em Gestão de Clubes. É ainda professor de cursos da CBF Academy.

Seu trabalho mais recente no futebol brasileiro foi como Executivo de Futebol do Fortaleza, cargo que deixou em abril, após colaborar com a melhor campanha do clube, e de um time nordestino, na história do futebol brasileiro.

“Esta nova oportunidade na CBF foi como uma convocação para mim. Por ter conhecimento deste mercado, ter vivido nos Estados Unidos vários anos e conhecer os players, me coloquei à disposição para colaborar neste projeto. O escritório em Miami vai servir como um ponto de contato estratégico, para promover intercâmbio de conhecimentos, trazer oportunidades de mercado e ser a base para implementação de programas de desenvolvimento no futebol”, disse Costa.

Como o Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina em 2027, a CBF considera que estreitar o laço com o maior mercado do futebol feminino, justamente o norte-americano, será estratégico neste momento. “A CBF abarca não só a Seleção Brasileira, mas o futebol feminino, as categorias de base, o beach soccer, o futsal. Todas as categorias serão contempladas com este projeto, e vão poder ganhar em exposição e oportunidades para seu desenvolvimento”, explicou Costa.

A CBF planeja a inauguração do escritório para o mês de setembro deste ano e projeta que esta pode ser a primeira de uma série de novas sedes internacionais.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.