A CBF

Samir Xaud: "Vamos fazer uma gestão descentralizada"

Novo presidente da CBF reforçou compromisso com o combate à discriminação, a melhoria do calendário nacional e a evolução do futebol brasileiro

Assessoria CBF
25/05/2025 - 15h01
Atualizado há 10 meses
Compartilhe:

Eleito o novo presidente da CBF neste domingo (25), Samir Xaud destacou seu orgulho de ser o mandatário da entidade e prometeu uma gestão descentralizada, conferindo autonomia a diretores e colaboradores da entidade.

Ele reforçou também seu compromisso com o combate à discriminação, com a melhoria do calendário nacional, além de ressaltar sua expectativa pela chegada ao Brasil de Carlo Ancelotti, que será apresentado como técnico na Seleção Brasileira nesta segunda-feira (26).

Encabeçada pelo roraimense de Boa Vista, de 41 anos, a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” recebeu 103 votos dentre os 46 eleitores presentes e elegeu para as oito vice-presidências Ednailson Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho , Ricardo Gluck Paul e Rubens Angelotti.

Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF para o quadriênio 2025/2029Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Veja a entrevista de Samir Xaud à CBF TV:

Felicidade como novo presidente da CBF

"Sensação de muito orgulho, felicidade e motivação para realizar as mudanças necessárias que o futebol brasileiro precisa."

Gestão descentralizada

"Nós vamos fazer uma gestão descentralizada, distribuindo o poder dentro da estrutura institucional que temos hoje. Os profissionais precisam disso, precisam de uma economia para trabalhar e executar da melhor forma o seu trabalho."

Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF para o quadriênio 2025/2029Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Calendário

"O calendário é um grande problema, que vem há anos colocando em risco a saúde dos atletas. Isso é uma coisa que nós precisamos de imediato fazer, por isso o meu anúncio. Nós devemos colocar os estaduais em torno de 11 datas e assim poder começar com o pé direito essa nova gestão e a organização do futebol brasileiro."

Representatividade feminina e combate à discriminação

"Essa escolha foi foi feita através do nosso grupo em conjunto, é uma mensagem muito importante de inclusão das mulheres. Michelle é uma pessoa forte, uma mulher trabalhadora. Nós queríamos passar essa mensagem para todo o povo brasileiro e dizer que nós vamos ser totalmente contra o racismo e qualquer ato de discriminação que venha a acontecer dentro e fora de campo."

Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF para o quadriênio 2025/2029Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Legado

"Espero (deixar) um futebol brasileiro bem melhor, na prateleira de cima das maiores seleções. Eu quero entregar um legado não só da Seleção Brasileira, mas de toda a estrutura de futebol, em cada canto desse país, as federações pequenas, o fomento do futebol de base, futebol feminino... Daqui a quatro anos, quero ver o resultado de tudo que nós vamos começar a plantar agora."

Chegada de Carlo Ancelotti

"Estou muito ansioso e feliz por ser o presidente que vai receber o Ancelotti. Espero mesmo que ele venha contribuir para o futebol brasileiro, que ele consiga passar a mensagem de união, de um time organizado, uma verdadeira família que ele passa em todos os clubes que ele já passou. Quem o conhece, as pessoas próximas, sempre falam isso. Estou muito esperançoso. Ele e a comissão técnica vão ter total autonomia de trabalho aqui dentro da CBF. Nada mais justo do que entregar a Seleção Brasileira para o melhor técnico do mundo."

Veja também

Samir Xaud: "Vamos fazer uma gestão descentralizada" - Confederação Brasileira de Futebol