Portuguesa no Sub-11 e Operário no Feminino Sub-17 conquistam competições inéditas da FFMS Créditos: Yasmin Soares/@soanovfotografias
Sucesso e aquele gosto de quero mais. Assim podem ser avaliadas duas competições inéditas realizadas pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) no último sábado (7). Pela primeira vez, a entidade organizou os Estaduais Sub-11 e ainda o Feminino Sub-17, realizados nos campos da Arena 67, em Campo Grande, no formato de festival, com jogos classificatórios pela manhã e os eliminatórios e decisivos no período da tarde.
Ao todo, mais de 300 atletas participaram, com 14 clubes na disputa pelo Sub-11, sendo oito delas da Capital, além de quatro equipes do Feminino Sub-17, todas de Campo Grande. Para os atletas de times de Rio Brilhante, Água Clara, Anastácio, Aquidauana e Dourados, a Federação ofereceu almoço em refeitório montado no Complexo Jacques da Luz.
No Estadual Sub-11, a disputa foi grande. Para ser finalista, o Ubiratan enfrentou o D9, de Campo Grande, e venceu por 2 a 0. Na outra chave, Portuguesa e Náutico fizeram duelo entre times da Capital que terminou igual em 1 a 1. Nos pênaltis, a Lusa foi melhor e se classificou com 3 a 2.
Na decisão entre Portuguesa e Ubiratan, melhor para o time de Campo Grande, que abriu 2 a 0, com gols de Eduardo, logo no primeiro minuto de jogo, e de Benjamin, aos cinco minutos da etapa final. O time de Dourados descontou aos 12 minutos, em um belo chute de Paolo, mas a Lusa soube segurar a vantagem de 2 a 1 até o fim e conquistar o título.
Presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, premia Operário pelo título estadual Sub-17Créditos: Yasmin Soares/@soanovfotografias
Já no Estadual Feminino Sub-17, o Operário ficou com o título, vencendo os três jogos que disputou, marcando 13 gols e sofrendo apenas um. Participaram ainda Náutico, com duas vitórias em uma derrota, Club Atlético Santista, com uma vitória e duas derrotas, e Cefac/Esquerdinha, que não pontuou nas partidas que disputou.
Sucesso
O presidente interino da Federação, Estevão Petrallás, comemorou o sucesso das competições. Presente desde os primeiros jogos na Arena 67, o dirigente acompanhou a grande movimentação e conversou com torcedores. Em entrevista à TV FFMS, que transmitiu os jogos com Thiago Lopes de Farias, Hugo Carneiro e Gilmar Matos disse que o custo para realizar os campeonatos compensa pelo benefício que traz ao futebol sul-mato-grossense.
“Quando o Marco Tavares me apresentou o projeto, pensei no custo para organizar a competição, mas hoje vejo que esse custo é simbólico em relação ao resultado do que vimos, com quase um quilômetro de carros estacionados próximos ao complexo da Arena 67. Esse deve ter sido o maior evento de base que a Federação organizou e vamos buscar incluir no nosso calendário duas competições desta na temporada”, disse.
Presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão PetrallásCréditos: Yasmin Soares/@soanovfotografias