A CBF

CBF apoia campanha Setembro Lilás e leva mensagem sobre Alzheimer aos estádios

Rodada da Série A vai ajudar a divulgar a campanha sobre a doença

Assessoria CBF
20/09/2025 - 15h56
Atualizado há 2 dias
Compartilhe:
Campanha de conscientização sobre Alzheimer tem apoio da CBF

Campanha de conscientização sobre Alzheimer tem apoio da CBF

Divulgação

Durante a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, entre os dias 20 e 22 de setembro, os estádios de futebol em diferentes cidades do país vão divulgar a campanha Setembro Lilás, promovida pela Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz). A ação tem o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e busca ampliar a conscientização sobre a doença de Alzheimer.

O slogan Pergunte sobre Alzheimer será exibido nas placas de LED nos estádios. A mensagem convida o público a se informar sobre as demências, conhecer formas de reduzir os fatores de risco para o desenvolvimento da doença e entender as opções de tratamento. O objetivo é incentivar o diálogo, reduzir o estigma e tornar o tema mais presente na sociedade.

Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros vivam com algum tipo de demência, mas 80% dos casos não são diagnosticados. Em muitas situações, os primeiros sintomas são atribuídos ao envelhecimento ou ignorados. Entre os profissionais de saúde, um em cada três ainda considera, de forma equivocada, que a demência é parte normal do envelhecimento. A falta de informação dificulta o diagnóstico em tempo oportuno, atrasa o início do tratamento e compromete o planejamento dos cuidados.

Embora as demências ainda não tenham cura, o estudo mais recente sobre prevenção, estima que quase 60% dos casos no Brasil poderiam ser potencialmente evitados com o controle de fatores de risco. Os que mais pesam são a baixa escolaridade, a perda de visão não tratada e a depressão na meia-idade. Outros fatores como hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo e obesidade também contribuem para o aumento dos casos. A conscientizaçao da sociedade e estratégias de saúde pública podem reduzir a carga de demência no Brasil.

Para a presidente da Febraz, Elaine Mateus, o apoio da CBF amplia extraordinariamente o alcance da mensagem. “O futebol fala com milhões de brasileiros, de todas as idades. Ao dar espaço para essa pauta, a CBF ajuda a combater a desinformação e leva conteúdo essencial para o dia a dia das famílias.”

“O futebol tem o poder de unir, emocionar e informar. Ao divulgar a campanha Setembro Lilás nos estádios, contribuímos para tirar o Alzheimer da invisibilidade”, afirma Zico, embaixador da campanha. “Muitas pessoas ainda têm medo ou vergonha de falar sobre o tema, não sabem onde buscar ajuda ou como prevenir a doença. Se nossa voz no esporte encorajar uma família a se informar, já teremos feito a diferença.”

O Setembro Lilás também alerta para os impactos sociais das demências.

No Brasil, os gastos ultrapassam R$ 96 bilhões por ano. Desse total, 73% ficam a cargo das famílias, que cuidam sem remuneração nem suporte adequado. São as mulheres que, majoritariamente, assumem esse papel, enfrentando sobrecarga física, emocional e financeira. Em regiões distantes dos grandes centros, a situação é ainda mais crítica pela falta de serviços especializados.

“Falar mais sobre Alzheimer é o primeiro passo para melhorar o cuidado e atender às necessidades de quem convive com as demências. O diagnóstico em tempo oportuno amplia as possibilidades de tratamento, reabilitação e apoio. A informação fortalece vínculos, protege a autonomia e promove dignidade”, resume Elaine Mateus.

Saiba mais acessando a página oficial da campanha: www.setembrolilas.org.br

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.