Senador Alvaro Dias e representantes da ACEB são recebidos pelo presidente da CBF

Senador Alvaro Dias e representantes da ACEB são recebidos pelo presidente da CBF

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (25) para discutir assuntos de interesse dos cronistas esportivos representados pela ACEB

Senador Alvaro Dias e cronistas esportivos visitam a CBF

Créditos: Mariana Sá/CBF

O Senador Alvaro Dias e representantes da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) foram recebidos nesta sexta-feira, 25, pelo Presidente da CBF, Rogério Caboclo, e integrantes da Diretoria da entidade. Na pauta, assuntos de interesse dos cronistas esportivos representados pela ACEB, como acesso aos estádios, credenciamento para jogos e direitos de transmissão para rádios.

Antes da reunião na sala da Presidência, o parlamentar e os cronistas assistiram uma apresentação sobre projetos da CBF nas áreas de Governança e Compliance, Arbitragem, Social, Competições, entre outros. Além de Alvaro Dias, estiveram presentes o Presidente da ACEB, Márcio Martins, o Vice-Presidente, Isaías Bessa, e Diretor Financeiro, Eraldo Leite, e o membro do Conselho Fiscal, Erick Castelhero.

Senador Alvaro Dias e cronistas esportivos visitam a CBF Senador Alvaro Dias e cronistas esportivos visitam a CBF
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

- Viemos conhecer as transformações que foram realizadas na CBF com as novas posturas, normas administrativas, mais transparência. Acredito que ainda estamos longe de administrar o futebol como uma atividade essencialmente econômica aqui no Brasil, geradora de empregos, salário, renda, receita pública.  É uma atividade fundamental para o nosso desenvolvimento. É bom ver esse esforço dos atuais dirigentes no sentido de modernizar a gestão, para que o futebol brasileiro possa ser gerido com mais competência, mais transparência e ética - ressaltou o Senador Alvaro Dias.

Durante o encontro, a CBF esclareceu, por meio de seu presidente, que não está em pauta na entidade qualquer projeto para cobrança de direitos para transmissões de rádio em suas competições. Rogério Caboclo também reforçou seu desejo de construção de uma ampla parceria com todos os setores, incluindo os cronistas esportivos, para o aperfeiçoamento das competições nacionais, visando melhorar cada vez mais a média de público dos campeonatos, bem como a experiência vivida por esses torcedores nos estádios.

Senador Alvaro Dias e cronistas esportivos visitam a CBF Senador Alvaro Dias e cronistas esportivos visitam a CBF
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

− Tenho reiterado a todos que nos visitam que a CBF está aberta a dialogar com cada um, sempre na busca de soluções que melhorem continuamente nosso futebol. Assim tem sido com jogadores e ex-jogadores, treinadores, árbitros, clubes, federações, poderes executivos e legislativos, entre outros. É a correta avaliação de ideias e críticas que farão o futebol brasileiro cada vez maior e melhor − ressaltou Caboclo.

Após o encontro, o Diretor Financeiro da ACEB, Eraldo Leite, fez um balanço positivo dos temas tratados:

- Primeiro, mais uma vez a alegria de poder tratar diretamente com a CBF, de cronista para dirigentes do futebol, sem intermediações ou apenas entrevistas. Um papo franco, direto. Ouvir do Walter Feldman todo trabalho de recuperação da imagem da CBF, essa transformação, é uma notícia espetacular para nós que trabalhamos com futebol a vida inteira. Depois trouxemos nosso pleitos, como a questão do credenciamento, reafirmando que as associações de cronistas não são adversárias, mas sim parceiras da CBF, querendo levar aos jogos apenas profissionais capacitados e aferidos por essas entidades. A segunda coisa, que coloco como a mais importante do encontro, é ter ouvido do presidente que não há possibilidade de cobrança de direito de transmissão de emissoras de rádio. Cobrar esses direitos seria praticamente dizimar uma categoria - explicou Eraldo.