Wilson Seneme parabeniza CBF por Workshop do VAR: 'Muito positivo'

Wilson Seneme parabeniza CBF por Workshop do VAR: 'Muito positivo'

No Rio de Janeiro para semana de aulas e cursos presenciais, Presidente do Comitê de Arbitragem da CONMEBOL destacou iniciativa da CBF

Workshop do VAR com instrutores da FIFA - 2021 Workshop do VAR com instrutores da FIFA - 2021
Créditos: Alex Ramos/CBF

Dias de aprendizado que valem muito para a arbitragem brasileira. Nesta quarta-feira (13), o Presidente do Comitê de Arbitragem da CONMEBOL, Wilson Seneme, parabenizou a CBF pela realização do Workshop do VAR 2021, com presença de instrutores da FIFA no Brasil.

Após um dia de aulas e instruções com o holandês Mike Van der Roest, chefe de arbitragem do projeto do VAR na FIFA, Seneme falou sobre a oportunidade de dar, aos nossos árbitros, a experiência de ouvir e aprender importantes lições para o futuro.

"Foi tudo muito positivo. Isso representa a abertura das portas para que a FIFA possa vir ministrar seus cursos presenciais, assim como a CONMEBOL está presente. Vindo aqui na América do Sul, primeiramente no Brasil, que é um país continental", disse, antes de valorizar a chance que as federações de futebol do Brasil estão tendo com o workshop:

"É muito importante, esse evento vai ajudar e muito as Federações. É o próximo passo do árbitro de vídeo, a CBF já implementou, está bem avançada no processo de centralização, capacitação. O próximo passo é esse apoio, para que as Federações de uma maneira massiva possam implementar em cada estado".

Gerente técnico do VAR na Conmebol, o paraguaio Enrique Cáceres também felicitou a CBF pela organização do workshop. Ele ainda ressaltou o papel de pioneirismo que o Brasil tem nas discussões sobre o árbitro de vídeo, que foi idealizado por um brasileiro, Manoel Serapião.

"Esse evento é muito importante para mostrar o que está fazendo o líder desse projeto, que é a CBF, a respeito do VAR. A implementação da ferramenta VAR no futebol é muito importante. Entender que a CBF é uma instituição que iniciou esse processo tão essencial para o esporte. Estamos falando de justiça desportiva. Então gostaria de felicitar a CBF pelo que está fazendo, pela forma que está conduzindo esse projeto, mirando a melhoria do futebol e a justiça desportiva, com resultados", frisou.

Além do próprio holandês, o Workshop do VAR conta também com a participação de Dirk Schlemmer, líder de implementação do projeto do VAR, Sebastian Runge, head de tecnologia no futebol, e Guilherme Barbosa, gerente de implementação do VAR da FIFA. Presidente da Comissão de Árbitros da CONMEBOL, Wilson Seneme foi outro nome importante a marcar presença no evento.

A programação do Workshop do VAR vai até sexta-feira, com participação dos instrutores da FIFA e com a apresentação do RADAR, sistema de análise de desempenho desenvolvido pela arbitragem brasileira.


Veja mais