A CBF

CBF adota Gesto Antirracismo em todo o futebol no Brasil

Jogo contra o Uruguai na Arena Fonte Nova nesta terça (19) marcará a implementação do protocolo da Fifa contra atos racistas

Assessoria CBF
19/11/2024 - 12h37
Atualizado há 11 meses
Compartilhe:

A partida do Brasil pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA com o Uruguai marcará outro passo importante na luta contínua contra o racismo. A Arena Fonte Nova será palco nesta terça-feira (19) do primeiro jogo no país com a implementação do Gesto Antirracismo da FIFA. 

Ao cruzar os braços na frente do peito, os jogadores poderão sinalizar diretamente ao árbitro que estão sendo alvos de abuso racista, levando o árbitro a iniciar o procedimento de três etapas. Com a primeira etapa, a partida será interrompida. Se o abuso continuar, a partida será suspensa, com os jogadores e os dirigentes da partida saindo do campo de jogo. Caso o incidente não cesse, na terceira etapa, a partida será abandonada.

A CBF foi a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo. A iniciativa é um dos marcos da gestão do Presidente Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro e nordestino a presidir a entidade.

"A partida da Seleção na Bahia, a cidade mais negra fora da África, marcará o lançamento oficial do protocolo contra atos racistas no futebol brasileiro", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Vinicius Jr. faz o Gesto AntirracismoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

"Quando entrei para o Conselho da FIFA em março do ano passado, anunciei que a luta contra racistas seria uma das minhas prioridades na organização. De agora em diante, o gesto será adotado em todas as partidas em nosso país. O racismo é um crime que afeta a alma. Esta é uma demonstração pública da FIFA, da CBF e das outras federações nacionais de que não há mais espaço para racistas no futebol,” acrescentou.

O gesto foi aprovado por unanimidade no 74º Congresso da FIFA em Bangkok, na Tailândia, no dia 17 de maio deste ano. O gesto global de braços cruzados para sinalizar abuso racista se tornou parte do protocolo do futebol quando foi implementado na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Colômbia 2024.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, faz o Gesto AntirracismoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Agora, a CBF tem orgulho de lançar a iniciativa em todos os níveis do futebol no Brasil, com o primeiro passo sendo dado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2026. Na ocasião, a Seleção vai enfrentar o Uruguai, a partir das 21h45.

Detalhes sobre o Gesto Antirracismo foram comunicados aos jogadores da Seleção, comissão técnica, equipe de arbitragem e organizadores da partida na segunda-feira (18) em Salvador. Os torcedores na Arena Fonte Nova também serão informados por meio de anúncios no estádio e um vídeo, explicando o que acontecerá se o Gesto Antirracismo for usado. No dia 5 de setembro, a CONMEBOL anunciou que o Gesto Antirracismo seria implementado em todas as partidas organizadas pela confederação.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.

CBF adota Gesto Antirracismo em todo o futebol no Brasil - Confederação Brasileira de Futebol