
Diretorias da CBF e FCF e a prefeita de Balneário Camboriú inauguram o Centro de Desenvolvimento
Mauro Molina / CBFNum campo de futebol amizades nascem, talentos se desenvolvem e sonhos se realizam. Ao inaugurar o Centro de Desenvolvimento do Futebol de Santa Catarina, a CBF e a Federação Catarinense de Futebol (FCF) entregam um equipamento de primeiro mundo, capaz de unir a comunidade de Balneário Camboriú e transformar o futuro de crianças e jovens da região.
Muita bola já rolou no campo que existia onde hoje está instalado o Centro de Desenvolvimento (CD) inaugurado pela CBF, ao lado da sede da FCF. Questões burocráticas adiaram por anos o esperado momento de transformar este espaço em um moderno centro de treinamento. O tempo passou, o campo perdeu jogadores e caiu no abandono. Por isso, o momento da inauguração do CD foi muito festejado pela comunidade do futebol local.
Prefeita Juliana Pavan foi presenteada por Rubens Angelotti com uma camisa da Seleção Brasileira Créditos: Mauro Molina / CBF
“Eu olhava para esse campo e pensava que o Legado da Copa teria que ser aqui. Foi uma luta grande até chegar o momento da inauguração. Anos batalhando e agora chegou o momento de usufruir disso. A Federação vai fazer escolinhas de futebol e promover integração social nesse bairro”, disse Rubens Angelotti, presidente da FCF e vice da CBF.
Um dos planos de Angelotti é o de fomentar o futebol feminino, em um movimento de popularização da modalidade, que terá a Copa do Mundo no Brasil em 2027. Quem gostou deste plano foi Claudia Toledo. Ela é professora de educação física e vive na cidade há mais de 20 anos, tempo em que pôde frequentar o campo regularmente. Por isso, se inscreveu para ser voluntária na inauguração do CD.
“Estou aqui há 25 anos e fiquei muito triste quando ele acabou. Mas acompanhei toda a negociação para chegar no momento de hoje. Como professora de educação física, penso em quantas crianças estarão aqui, penso nele lotado, em formar cidadãos. O esporte é transformador, um lugar que equipara as crianças, não existe dinheiro, todos são iguais. E o futebol é inclusivo, qualquer par de tênis vira uma trave. Eu fico muito feliz de receber um espaço como esse”, disse Claudia.
Voluntário Claudia Toledo e o caramelo Paçoca, que já virou mascote do novo Centro de DesenvolvimentoCréditos: Mauro Molina / CBF
A presença de Claudia ainda implica em outra presente constante no espaço, uma verdadeira instituição do futebol brasileiro: o cachorro caramelo. Devidamente identificado com crachá, o cachorro Paçoca, mascote local, acompanhava Claudia enquanto a professora orientava as crianças.
Atual Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan ocupava uma cadeira na Câmara dos Vereadores da cidade quando as negociações para a construção do espaço tiveram início. Ela elogiou o compromisso da CBF e FCF para conclusão do CD. “Agradeço à Fundação Catarinense de Futebol e à CBF, por deixar aqui a sua digital, a sua marca do Legado da Copa no nosso município. Nós estamos extremamente felizes. As crianças, as famílias estão felizes. A partir de agora é investir, reafirmar cada vez mais o nosso compromisso com o esporte, que transforma vidas”, disse.
O quarto Centro de Desenvolvimento entregue em menos de três meses fez o presidente da CBF, Samir Xaud, celebrar mais um passo concluído nas metas da gestão. “A gente viu no rosto das pessoas a alegria pelo fim de uma espera de anos, de muita luta. Todos estavam empenhados em tirar isso do papel. Para mim é mais uma felicidade estar aqui hoje e participar desse evento fantástico junto com a Federação Catarinense”, disse.