.jpg&w=3840&q=75)
Seleção Brasileira de Futebol para Amputados
DivulgaçãoA CBF, por meio do programa CBF Transforma, garantiu o apoio para a Seleção Brasileira de Futebol para Amputados, que disputa a partir desta terça-feira (26) a Copa Sul-Americana da modalidade. O Brasil, atual campeão, estreia contra o Equador, às 15h30. A competição acontece em São Paulo até sábado (30) e classifica três países para a Copa do Mundo de 2026, na Costa Rica.
O CBF Transforma é um dos programas de Desenvolvimento da entidade, que conta com recursos do FIFA Forward. O apoio à Seleção Brasileira de Futebol para Amputados aconteceu a partir do custeio integral dos uniformes oficiais da delegação, além de passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante a competição. O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), também participa da iniciativa, sendo responsável por parte das hospedagens.
O presidente da CBF, Samir Xaud, celebrou a parceria e desejou sorte ao time que vai representar o Brasil na competição. “Desejo boa sorte à nossa Seleção Brasileira de Amputados, que irá representar e estrear nesta terça-feira na Copa Sul-Americana, em São Paulo. A inclusão é um dos pilares da nossa gestão, e toda CBF está na torcida por vocês”, disse Xaud, em vídeo gravado para os jogadores.
Os jogadores compartilharam a emoção de ver o escudo da CBF no uniforme Créditos: Divulgação
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados, Felipe Catunda, considera o apoio um divisor de águas para a modalidade. Ele relata que os atletas se emocionaram ao ver os uniformes com o escudo da CBF. “Esse momento é mais que um marco histórico, é a realização de um grande sonho. O sonho de cada jogador que sempre desejou vestir a camisa da seleção do seu país, e que, agora, pode fazê-lo com orgulho ainda maior. Mais do que uniformes, recebemos um símbolo de confiança, pertencimento e valorização”, disse.
"Essa ação reforça o compromisso institucional da CBF em promover a acessibilidade e a inclusão, destacando o papel do futebol como ferramenta universal de desenvolvimento humano e social. O apoio às Seleções Inclusivas, como as equipes de Futebol para Amputados, Futsal Down e Nanismo, bem como das Olimpíadas Especiais, fazem da CBF hoje uma referência mundial, reconhecida pela FIFA em seu Manual do Futebol para Pessoas com Deficiência, publicado no início deste ano”, disse Ricardo Leão, Gerente de Desenvolvimento do Futebol da CBF.
O Brasil está no Grupo A da Copa Sul-Americana, junto a Equador, Uruguai e Peru. No Grupo B estão Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.