Presidentes da CBF e do STJD inauguram nova sede do Tribunal

Presidentes da CBF e do STJD inauguram nova sede do Tribunal

Rogério Caboclo e Paulo César Salomão Filho participaram de cerimônia por videoconferência para apresentar o espaço do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Após 18 anos, o STJD ganha uma sede própria no Centro do Rio de Janeiro.

Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, e o Presidente da CBF, Rogério Caboclo, inauguram a nova Sede do STJD Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, e o Presidente da CBF, Rogério Caboclo, inauguram a nova Sede do STJD
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A nova sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol foi oficialmente inaugurada na tarde desta quinta-feira (9), no Centro do Rio de Janeiro. Com a presença dos Presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, e do STJD, Paulo César Salomão Filho, a cerimônia seguiu todos os protocolos de saúde recomendados pelas autoridades sanitárias e foi transmitida ao vivo pela CBF TV.

Após passar 18 anos operando em um prédio alugado, o STJD ganhou casa nova e própria. A sede tem 500 metros quadrados, é maior e mais moderna do que a anterior. As instalações incluem três plenários para realização de sessões de julgamentos simultâneos, sala ampla e confortável para os advogados que militam na justiça desportiva, além de um setor administrativo mais extenso, o que permitirá aos funcionários melhores condições no cumprimento das suas funções. As obras contaram com relevante apoio do FIFA Foward 1.0, programa da entidade internacional que visa apoiar projetos de desenvolvimento do futebol em todo o mundo.

Em seu discurso, Rogério Caboclo enalteceu o momento e a nova sede da entidade jurídica. Além disso, ele comentou sobre a tecnologia de última geração e a preocupação com a segurança do sistema.





“Esse é um momento histórico em que celebramos a conquista da primeira sede própria do STJD. Ela foi projetada para oferecer conforto e todas as ferramentas de tecnologia necessárias para ajudar a Suprema Corte do futebol brasileiro a cumprir a sua missão de aplicar as regras do esporte e garantir competições justas e equilibradas. O mundo passa por um momento difícil e o nosso esporte não é exceção. Uma das coisas que aprendemos nessa crise foi a importância da tecnologia para que as instituições possam continuar a trabalhar mesmo sob circunstâncias excepcionais. Para garantir isso, a sede inaugurada hoje conta com sistema de videoconferência de última geração, moderna tecnologia de controle de processos, plenário informatizado com equipamentos de primeira linha e um sistema seguro que blinda o STJD de qualquer ataque cibernético”, disse.

O presidente da CBF também falou que a entidade está cumprindo seu papel de garantir o suporte para o trabalho com excelência dos profissionais que vão utilizar as instalações.

“Antes de ser dirigente esportivo, sou e sempre serei advogado. Sou também um homem que acredita profundamente nas instituições e no respeito às regras. É com enorme respeito por essa corte, e seu papel cumprido com dedicação e independência, que a CBF garante todo o suporte necessário para que a justiça desportiva, um dos pilares fundamentais do futebol, possa seguir com seu trabalho.”

Inauguração da nova sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva no Centro do Rio de Janeiro. Rogério Caboclo e Paulo César Salomão Filho Presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, discursaram antes da inauguração da nova Sede do Tribunal
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Paulo César Salomão Filho, presidente do STJD, também destacou o novo espaço da entidade e agradeceu o apoio da CBF. Ele classificou o momento como histórico e celebrou o importante passo da justiça desportiva brasileira.


"Preciso agradecer à CBF, em especial ao Presidente Rogério Caboclo, que possibilitou que esse sonho pudesse se concretizar. Para nós da justiça desportiva é muito importante e muito valoroso a possibilidade de termos essa sede própria, que garante nossa autonomia e independência, fundamental para a atuação que sempre foi respeitada por todos os integrantes do mundo do futebol. O fato de termos essa sede extremamente moderna e funcional é muito importante. É um momento de agradecimento pela possibilidade de termos esse espaço exclusivo e que garante ainda mais a independência que sempre foi respeitada. É motivo de muito orgulho para todos nós esse dia histórico. Poucas cortes de justiça tem essa estrutura que temos hoje. Isso mostra a parceria que a Confederação tem com a justiça desportiva. Esse dia histórico e essa sede serão um marco para que a justiça desportiva cresça cada vez mais", afirmou.

Conheça a nova sede em um tour virtual

O STJD segue no Centro do Rio de Janeiro e o novo endereço fica na Rua Uruguaiana, 55 – 10ª andar. Durante a pandemia, o funcionamento é das 9h às 15h. No tour virtual a seguir é possível conferir as novas e modernas instalações que estão a serviço da Justiça Desportiva Brasileira: