Bola de Ouro 2023: Vinicius Junior é o vencedor do Prêmio Sócrates

Bola de Ouro 2023: Vinicius Junior é o vencedor do Prêmio Sócrates

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabeniza atleta do Real Madrid e da Seleção, vencedor da premiação pelas ações solidárias que realiza no Instituto Vinicius Junior

CBF se solidariza com Vinicius Junior, vítima de mais um ato de racismo CBF se solidariza com Vinicius Junior, vítima de mais um ato de racismo
Créditos: Joilson Marconne/CBF

O brasileiro Vinicius Junior venceu o Prêmio Sócrates nesta segunda-feira (30) durante a festa da Bola de Ouro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O atleta do Real Madrid e da Seleção venceu o troféu pelas ações solidárias que realiza no Instituto Vinicius Junior em São Gonçalo, sua cidade natal, no Rio de Janeiro.

"A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", afirmou Vinicius Junior.

A premiação é concedida pela Revista France Football a futebolistas envolvidos em ações solidárias e projetos sociais. 

"Parabéns ao Vinicius Junior por sua luta pela inclusão social ter sido reconhecida pela France Football nesta segunda-feira com a conquista do Prêmio Sócrates. A CBF se orgulha de contar com você como nosso parceiro na luta antirracista e por um mundo melhor também fora do futebol", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Na cerimônia, ele foi elogiado pelo ex-jogador e apresentador do evento, Didier Drogba, por sua luta contra o racismo no futebol.

"É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos", comentou o atacante sobre o racismo.

No ano passado, o senegalês Sadio Mané venceu o prêmio. Em 2019, ele inaugurou uma escola na mesma província onde nasceu e no ano seguinte fez uma doação de 40 mil libras ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.

Bola de Ouro 2023: Vinicius Junior é o vencedor do Prêmio Sócrates Bola de Ouro 2023: Vinicius Junior é o vencedor do Prêmio Sócrates
Créditos: Revista France Football

A Revista France Football anunciou no ano passado a criação do Prêmio Sócrates, homenagem ao ex-jogador do Corinthians e da Seleção, morto em 2011. 

O nome de Sócrates foi escolhido pela publicação francesa por causa do envolvimento do volante brasileiro na famosa e romântica "Democracia Corintiana", movimento ocorrido no início da década de 1980, que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.

Iniciativas em prol da integração social, desenvolvimento ambiental ou ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos serão recompensadas com o prêmio.

No ano passado, o senegalês Sadio Mané venceu o prêmio. Em 2019, ele inaugurou uma escola na mesma província onde nasceu e no ano seguinte fez uma doação de 40 mil libras ao governo senegalês para atuar no combate ao coronavírus.

Brasil x Suíça pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Catar 2022. Vinicius Júnior Vinicius Júnior em ação pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Confira os demais vencedores da premiação da Revista France Football, referentes à temporada 2022/23:

Lionel Messi - Bola de Ouro de melhor jogador do mundo da temporada

Aitana Bonmatí - Bola de Ouro de melhor jogadora do mundo da temporada

Emiliano Martínez - Melhor goleiro da temporada (Troféu Lev Yashin)

Erling Haaland - Maior goleador da temporada (Troféu Gerd Müller)

Jude Bellingham - Melhor jogador Sub-21 da temporada (Troféu Kopa) 

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence