
FAF completa 59 anos nesta sexta-feira (26)
ReproduçãoFundada em 26 de setembro de 1966, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) comemora nesta sexta-feira (26) o seu 59° aniversário. Responsável por representar os times amazonenses, a federação nasceu de um conflito entre a ACLEA (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas) e a F.A.D.A (Federação Amazonense de Desportos Atléticos).
Ao longo de sua história, a FAF tem sido peça fundamental no desenvolvimento do futebol amazonense. O campeonato estadual do Amazonas se profissionalizou em 1964 e dois anos depois, em 1966, começou a ser comandado e organizado pela FAF. O campeão estadual, além do título, se sagra o representante do estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Série D, competições organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro. Atualmente, quem detém o título é o Amazonas.
No Estado, o maior do país, todas as ligas de futebol amador dos municípios são filiadas à FAF, que, além do Campeonato Amazonense de Futebol, também organiza, desde 2023, a Copa Floresta, com povos originários do interior do estado.
Nos seus primeiros anos de existência, a FAF levou a Seleção Brasileira, em 1970, para inaugurar o então maior estádio do estado, o Vivaldão. Anos depois o estádio foi demolido para dar espaço à Arena Amazônia, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parabeniza a FAF pelo seu 59° aniversário.