Roberto Carlos é o Embaixador Global do “Futebol pela Amizade”

Roberto Carlos é o Embaixador Global do “Futebol pela Amizade”

Roberto Carlos, ídolo da Seleção Brasileira e do Real Madrid, campeão da Copa do Mundo e tricampeão da Liga dos Campeões da UEFA, foi escolhido como Embaixador Global do Programa Social Infantil Internacional “Futebol pela Amizade"

Roberto Carlos é um dos Embaixadores Globais do "Futebol pela Amizade" Roberto Carlos é um dos Embaixadores Globais do "Futebol pela Amizade"
Créditos: Divulgação/F4F

Em 2019, Roberto Carlos conversou pessoalmente com os participantes e treinadores das equipes infantis, entregando a taça aos vencedores do Campeonato Mundial do "Futebol Pela Amizade", participando também nas atividades principais do Programa realizadas dentro da final da Liga dos Campeões da UEFA em Madrid. Este ano, na qualidade de Embaixador Global do Programa, ele promoveu os valores do "Futebol pela Amizade" junto com os participantes no mundo inteiro.

"O "Futebol pela Amizade" é um projeto único que á oportunidades iguais a todas as crianças do mundo, que a cada ano reúne meninos e meninas nesta competição internacional que ensina a se comunicar com outras crianças de vários países. Dão não somente um monte de emoções positivas, mas também um aviso para um futuro próspero", disse Roberto Carlos.

A nova plataforma internacional e educacional de jogo online do "Futebol pela Amizade" incluirá o Acampamento da Amizade, o Centro de Imprensa Infantil, o Fórum para os treinadores das equipes infantis do mundo inteiro e o jogo multi-utilizador para celular chamado F4F World. Essa ferramenta dá aos participantes uma oportunidade de fazer parte de todas as atividades tradicionais do final de temporada do Futebol pela Amizade” 2020, ganhando uma experiência valiosa. O evento principal será o Campeonato Mundial Online do “Futebol pela Amizade”, no qual os vencedores receberão ingressos para as atividades finais da temporada 2021 do Programa. Além disso, eles terão a oportunidade de ir na final da Liga dos Campeões da UEFA de 2021, que será em Istambul.

O Brasil participa do F4F desde 2016. Em 2018, a a Seleção Brasileira de Futebol foi escolhida a receber а Copa dos Nove Valore por votação aberta de jornalistas e jovens atletas de 211 países e regiões do mundo. Eles reconheceram o Brasil como a equipe com maior responsabilidade social entre as 32 seleções nacionais de futebol participantes da Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia, e a que mais segue os Nove Valores do projeto: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradições e honra. A Copa dos Nove Valores foi entregue ao Secretário Geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, no Porto pelos jovens embaixadores durante amistoso Brasil x Panamá.

Referências sobre o Programa “Futebol pela Amizade”

O Programa Social Infantil Internacional “Futebol pela Amizade” é realizado pela Gazprom desde 2013. Ao longo de sete temporadas, o programa reuniu mais de 6 mil participantes e atraiu mais de 5 milhões de apoiadores.

Os participantes são jovens jogadores e jornalistas, com meninos e meninas de 12 anos de idade, inclusive com deficiências. Ao representar vários países e várias culturas, os Jovens Jogadores Jovens de futebol se reúnem em equipes mistas e demonstram pelo seu exemplo que a nacionalidade, sexo e capacidades físicas não são um obstáculo para jogar em um time. Os Jovens Jornalistas cobrem os eventos do Programa no Centro de Imprensa Infantil Internacional. Todos os participantes ganham o status de Embaixador Jovem e, depois de voltarem para casa, continuam a compartilhar a experiência que ganharam no “Futebol pela Amizade” e a promover os valores comuns para toda a humanidade — amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, fidelidade, vitória, tradições e honra.

A UEFA, FIFA, federações de futebol de vários países, os principais clubes do mundo, os fundos de caridade internacionais, os jogadores, políticos e artistas famosos apoiam o “Futebol pela Amizade”. O Projeto é homenageado com vários prêmios nacionais e internacionais na área da responsabilidade social, esporte e comunicações, inclusive com o recorde mundial por realizar o treinamento de futebol mais multinacional da história.

Em 2020, o “Futebol pela Amizade” será realizado no formato online. A plataforma digital especial reunirá mais de 10 mil jogadores de todas as idades e terá uma base para competições internacionais e um campo de jogos, onde cada interessado terá uma oportunidade de fazer treinamentos, criar equipes internacionais mistas e jogar o jogo preferido no formato do “Futebol pela Amizade” sem sair de casa.