A CBF

Ações de inclusão da CBF são destaque em manual da FIFA

Documento da FIFA destaca as boas práticas globais para inclusão no esporte

Assessoria CBF
22/09/2025 - 13h25
Atualizado há 3 dias
Compartilhe:

FIFA destacou as medidas da CBF sobre inclusãoCréditos: FIFA

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi destaque no “Manual da FIFA para o Futebol de Pessoas com Deficiência”, documento emitido pela entidade máxima do futebol e que reúne ações de boas práticas globais para o desenvolvimento e promoção do futebol inclusivo.

Além de colocar a CBF em uma posição de referência na valorização de suas seleções nacionais, o relatório também ressalta o compromisso institucional da entidade com a acessibilidade e diversidade no país do futebol.

Pela primeira vez neste ano, a CBF incluiu em seu relatório de gestão das atividades as seleções de atletas com deficiência. Essa medida consolida o comprometimento da instituição para que todas as suas seleções caminhem lado a lado, desde o Brasa Team (Seleção Brasileira de Futsal nanismo), passando pelo futebol de amputados, pela Seleção de Futsal Down e de futsal Unificado, até as Seleções Principais, Masculina e Feminina, de Base, Futsal e Beach Soccer.

Seleção Brasileira de Futsal Down está sempre em evidência no cenário internacionalCréditos: MARCOS RIBOLLI/CBDI/DIVULGAÇÃO

Medidas destacadas pela FIFA

A FIFA destacou três medidas tomadas pela CBF para a inclusão no esporte. São elas:

A integração dos atletas da Seleção Brasileira de Futebol com nanismo. Os atletas foram recebidos na sede da CBF e contaram com a oportunidade de realizar um media day, visitar o museu da Seleção Brasileira e almoçar na sede da entidade. Logo após o almoço, a seleção viajou rumo a Argentina para disputar a Copa do Mundo, com todas as despesas sendo pagas pela instituição.

A CBF realizou, utilizando os recursos da FIFA Forward, a primeira edição da Copa Brasil de Futebol Unificado, organizada pela Olimpíadas Especiais (Special Olympics), em parceria com a CONMBOL, no Rio de Janeiro em junho deste ano.

Seleção de Futsal de Nanismo durante visita na sede da CBFCréditos: Joilson Marconne/CBF

O apoio à Seleção Brasileira de Futebol para pessoas com Síndrome de Down. Também com os recursos disponibilizados pelo programa FIFA Forward, a CBF arcou com toda a logística e equipamentos necessários para a participação nos jogos de Trisome, realizado na Turquia em 2024. Nessa ocasião a Seleção conquistou o tricampeonato mundial, resultado que reforça a força do futebol inclusivo brasileiro.

O Gerente de Desenvolvimento de Futebol da CBF, Ricardo Leão, comentou sobre o reconhecimento das medidas que a Casa do Futebol Brasileiro vem tomando para a inclusão no futebol.

“É um sentimento de muito orgulho pelo reconhecimento de todo trabalho que a CBF tem desenvolvido. Importante ressaltar que, além de apoiar as seleções inclusivas, que são as seleções de futsal down, futsal nanismo, futebol para amputados, de futsal unificado das Olimpíadas Especiais, a gente também foi reconhecido pelo fato de incluir as seleções inclusivas no nosso relatório de gestão, ou seja, colocando as seleções inclusivas em condições de igualdade com a Seleção Brasileira de Futebol masculina, feminina, seleções de futsal e as seleções de beach soccer. Então, orgulho e alegria pelo fato de estarmos fazendo a coisa certa, de fazer o bem pelo bem”.

Com apoio da CBF, Seleção Brasileira de Futsal Unificado é campeã das Olimpíadas Especiais Créditos: Divulgação

A CBF agradece a FIFA pelo reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido junto à Confederação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (COBEN), à Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e Olimpíadas Especiais Brasil, ressaltando seu protagonismo no cenário internacional ao lado de outras federações que vêm investindo no futebol inclusivo.

A entidade segue empenhada em ampliar o alcance de suas iniciativas, garantindo que cada vez mais brasileiros tenham a oportunidade de vestir a camisa da Seleção e representar o país, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.