A CBF

Federação de Futebol do Acre celebra 78 anos de fundação

Entidade foi responsável pela construção do estádio Florestão, palco de partidas emocionantes

Assessoria CBF
27/01/2025 - 15h45
Atualizado há 6 meses
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (27), a Federação de Futebol do Acre (FFAC) completa 78 anos de história. Fundada no dia 27 de janeiro de 1947, a entidade é presidida por Antônio Aquino Lopes, carinhosamente apelidado de Toniquim.

Nascida com o nome de Federação Acreana de Desportos (FAD), a entidade substitui a antiga Liga Acreana de Esportes Terrestres (LAET), associação que organizava as práticas esportivas do futebol, vôlei e basquete.

Com as alterações em seu estatuto para melhor adaptação às novas normas do esporte no Brasil, a FAD foi desmembrada para federações próprias de cada esporte e, a partir de 1 de setembro de 1987, a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFEAC) faz a gestão da modalidade no estado. Logo na sequencia, em 1989, o futebol foi profissionalizado em solo acreano.

A denominação atual da FFAC só foi instituída em 1999.

A entidade promove diversos campeonatos como as duas divisões do Estadual, o Campeonato Acreano Feminino e também competições de base. Além disso, foi a FFAC que construiu o estádio Florestão, inaugurado em 2011, com capacidade máxima de 10 mil torcedores.

Uma novidade para 2025 é que a TV Gazeta irá transmitir o Acreanão, trazendo ainda mais visibilidade para o futebol do Acre.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a Federação de Futebol do Acre por seus 78 anos de história!

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.