A CBF

CBF e Apae Brasil firmam parceria para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025

Campanha traz o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”

Assessoria CBF
23/08/2025 - 19h10
Atualizado há 11 dias
Compartilhe:
Sem texto alternativo

A CBF e a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) unem forças novamente com a finalidade de promover, por meio do esporte, a inclusão das pessoas com deficiência e de enfatizar a importância da luta pela defesa e garantia de direitos dessa população. A parceria prevê a divulgação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025, realizada pela Fenapaes (Apae Brasil) de 21 a 28 de agosto, desde 1963, e instituída pela Lei nº 13.585/2017.

A iniciativa deste ano, alicerçada sob o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!” – construída de forma participativa, com a voz ativa dos autodefensores –, convida a sociedade a refletir e agir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer. Além de destacar a relevância da campanha, a nova ação propõe-se, ainda, a uma atenção à escuta dos desejos e das escolhas das pessoas com deficiência, ao respeito às diferenças e à criação de oportunidades reais.

Pela parceira, que chega ao quinto ano consecutivo, será exibido, antes e durante o intervalo das partidas da 21ª rodada do Brasileirão Betano (23, 24 e 25 de agosto), um vídeo de animação nos painéis de LED ao redor do gramado e um vídeo institucional no telão dos estádios, ambos para dar maior visibilidade à campanha.

Para o presidente da CBF, Samir Xaud, a entidade tem o dever de participar ativamente de campanhas e ações que visem à inclusão e à construção de uma sociedade mais justa, com respeito, tolerância e oportunidades a todos os segmentos.

“O compromisso da CBF com a inclusão é uma realidade da qual não abrimos mão. Queremos avançar com campanhas e ações que reforcem a visibilidade e o respeito a todos aqueles segmentos que são vítimas de preconceitos e que, infelizmente, ainda vivem à margem da sociedade. A nova gestão da CBF está atenta a essas demandas. É uma obrigação nossa. O futebol tem como princípio universal a união e a diversidade e essa parceria com a Fenapaes representa mais um passo da CBF neste sentido.”

Já o presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner de Barros, ressalta que, além de ser um espaço de competição, o esporte é uma das peças-chave no processo de inclusão, integração social e no desenvolvimento global das pessoas com deficiência, possibilitando-as, conjuntamente, mostrar as suas habilidades e a superar barreiras.

“O futebol é mais do que um esporte, isto é, tem uma força capaz de conectar pessoas, culturas, nações, e de chamar a atenção da sociedade para questões que ainda enfrentamos em pleno século 21, como o preconceito e a discriminação. Ou seja, é uma porta para a transformação social. E, graças ao comprometimento da CBF com a causa das pessoas com deficiência e suas famílias, nós temos conseguido reforçar, para além das quatro linhas, a relevância de um país verdadeiramente inclusivo, onde essas pessoas tenham acesso a oportunidades reais, direito à cidadania e sejam respeitadas”, afirma.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.