A CBF recebeu nesta terça-feira (4) o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol. Organizado pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF), o evento reuniu treinadores de várias gerações do futebol nacional para um dia inteiro de debates, com participação dos técnicos das Seleções Brasileiras Feminina, Arthur Elias, e Masculina, Carlo Ancelotti, um dos homenageados do encontro.
A quantidade de títulos do futebol brasileiro no cenário internacional comprova que a escola de técnicos do Brasil foi responsável por algumas das maiores revoluções do futebol mundial.
Para honrar esta tradição, a FBTF idealizou o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol com uma programação recheada de homenagens a treinadores vitoriosos do passado, debates com técnicos vencedores da atualidade e participação de convidados como Henrique Calixto, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol de Portugal, e Antonio Moralez, da Academia da Real Federação Espanhola de Futebol.
O técnico Carlo Ancelotti foi um dos convidados do FórumCréditos: Jo Marconne / CBF
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente da CBF Gustavo Dias, que destacou o espaço aberto pela Casa do Futebol Brasileiro para sediar o evento e assim aproximar a classe dos treinadores da nova gestão da CBF.
“Os treinadores brasileiros foram os grandes campeões do mundo. A Seleção Brasileira sempre teve grandes treinadores, os clubes brasileiros brilham mundo afora ganhando diversos títulos com treinadores brasileiros. Esse resgate de trazer os campeões, os treinadores antigos, os treinadores novos, tanto do futebol feminino quanto do masculino, gera um amplo debate. A CBF pretende, junto com a CBF Academy, atuar na formação e atualização para construir um futuro para o futebol brasileiro”, disse Dias.
O técnico Vagner Mancini, atualmente no Bragantino e presidente da FBTF, agradeceu a iniciativa da CBF em abrir as portas de seu auditório para receber o evento, inicialmente marcado para acontecer em São Paulo. “Esta ideia surgiu durante uma reunião feita com o presidente Samir Xaud e a diretoria da FBTF e hoje felizmente estamos aqui tornando isso realidade. É um marco para uma parceria que pode dar muito certo. O treinador brasileiro vive um momento fragilizado no futebol, e esperamos com esse Fórum que as coisas possam mudar”, disse.
Os técnicos Arthur Elias e Carlo Ancelotti, das Seleções Feminina e Masculina, respectivamente, foram convidados de honra do evento, assim como Cris Gambaré, coordenadora das Seleções Femininas, e Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas. “Os treinadores brasileiros ganharão força no Brasil e no exterior com o fortalecimento da FBTF e de Foruns como este, que espero que tenham 20, 30 edições”, disse Ancelotti durante sua fala.
Arthur Elias considera que o fortalecimento da classe pode ser especialmente positivo para o mercado do futebol femininoCréditos: Jo Marconne / CBF
Arthur Elias fez coro às palavras do colega de Seleção. Para o treinador, campeão da Copa América Feminina, iniciativas como esta tendem a fortalecer a classe, algo que seria especialmente benéfico para o crescente cenário do futebol feminino no Brasil. “Quando vamos sozinhos, sem unir forças, a chance de transformar boas ideias em ações concretas para o desenvolvimento é muito menor. A CBF abre as portas e FBTF há muitos anos vêm lutando para algumas melhorias na classe. Quando você melhora os treinadores você desenvolve todos os profissionais que vão conosco. Para o futebol feminino, é uma oportunidade num mercado que vem se desenvolvendo cada vez mais”, disse.
Durante o evento, foram homenageados os treinadores Evaristo de Macedo, Emerson Leão, Geninho, Abel Braga, Oswaldo de Oliveira, Falcão e José Mario.

.png&w=3840&q=75)