Biografia do Presidente - Ednaldo Rodrigues

Biografia do Presidente - Ednaldo Rodrigues

Ednaldo Rodrigues Gomes foi eleito para comandar a CBF de 2022 a 2026

Perfil Ednaldo Rodrigues Perfil Ednaldo Rodrigues
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Ednaldo Rodrigues Gomes é brasileiro, natural de Vitória da Conquista, Bahia, casado há 40 anos com Rita Galvão, com quem tem uma filha, Rafaela, e dois netos, João Gabriel e Pedro Enrico, que nasce em um mês.

Foi também casado com Edneia Maria, com quem teve três filhos: Roberto, Renata e Rúbia, com cinco netos, Ana Júlia, Alessandra, Antonio Ricardo, Rodrigo e Rafael.

É graduado em Ciências Contábeis, com extensão em auditoria financeira pela Faculdade Visconde de Cairu, em Salvador. Foi Gerente Geral de empresas multinacionais, como Coca-Cola e Pepsi. Também tem qualificação profissional em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão do Futebol no Legado da Copa pela FIFA e pela CBF Academy, tendo participado de eventos importantes como Footecon e Soccerex. Foi Membro Efetivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia, Membro Efetivo do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro da CBF, Chefe da Delegação Brasileira em diversos amistosos da Seleção e Delegado da CBF nas Copas do Mundo FIFA de 2002 e 2006. 

Desde a juventude, Ednaldo Rodrigues tem sua trajetória ligada ao futebol, esporte que sempre praticou como atleta amador, tendo sido tetracampeão no União Atlético Clube, de Vitória da Conquista.

Como dirigente esportivo, sua carreira começa bem antes da Federação Bahiana de Futebol (FBF): foi Presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres entre 1979 e 1983, tendo se sagrado campeão do Campeonato Intermunicipal de Futebol da Bahia, um dos mais disputados do mundo, com mais de 80 municípios e 3.000 atletas participantes.

Em 1993, ingressou na Federação Bahiana de Futebol (FBF) como Diretor de Futebol Intermunicipal, assumindo posteriormente a Diretoria de Futebol e a Diretoria de Registros e Transferências. Quatro anos após, em 1997, tornou-se Vice-Presidente, com a profissionalização da entidade pelas mãos do então Presidente, Virgílio Elísio, que veio a ser Diretor de Competições da CBF, pavimentando o caminho para a eleição de Ednaldo Rodrigues à Presidência da FBF por aclamação, em 2001.

Foi reeleito na FBF por mais três mandatos, todos por aclamação, saindo em 2019 para assumir a Vice-Presidência da CBF. Como reconhecimento pelo trabalho realizado no desenvolvimento do futebol baiano e nordestino, recebeu a Comenda Dois de Julho, mais alta honraria outorgada pela Assembleia Legislativa da Bahia às pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade, aprovada por unanimidade pela iniciativa do deputado Jânio Natal, atual prefeito de Porto Seguro, que fez questão de destacar que Ednaldo foi um dos idealizadores da Liga do Nordeste.

Em agosto de 2021, após indicação do Conselho de Administração, foi escolhido para gerir a CBF interinamente substituindo Rogério Caboclo, que fora afastado pela Comissão de Ética da entidade.

Tendo como bandeiras a união e o diálogo com todos os integrantes da estrutura do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues permaneceu como Presidente em exercício da CBF até a Assembleia Geral Eleitoral de 23 de março de 2022, que o escolheu para exercer a Presidência até 2026. Candidato único pela chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", foi eleito com a quase totalidade dos votos: 26 das 27 Federações Estaduais, 20 Clubes da Série A e 19 dos 20 Clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser