Sobre a CBF

Sobre a CBF

Confederação Brasileira de Futebol tem como principal objetivo liderar e promover a prática esportiva do futebol no Brasil

Nova fachada da CBF: A Casa do Futebol Brasileiro Nova fachada da CBF: A Casa do Futebol Brasileiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

SOBRE A CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem como principal objetivo liderar, promover e fomentar a prática esportiva do futebol no Brasil. Faz isso a partir da gestão das Seleções Brasileiras de futebol e da organização da estrutura do futebol brasileiro em competições nacionais, profissionais e de base, de ambos os gêneros.

Histórico

O início de suas atividades ocorreu em 20 de agosto de 1916, ainda como parte integrante da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade cujo compromisso era o desenvolvimento desportivo do Brasil. Em 1923, um marco importante na história: a CBD foi admitida ao quadro de confederações filiadas a Federation Internationale de Football Association, a FIFA, órgão máximo do futebol mundial. Em 24 de setembro de 1979, após amplas modificações administrativas e estruturais, visando entrar em conformidade com decreto da FIFA que determinava a necessidade de entidades nacionais com dedicação exclusiva ao desenvolvimento do futebol, foi criada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF),  com a prerrogativa de garantir a gestão independente do futebol brasileiro e das Seleções Brasileiras de futebol.

Após algumas reformas estatutárias e aperfeiçoamentos administrativos ao longo dos últimos 40 anos, atualmente a CBF conta com uma estrutura de governança moderna e transparente, com funcionamento em conformidade com os melhores padrões mundiais de gestão. Conta com Presidência, formada por presidente e oito vice-presidentes eleitos para um mandato de quatro anos, Secretaria-Geral, Vice-Presidência Jurídica e Diretorias Financeira, Jurídica de Coordenação, de Competições, de Comunicações, de Desenvolvimento do Futebol, de Governança e Conformidade, de Marketing, de Patrimônio, de Projetos Estratégicos, de Recursos Humanos, de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes, de Relações Institucionais e de Tecnologia da Informação.

Seleção Brasileira

A CBF é a responsável pela gestão de todas as categorias de Seleção Brasileira de futebol. Atualmente, no feminino, são três categorias fixas: Profissional, Sub-20 e Sub-17. A modalidade masculina conta com cinco grupos fixos: Profissional, Olímpico, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, além das categorias de transição, Sub-16 e Sub-18. Em 2020, a Confederação Brasileira de Futebol retomou o projeto da Seleção de Masters. O Brasil já foi campeão mundial em 12 oportunidades: cinco vezes na categoria principal masculina, três na Sub-20 e quatro na Sub-17. 

Competições Nacionais

A CBF organiza atualmente 19 competições nacionais em seu calendário anual, sendo sete voltados para o futebol de base e três para o campeonato feminino. Além disso, organiza o E-Brasileirão, campeonato de games que ultrapassa 20 mil inscrições anuais. Em 2020, passou a fazer parte do calendário a Supercopa, o duelo entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil. Ao todo, a Diretoria de Competições da CBF realiza mais de 2 mil jogos em sua temporada, distribuídos pelas cinco regiões do país, um recorde em todo o mundo.

Lista de certames:

Campeonato Brasileiro Séries A, B, C e D
Campeonato Brasileiro Feminino Séries A-1 e A-2
Campeonato Brasileiro Sub-20
Campeonato Brasileiro Sub-17
Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18
Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16
Campeonato Brasileiro de Aspirantes
Copa do Brasil
Copa do Brasil Sub-20
Copa do Brasil Sub-17
Supercopa do Brasil
Supercopa Sub-20
Supercopa Sub-17
Copa do Nordeste
Copa do Nordeste Sub-20
Copa Verde
E-Brasileirão

Sede administrativa - Casa do Futebol Brasileiro

Desde junho de 2014, a CBF passou a contar com sua sede administrativa, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A estrutura abrange um edifício próprio e exclusivo, planejado para abrigar todos os setores componentes da maior confederação esportiva do Brasil e suas respectivas necessidades. As instalações seguem uma linha moderna e foram projetadas para atender importantes requisitos de sustentabilidade, como um sistema de coleta para reuso da água das chuvas e um conjunto de painéis solares para redução do consumo energético de fontes convencionais. A nova sede da CBF, além de abrigar as atividades administrativas da Confederação, comporta ainda relevantes eventos realizados dentro do edifício, como convocações das seleções, cursos, treinamentos e seminários, sorteios envolvendo as competições organizadas pela CBF, conferências de imprensa e eventos institucionais. É onde também se encontra o Museu Seleção Brasileira, espaço dedicado às conquistas, as memórias e à gloriosa trajetória da Seleção ao longo de sua centenária história. No Museu estão relíquias e preciosidades do futebol brasileiro, distribuídas em diferentes ambientes interativos e múltipla plataforma, tornando a experiência mais dinâmica, intensa e especial para os apaixonados pelo futebol da Canarinho.

Granja Comary - Centro de Treinamento da Seleção Brasileira

O Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, conhecido popularmente como “Granja Comary” e localizado em Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurado em abril de 1987. Como a Casa da Seleção, diversos craques já passaram pelos gramados do CT, que cumpre também a função de ser um importante celeiro na formação de jogadores e futuras estrelas a vestir a Amarelinha. Para acompanhar a excelência do futebol brasileiro, a Granja passou por uma extensa reforma iniciada em 2013. O resultado é uma estrutura completa, distribuída em 145 mil metros quadrados, que conta com hospedagem de primeira linha, cinco campos de futebol, restaurante com cozinha profissional, além de academia e centro médico e de fisiologia equipados com aparelhos de última geração. Não poderia ser diferente: a Casa da Seleção Brasileira oferece o que há de mais moderno e em alto padrão de excelência para o futebol pentacampeão do mundo. Cada vez mais utilizada pelas Seleções Brasileiras, a Granja registra nos últimos anos taxa de ocupação de 90%. Outro ponto importante deste grande complexo esportivo é a gama de serviços fornecidos, os quais, além de toda a parte de hospedagem e treinamento, também incluem: lavanderia, alimentação, fornecimento de materiais para reciclagem e toda a gestão de transporte/veículos e maquinário que suporta a operação da estrutura.

Granja Comary - Centro de Excelência do Futebol Brasileiro

Em 2018, a Granja inaugurou o Centro de Excelência do Futebol Brasileiro. Um moderno ginásio equipado com aparelhos de vanguarda para o uso nos treinamentos das Seleções Brasileiras, masculina e feminina. Baseado em três pilares-Treinamento, Ensino e Pesquisa-, o projeto foi idealizado pelo Departamento de Seleções e construído sobre responsabilidade da Diretoria de Patrimônio. São mais de 80 equipamentos voltados para trabalhos físicos, duas salas de aula com capacidade para 60 alunos (reversível para apenas uma de 120) da CBF Academy e 1700m2 de construção ao lado do hotel da Seleção Brasileira. Ao todo foram mais de 100 profissionais envolvidos entre a concepção do projeto e a construção durante cinco meses de obras. A CBF investiu R$ 17 milhões no projeto.