A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, nesta quinta-feira (10), a atuação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em Sport (PE) X Ceará (CE) - Copa do Nordeste - 2ª Fase 2025. Confira a seguir o conteúdo disponibilizado de forma didática ao público do futebol:
COPA DO NORDESTE 2025: SPORT (PE) X CEARÁ (CE) - 2ª FASE
Situação Protocolar: Revisão de gol
Decisão: Após revisão factual o árbitro solicita a repetição da cobrança
Regra 10
3. Disputa de pênaltis
A disputa de pênaltis será realizada após o fim do jogo e, a não ser que algo diferente seja estipulado, as Regras do Jogo pertinentes se aplicam a ela. Um jogador expulso durante o jogo não poderá participar da disputa de pênaltis. Por outro lado, as advertências verbais e as advertências com CA aplicadas a jogadores e membros da comissão técnica durante o jogo não serão acumuladas para a disputa de pênaltis.
Procedimento
Antes de a disputa de pênaltis começar
(...)
Durante a disputa de pênaltis
(...)
• Se o goleiro cometer uma infração e, como resultado disso, for necessário repetir o tiro, ele será advertido verbalmente na primeira infração e advertido com CA em caso de reincidência.
(...)
Cada equipe executará cinco tiros penais, sujeitos às condições explicadas abaixo
(...)
Protocolo — Princípios, aspectos práticos e procedimentos
O protocolo do VAR se adapta na medida do possível aos princípios e à filosofia das Regras do Jogo. A utilização do árbitro assistente de vídeo (VAR) será permitida somente quando o organizador do jogo ou da competição cumprir todos os requisitos do Programa de Aprovação e Assistência à Implantação do VAR (PAAI), conforme estipulado na documentação da FIFA para o PAAI, e tiver recebido uma autorização por escrito da FIFA.
1. Princípios
A utilização do VAR em jogos de futebol se baseia em uma série de princípios, que devem ser aplicados em sua totalidade a todos os jogos em que houver um VAR.
1. O árbitro assistente de vídeo (VAR) é um membro da equipe de arbitragem que tem acesso independente às imagens do jogo e pode auxiliar o árbitro somente na eventualidade de um "erro claro e manifesto" ou de um "incidente grave despercebido" relativo:
a. A uma situação de gol/não gol;
b. A uma situação de tiro penal/não tiro penal;
c. A um cartão vermelho direto (e não uma segunda advertência com CA);
d. A um erro de identificação (quando o árbitro adverte com CA ou expulsa o
jogador errado da equipe infratora).
(...)
a. Situação de gol/não gol
• uma infração cometida pela equipe atacante na jogada do gol ou ao
marcá-lo (toque de mão na bola, falta, impedimento etc.);
• uma bola fora de jogo antes do gol;
• decisões sobre uma situação de gol/não gol;
• uma infração cometida pelo goleiro e/ou o batedor na execução de um tiro penal ou a invasão por um atacante ou um defensor que se envolver diretamente na jogada se a bola tocar na trave, no travessão ou no goleiro e voltar após o tiro penal.
(...)
REGRAS DO JOGO (IFAB/FIFA 2025/26)