Impulsionada pela nova gestão da CBF, a revitalização do Gol do Brasil segue em ritmo acelerado! O programa, que é financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e executado em colaboração com federações filiadas e parceiros governamentais, utiliza o futebol como ferramenta para promover educação e cidadania para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Depois de renovar nove acordos de cooperação e realizar cinco festivais em agosto, em cidades das regiões Sul e Sudeste, o Gol do Brasil parte agora para uma série de eventos no Nordeste, Centro-Oeste e Norte, começando neste sábado (27) por Aracaju, Sergipe.
Gol do Brasil parte para uma série de eventos em várias cidades do PaísCréditos: Divulgação / CBF
Além de celebrar a renovação das parcerias, os Festivais marcam também o ressuprimento dos núcleos. Em cada evento, são entregues novos uniformes para crianças e professores, seguindo a nova identidade visual, além de equipamentos esportivos para a realização das aulas. As vestimentas das crianças são inspiradas no uniforme da Seleção Principal, com o objetivo de reforçar o vínculo dos jovens atletas-cidadãos com a Amarelinha.
Festivais movimentaram cidades em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais
Marcando a retomada do Gol do Brasil em Balneário Camboriú, a CBF, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Fundação Municipal de Esportes planejaram em agosto uma semana repleta de atividades.
Além das aulas do projeto, os alunos do projeto tiveram a oportunidade de acompanhar, no dia 21/08, o jogo da Seleção Brasileira Masculina Sub-17 contra a Costa Rica, realizado no estádio do Barra FC. E no sábado (23/08), no Campo da Vila Real, foi organizado o festival de futebol, que contou com a presença do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti.
Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, prestigia o Gol do BrasilCréditos: Divulgação / CBF
"É uma enorme satisfação ver a Federação Catarinense de Futebol, em parceria com a CBF e a Prefeitura de Balneário Camboriú, engajada em um projeto que vai muito além das quatro linhas – uma iniciativa que forma cidadãos por meio do futebol. Acreditamos que o futebol une, educa e abre caminhos para um futuro melhor. É esse compromisso com a inclusão, a educação e o desenvolvimento social que queremos reafirmar", destacou o dirigente.
No dia seguinte (24/08), mesmo sob forte chuva, a bola também rolou em Cocal do Sul. Devido às condições climáticas, o Festival de Futebol precisou ser realizado no pátio da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. Uma solenidade marcou a entrega dos uniformes a alunos e professores e, na sequência, foram organizadas estafetas e gincanas de bola para mais de 120 crianças, com o apoio de 30 voluntários indicados pela Prefeitura e forte presença de pais e familiares.
O evento foi prestigiado pelo do prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, e pelo gerente de operações da Federação Catarinense de Futebol, Roger Mori. A adesão da comunidade, mesmo em um dia chuvoso, foi histórica e demonstra o empenho e a dedicação da FCF e o sucesso do projeto no município.
Em Araraquara, São Paulo, a renovação da parceria com a Prefeitura Municipal foi celebrada com a organização de um festival no dia 30/08, no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite – Aco). Autoridades locais prestigiaram a cerimônia, entre elas o prefeito Dr. Lapena, o secretário de Esporte e Lazer, João Henrique Silvestre, o diretor executivo da FUNDESPORT, Marcelo Sangaletti, e o diretor regional da Federação Paulista de Futebol, Carlos Salmazo. Para encerrar as comemorações, seis professores do projeto no município, com o apoio de 20 voluntários, coordenaram as atividades do Festival de Futebol, que contou com a participação de 130 meninos e meninas com idades entre 6 a 17 anos.
A alegria dos futuros craques que integram o Gol do BrasilCréditos: Caio Marcelo / CBF
A primeira série de festivais Gol do Brasil foi encerrada na cidade mineira de Guaxupé. Em um domingo ensolarado, no dia 31/08, o Estádio Municipal Carlos Costa Monteiro foi sede de um festival para 115 meninos e meninas. O evento foi encerrado de forma marcante, unindo a comunidade em um momento que celebrou o poder do futebol como ferramenta de inclusão e transformação. As mais de 100 crianças formaram uma única equipe, que enfrentou o time formado por professores e instrutores voluntários.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Renata Fernandes, e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Cassiano Silva, prestigiaram o evento e celebraram a renovação da parceria e a retomada do projeto no município.
Próximos eventos
A partir deste final de semana, o programa dá início a uma segunda série de festivais, desta vez com foco em cidades do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte.
Neste sábado (27/09), a partir das 8h, CBF e Federação Sergipana de Futebol organizam um festival na Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, marcando a renovação da cooperação com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Governo de Sergipe.
Na sequência, será a vez de Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Confira a agenda:
04/10 – Festival de Futebol no campo do Fla Palmas, em Palmas (TO)
11/10 – Festival de Futebol no campo do SC Genus, em Porto Velho (RO)
08/11 – Festival de Futebol em Manaus (AM)
Além da renovação das parcerias para a continuidade do projeto e da realização dos festivais, a CBF planeja agora capacitação metodológica para as equipes pedagógicas que atuam no projeto e a retomada da avaliação de impacto social do programa. E reforçando o compromisso de levar o Gol do Brasil a todos os estados, estão em curso tratativas como novos parceiros governamentais indicados pelas Federações para a implementação de novos núcleos, que em breve serão anunciados.