CBF lança mais duas unidades do Projeto Gol do Brasil

CBF lança mais duas unidades do Projeto Gol do Brasil

As cidades de Recife, capital de Pernambuco, e Três Rios, no Rio de Janeiro, foram as contempladas da vez. A primeira no sábado (8) e a outra no domingo (9).

CBF lança mais duas unidades do Projeto Gol do Brasil Créditos: Marcelo Bandeira/FPF-PE

Mais duas unidades do Gol do Brasil, projeto social da CBF que conta com recursos do Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014, foram lançadas neste fim de semana. As cidades de Recife, capital de Pernambuco, e Três Rios, no Rio de Janeiro, foram as contempladas da vez. A primeira no sábado (8) e a outra no domingo (9).

Quem marcou presença no lançamento de Três Rios foi o tetracampeão Bebeto, que é embaixador do Gol do Brasil. Incentivador de ações sociais, ele fez questão de conversar com as crianças e passar uma mensagem de comprometimento com o projeto.

- Não significa que todos aqui vão virar jogadores de futebol, mas certamente quem levar o Gol do Brasil a serio vai sair daqui mais preparado para a vida. A CBF está de parabéns com este projeto - comentou o ex-atacante.


Créditos: Divulgação/CBF

No total, mais de 200 crianças participaram do Festival do Futebol, evento que marca a inauguração de cada unidade do Gol do Brasil. Em campo, meninos e meninas entre 7 e 10 anos participaram de pequenos joguinhos e foram acompanhados de perto pelos parentes, empolgados com a animação da criançada.


Créditos: Marcelo Bandeira/FPF-PE

O Gol do Brasil é um projeto anual, que visa contribuir na formação de cidadãos através do esporte. A CBF é responsável por qualificar os instrutores com a Licença S da CBF Academy, voltada para projetos sociais, além de realizar todo o acompanhamento anual das atividades desempenhadas pelo Gol do Brasil e também fornecer o material para as aulas.2

Em Pernambuco, o Gol do Brasil está dentro do escopo de ações da CBF Social em parceria com o Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014.


Créditos: Marcelo Bandeira/FPF-PE

Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014

O Fundo Legado Copa do Mundo FIFA tem como objetivo fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo. No Brasil, que recebeu o Mundial em 2014, esta verba é utilizada em três diferentes áreas de atuação: Alto Rendimento, Desenvolvimento e Social. Até o fim da parceria entre FIFA e CBF serão disponibilizados US$ 100 milhões para investimentos em solo brasileiro. 

Alto Rendimento

São nove as competições organizadas pela CBF que contam com recursos do Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014: Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18, além do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20 e Sub-17, as Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e também as Supercopas Sub-20 e Sub-17. A realização destes torneios é fundamental para o calendário de equipes femininas e das categorias de base masculinas. Ao todo são 738 jogos realizados anualmente por meio deste investimento, com 100% deles transmitidos ao vivo em TV, plataformas de streaming ou redes sociais. 

Ainda no alto rendimento, o Fundo Legado Copa do Mundo FIFA financia o Simpósio Médico de Educação Continuada, voltado para profissionais que atuam no Departamento Médico dos clubes brasileiros. O congresso é realizado anualmente.

Social

Em parceria com a CBF Social, o Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014 é responsável por financiar parte do projeto Gol do Brasil, que atenderá mais de 18 mil crianças até 2022. A ação, que iniciou em 2019, chegará aos 26 estados do país e também ao Distrito Federal. Meninos e meninas entre 6 e 17 anos têm aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social. O objetivo é usar o futebol para contribuir na formação integral de cidadãos.

Desenvolvimento

Em 2014, 11 dos 26 estados e mais o Distrito Federal receberam jogos da Copa do Mundo FIFA. Com o Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014, os outros 15 que não foram sede do Mundial, receberão Centros de Desenvolvimento do Futebol. São estruturas físicas que contam com campos de grama natural, vestiários e prédio administrativo totalmente equipado. Como o próprio nome já diz, é um espaço para jovens desenvolverem suas habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais. Estes locais visam contribuir na transição entre os contatos iniciais com o futebol e o alto rendimento, auxiliando na preparação de jovens atletas que sonham um dia em se tornar profissionais da área.