A CBF

CBF APRESENTA METODOLOGIA “FOOTBALL VIDEO SUPPORT” EM EVENTO NO RIO

Em parceria com a FIFA, a Comissão de Arbitragem da CBF fará nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, a apresentação do sistema de desafios por vídeo, que será testado na Copa do Brasil Feminina e na Copa Paulista

Assessoria CBF
17/09/2025 - 15h24
Atualizado há 4 dias
Compartilhe:
Equipes de arbitragem que participarão das partidas em que metodologia será testada participaram de treinamento durante a semana

Equipes de arbitragem que participarão das partidas em que metodologia será testada participaram de treinamento durante a semana

Divulgação / CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF convida a imprensa para uma apresentação detalhada sobre a metodologia “Football Video Support” (FVS). O evento será na quinta-feira (18), a partir das 10 horas, no hotel C Design, no Recreio dos Bandeirantes (RJ), com entrevistas após a exibição. A metodologia será utilizada em caráter de teste das quartas de final até a final da Copa do Brasil Feminina e, por convite da CBF à Federação Paulista de Futebol (FPF), na fase final da Copa Paulista de Futebol.

A CBF foi convidada pela FIFA para participar do projeto piloto de testes desta tecnologia, que permite às equipes acionarem a checagem de lances por vídeo, como um “desafio”. O responsável por solicitar a checagem dos lances será o técnico de cada equipe, sinalizando a partir de um giro com o dedo indicador e entregando um cartão de desafio ao quarto árbitro.

Cada técnico terá direito a dois desafios. Se o lance revisado for revisto e a decisão de campo alterada em favor do técnico, ele mantém o desafio. Caso a decisão de campo seja mantida após revisão, o técnico perde um dos desafios. Jogadores podem solicitar ao treinador a revisão de um lance, mas só o comandante da equipe pode acionar o procedimento.

A CBF foi uma das associações nacionais convidadas pela FIFA para os testes que podem definir a implantação da metodologia em outras competições. Como exigência, a FIFA determina que a metodologia seja testada em pelo menos dez partidas em competições masculinas e femininas. A primeira utilização será a partir das quartas de final da Copa do Brasil Feminina, cujas datas serão definidas em sorteio nesta sexta-feira (19), na sede da CBF.

Para atender à exigência da FIFA, a CBF estendeu o convite à FPF, que utilizará a metodologia nas fases finais da Copa Paulista de Futebol. Para garantir um bom rendimento nos testes, os profissionais de arbitragem que estarão envolvidos nestas partidas tiveram treinamentos de segunda-feira (15) a quinta-feira (18) com instrutores da CBF, no Clube de Aeronáutica (CAER), e instrutores FIFA, on-line.


Serviço:

Apresentação da metodologia Football Video Support (FVS)

Data: Quinta-feira, 18 de setembro

Horário: 10h (horário de Brasília)

Local: Hotel C Design (Av. Lúcio Costa, 17360. Recreio dos Bandeirantes-RJ).

Após a apresentação, o presidente da Comissão de Arbitragem Rodrigo Cintra, atenderá a imprensa.

Veja também

Patrocinadores

Assine nossa
newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol brasileiro.