A CBF

Centro de Desenvolvimento: Federação Amapaense e autoridades destacam legado social

Estrutura foi inaugurada neste sábado (5) em um grande evento organizado em Macapá

Assessoria CBF
05/07/2025 - 19h36
Atualizado há cerca de 1 mês
Compartilhe:

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) e autoridades destacaram o legado social que o Centro de Desenvolvimento do Amapá, inaugurado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã deste sábado (5), deixará para toda a juventude do estado.

Centros de Desenvolvimento deixarão um legado social para os estadosCréditos: Lucas Silva/CBF

O presidente da FAF, Roberto Góes, detalhou os planos da federação para a utilização da estrutura.

“Vamos trabalhar em parceria com CBF e governo em três eixos. O de grande rendimento, para atletas em formação, temos um celeiro de atletas aqui de 12, 13 anos, para levar um monitoramento permanente ao departamento de Seleções das categorias de base da CBF. O outro eixo é social, para atender alunos da rede pública e crianças carentes do entorno do Centro de Desenvolvimento”, explicou.

Centros de Desenvolvimento deixarão um legado social para os estadosCréditos: Lucas Silva/CBF

“E o outro eixo, vamos trabalhar as competições da Federação através das categorias, Sub-11, Sub-15, Sub-20 e Feminina. Vamos aproveitar muito e não vai ser só o futebol, vai ser o desenvolvimento de pessoas, para fazer daqui uma grande universidade e com que o Amapá seja referência dos projetos que vamos idealizar, com o poder público e parcerias privadas, em benefício da sociedade, o que é o verdadeiro legado”, concluiu.

Roberto Góes explicou os planos da Federação Amapaense pelo Centro de DesenvolvimentoCréditos: Lucas Silva/CBF

A cerimônia contou ainda com o presidente da CBF, Samir Xaud, o vice-mandatário da Federação Amapaense, Netto Góes, o presidente da Federação Sergipana, Milton Dantas, e com dois campeões mundiais: Branco, em 1994, e Edmilson, em 2002. Além deles, estiveram presentes o governador do Amapá, Clécio Luís, e o senador Randolfe Rodrigues, que ressaltaram a importância do Centro de Desenvolvimento para a região da capital em que se encontra.

“O mais importante é o propósito social. Esse centro está na zona oeste de Macapá, numa área de periferia muito carente, em lugares em que o estado não consegue chegar. Nós vamos, em parceria com o governo do estado, a Federação Amapaense e a CBF, ocupar esse espaço com projetos sociais. O governo vai apoiar para que as escolinhas de futebol dos bairros ocupem esse espaço belíssimo com projetos sociais, salvando vidas de crianças e revelando talentos”, afirmou Clécio Luís.

Clécio Luís durante seu discurso na inauguração do Centro de Desenvolvimento do AmapáCréditos: Lucas Silva/CBF

“(Nesta área) É onde essa criançada acorda sonhando em ser jogador de futebol, se inspirando em craques, vendo a Seleção Brasileira e se apaixonando pelo nosso país. Futebol também cultiva o sentimento de patriotismo, é a síntese de nossa identidade com a nação, e isso surge sobretudo onde se mais precisa, em comunidades, como esta aqui do Marabaixo, de onde virão crianças para povoar o imaginário do nosso futebol”, concluiu Randolfe Rodrigues.

Além do CD do Amapá, a CBF inaugurou nesta semana os espaços em Rondônia e no Tocantins. Mais 11 centros serão finalizados. Ao todo, a entidade destinará mais de R$ 20 milhões para que os locais, construídos com o Fundo do Legado da Copa do Mundo de 2014 nos estados que não receberam jogos do Mundial, sejam destravados e colocados em funcionamento.

Randolfe Rodrigues durante seu discurso na inauguração do Centro de Desenvolvimento do AmapáCréditos: Lucas Silva/CBF

Sobre os Centros de Desenvolvimento

O objetivo da FIFA, ao criar o Fundo de Legado da Copa de 2014 para a construção dos Centros de Desenvolvimento nos 15 estados que não receberam jogos do Mundial, é possibilitar o crescimento do futebol nessas localidades. Por meio de cursos de capacitação, treinamentos de arbitragem e fomento às categorias de base, os centros têm condições de gerar impacto esportivo, social e econômico.

Cada CD dispõe das mesmas instalações: campo de gramado sintético de medidas oficiais (105 x 68m), dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros equipamentos.

Centros de Desenvolvimento deixarão um legado social para os estadosCréditos: Lucas Silva/CBF

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.