Em 2022, foco do Fundo de Legado da Copa do Mundo será nos Centros de Desenvolvimento

Em 2022, foco do Fundo de Legado da Copa do Mundo será nos Centros de Desenvolvimento

Os Centros de Desenvolvimento são estruturas para atletas desenvolverem suas habilidades desportivas e sociais, e evoluírem com acompanhamento de profissionais preparados.

Imagem ilustrativa do projeto do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Rondônia Imagem ilustrativa do projeto do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Rondônia
Créditos: CBF

O ano de 2022 na parceria entre CBF e FIFA, através do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™️, promete uma série de novidades. Está previsto ainda para o primeiro semestre, por exemplo, a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Rondônia. Após a conclusão das obras, o local abrigará a sede da Federação Rondoniense de Futebol, bem como servirá de palco para ações sociais, treinamentos e fomento do futebol com o público mais jovem. 

No entanto, o avanço na implementação dos Centros de Desenvolvimento não se restringe à Rondônia. Maranhão, Sergipe, Tocantins, Amapá, Piauí e Acre também já contam com terrenos comprados e as obras contratadas. Todo esse processo, desde a compra do local até a contratação  da empresa responsável pela construção do espaço é feito com acompanhamento próximo da EY. Ainda em 2022, a expectativa é de que Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também avancem para esta etapa do processo.

Os Centros de Desenvolvimento são estruturas para atletas desenvolverem suas habilidades desportivas e sociais, e evoluírem com acompanhamento de profissionais preparados. O local visa contribuir na transição entre o contato inicial com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de crianças e adolescentes, além de outras atividades ligadas ao fomento do esporte. Conforme planejado originalmente pela FIFA, o projeto contemplará aos 15 estados que não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014. 

Além das estruturas físicas, o Fundo de Legado Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™️ também contempla outras áreas do desenvolvimento do futebol no país. Nos últimos três anos, por exemplo, competições masculinas e femininas contaram aporte financeiro do Fundo. Em 2021, mais uma vez os números mostraram o sucesso desta iniciativa. Foram oito as competições que contaram com este apoio: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, Brasileirão Masculino Sub-20 e Sub-17, Copa do Brasil Masculina Sub-20 e Sub-17 e Supercopa do Brasil Masculina Sub-20 (a Supercopa do Brasil Sub-17 não foi realizada pois o Flamengo conquistou o Brasileirão e a Copa do Brasil da categoria). Ao todo, foram 745 jogos disputados, com 6.784 atletas em campo.

Em termos de audiência, 2021 também apresenta números relevantes nas competições apoiadas pelo Fundo de Legado Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™️. Foram quase 74 mil minutos de conteúdo ao vivo, mais de 1230 horas de futebol transmitido em tempo real para o torcedor em plataformas digitais e também na televisão. Só na internet foram mais de 14,6 milhões de espectadores alcançados. Já na TV aberta, a final do Brasileirão Feminino A1, por exemplo, chegou a mais de 4 milhões de televisores ligados durante a partida.

O Fundo de Legado Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™️ também abrange as iniciativas do Projeto Gol do Brasil, ação social para meninos e meninas entre 6 e 17 anos, que conta com aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. Em 2021 foram lançadas seis novas unidades do projeto (Maceió/AL, Recife/PE, Manaus/AM, Autazes/AM, Colatina/ES e Serra/ES), enquanto para 2022 já estão previstos mais 10 lançamentos (Salvador/BA, Vila Velha/ES, Cariacica/ES, Distrito Federal, Aracaju/SE, Balneário Camboriú/SC, Cocal do Sul/SC, Teresina/PI, Araraquara/SP e Porto Velho/RO).

Com o Projeto Gol do Brasil, além de atender crianças e jovens entre 6 e 17 anos, a CBF também atua na formação de professores para atuarem na ação social. Através da Licença S da CBF Academy, voltada especificamente para este trabalho, mais 149 novos instrutores foram certificados em 2021. 

Sobre Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™

O Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014™ tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão investidos US$ 100 milhões em solo brasileiro. Só em 2021, por exemplo, foram mais US$ 12,5 milhões aportados nas diferentes iniciativas. 

 


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics