A CBF

Visita de Comitiva da CBF a Sergipe faz de Aracaju a capital do futebol

CBF prepara inauguração em Sergipe do primeiro Centro de Desenvolvimento do Nordeste e celebra a homenagem a Samir Xaud como Cidadão Aracajuano

Assessoria CBF
28/08/2025 - 23h53
Atualizado há 5 dias
Compartilhe:
Comitiva da CBF visitou o tradicional estádio Batistão

Comitiva da CBF visitou o tradicional estádio Batistão

Jorge Henrique / FSF

A véspera da inauguração de um Centro de Desenvolvimento (CD) transforma o local que vai receber o equipamento em um grande encontro nacional do futebol. Em Sergipe não foi diferente: Aracaju e a vizinha Barra dos Coqueiros, onde o CD vai funcionar, celebraram a visita do presidente Samir Xaud conferindo-lhe o título de Cidadão Aracajuano e festejando o apoio da CBF ao futebol do estado e do Nordeste.

O Centro de Desenvolvimento do Futebol de Sergipe, instalado no município de Barra dos Coqueiros, vizinho à capital Aracaju, é o quinto equipamento da série de Legados da Copa de 2014 entregues na gestão de Samir Xaud como presidente da CBF – e o primeiro do Nordeste, cumprindo a promessa de uma atenção especial ao futebol de longe dos grandes centros.

Samir Xaud recebeu o título de Cidadão Aracajuano em sessão solene na Câmara MunicipalCréditos: Jorge Henrique / FSF

Uma das agendas do presidente da CBF na capital sergipana foi solene: Xaud foi agraciado com o título de Cidadão Aracajuano pela Câmara dos Vereadores do município, iniciativa de Miltinho Dantas, presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), e vereador da capital sergipana.

“A experiência em Aracaju tem sido muito positiva. É um estado que ainda não conhecia, e chegar aqui, ser bem recebido com essa homenagem, com o título de Cidadão Aracajuano, por tudo que nós estamos fazendo aqui pelo estado em relação ao futebol brasileiro é gratificante. Vou ter que voltar mais vezes”, disse Xaud.

A visita do presidente da CBF ao Estado foi celebrada pelo presidente da FSF. Ele destacou que a gestão de Xaud abriu as portas da entidade aos clubes do Nordeste e projeta o desenvolvimento do futebol no Estado a partir da inauguração do CD.

Xaud e Dantas no gramado do Batistão Créditos: Jorge Henrique / FSF

“Hoje nós temos o prazer e o orgulho de receber o presidente Samir Xaud, os colegas presidentes de federações, a direção da CBF, para esse dia histórico. Vamos receber oficialmente da CBF o Centro de Desenvolvimento do Futebol, onde iremos realizar projetos que tínhamos intenção de implementar aqui no Estado e não tínhamos condições pela falta do espaço para desenvolvê-los”, disse.

Prestigiaram a solenidade os presidentes das federações de Alagoas (Felipe Feijó), Amapá (Netto Góes), Bahia (Ricardo Lima), Goiás (Ronei Freitas e o diretor executivo André Pitta), Paraíba (Michelle Ramalho), Piauí (Robert Brown), Rio de Janeiro (secretário geral Leo Ferraz) e Rio Grande do Norte (José Felipe), além do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, a diretora de Infraestrutura e Patrimônio Catherine Veloso, o diretor de Desenvolvimento e Projetos Matheus Senna, o Diretor de Relações Internacionais Roberto Oliveira, e o representante da FIFA Rafael Arias.

Em seu discurso, Dantas frisou que a vinda desta comitiva da CBF ao estado transformava Aracaju na capital do futebol durante quinta e sexta-feira. Suas palavras se comprovaram logo depois, quando a comitiva visitou o estádio Lourival Baptista, na prévia da partida entre Sergipe e Lagarto, válida pela Copa Lotese.

Branco, Agnaldo e Bebeto: ex-jogadores se encontraram no campoCréditos: Jorge Henrique / FSF

Em pleno gramado do Batistão, os tetracampeões Bebeto e Branco, convidados de honra para a inauguração do CD, conversavam com Agnaldo Liz, ex-jogador e atual técnico do Lagarto, em um encontro inesperado em pleno campo de jogo. “Joguei com o Branco no Flamengo e no Grêmio, e com o Bebeto no Flamengo. Eu falei com o Branco quando a Seleção (Sub-17) estava em Santa Catarina, e disse a ele que estaria aqui. Marcamos de nos encontrar, só não sabia que seria em campo mesmo”, disse Agnaldo.

Ensaio

A manhã em Barra dos Coqueiros foi de ensaio para a inauguração do Centro de Desenvolvimento. Inclusive para os cerca de 40 voluntários que participarão da cerimônia e farão a coordenação de 120 crianças de escolinhas e projetos sociais locais inscritas no tradicional Festival de Futebol que estreia o campo do CD.

Pela manhã, voluntários ensaiaram para fazer bonito na cerimônia de inauguração do CDCréditos: Jorge Henrique / FSF

Para o voluntário José Clayson, professor de educação física, a perspectiva que o CD traz é única para a região. “O que eu vejo é a necessidade de um espaço assim como esse para a iniciação esportiva, um trabalho que é muito importante na base, que é o que eu vejo como uma deficiência aqui no estado. Então chega em muito boa hora”, disse.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.