Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro visita a CBF

Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro visita a CBF

Guilherme Schleder foi apresentado ao projeto Gol do Brasil pelo Secretário-Geral da CBF e conheceu a Casa do Futebol Brasileiro

Walter Feldman, Secretário Geral da CBF, recebe Guilherme Nogueira Schleder, Secretário Municipal de Esportes, na sede da CBF na Barra da Tijuca Walter Feldman, Secretário Geral da CBF, recebe Guilherme Nogueira Schleder, Secretário Municipal de Esportes, na sede da CBF na Barra da Tijuca
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman, recebeu a visita do Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, nesta quinta-feira (29). O profissional conheceu a Casa do Futebol Brasileiro e acompanhou uma apresentação sobre o projeto Gol do Brasil. 

"Foi um prazer estar aqui com o Feldman, ter feito essa visita cordial a ele. Assumi a Secretaria de Esportes no início do ano e não tinha vindo aqui ainda dar esse abraço pessoalmente. Esse primeiro projeto que conheci hoje é super bacana. O Rio tem 27 vilas olímpicas, com uma média de 15 professores por vila para gente poder capacitar esses alunos e também os professores, que vão poder dar uma qualidade maior para os alunos. Toda a metodologia que esse projeto tem, de alimentação, de horário escolar, seria muito importante para nós. Vamos estudar uma parceria", declarou Guilherme Schleder. 

A missão do Gol do Brasil é promover cidadania e educação por meio do futebol. Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência também ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.

A metodologia para o desenvolvimento desta interação social pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também fornecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação.

Walter Feldman, Secretário Geral da CBF, recebe Guilherme Nogueira Schleder, Secretário Municipal de Esportes, na sede da CBF na Barra da Tijuca Guilherme Schleder acompanhou apresentação do projeto Gol do Brasil na sede da CBF
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária. Em 2019, por meio de uma parceria com a CBF Academy, 119 profissionais obtiveram a Licença S, voltada justamente para projetos sociais. Todos os instrutores são moradores das cidades onde acontecem as aulas.

Financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pela CBF e por administrações municipais, o Gol do Brasil já está em pleno funcionamento em Belém (PA), Recife (PE), São Paulo (SP), Ribeirão Pires (SP) e Teresópolis (RJ). O planejamento é para que ele chegue à totalidade dos 26 estados do país e também ao Distrito Federal.

 


Veja mais

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics