Presidente Ednaldo Rodrigues participa de Conselho da CONMEBOL

Presidente Ednaldo Rodrigues participa de Conselho da CONMEBOL

Com a presença do dirigente brasileiro, entidade sul-americana definiu locais de 13 campeonatos na próxima temporada

Presidente Alejandro Dominguez deu as boas-vindas ao Presidente Ednaldo Rodrigues em sua primeira reunião presencial no Conselho da CONMEBOL Presidente Alejandro Dominguez deu as boas-vindas ao Presidente Ednaldo Rodrigues em sua primeira reunião presencial no Conselho da CONMEBOL
Créditos: Divulgação/Conmebol

Com participação do Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, o Conselho da CONMEBOL se reuniu em Luque, no Paraguai, nesta quarta-feira (27).

A reunião, que contou com a presença de dirigentes das dez federações nacionais de futebol da América do Sul, deliberou sobre importantes temas a respeito dos próximos compromissos e do desenvolvimento do futebol sul-americano. Antes do encontro, o Presidente da CONMEBOL, Alejandro Dominguez, ofereceu as boas vindas a Ednaldo Rodrigues, novo representante do futebol brasileiro no conselho da entidade. 

O Presidente da CBF está no Paraguai deste a última segunda-feira, quando se reuniu com representantes da CONMEBOL, do governo uruguaio e de Flamengo e Palmeiras, para acertar detalhes operacionais da final única da Libertadores da América. Também estiveram presentes os vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney e Gustavo Feijó.

Nesta quarta-feira, diante do Conselho da CONMEBOL, a Diretoria de Competições e Operações da entidade apresentou as datas e locais de 13 competições para o calendário de 2022. O cronograma contempla competições de futebol feminino, das categorias de base, do futsal e do beach soccer. O Brasil será sede de dois destes torneios: a Copa América de Futsal, em fevereiro, no Rio de Janeiro, e o Sul-Americano Sub-20 de Futsal Feminino, em setembro, com cidade a definir.

Datas e locais das competições da CONMEBOL em 2022
Créditos: Divulgação/Conmebol

Após a reunião, o Conselho da CONMEBOL publicou uma nota oficial a respeito da proposta da FIFA para a realização da Copa do Mundo FIFA a cada dois anos.

Confira a nota em português abaixo:

"O Conselho da CONMEBOL, reunido de forma presencial em Luque, Paraguai, a 27 de outubro de 2021, reexaminou a proposta de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos e considera necessário declarar o seguinte: 

1. Não há razões, benefícios ou justificação para a mudança promovida pela FIFA. Tendo isto em conta, os dez países que compõem a CONMEBOL ratificam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos. 

2. O projeto em questão vira as costas a quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A CONMEBOL apoia a Copa do Mundo atualmente em vigor, com os seus prazos e sistemas de classificação, porque provou ser um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que recompensa o esforço, talento e trabalho planificado."

Ednaldo Rodrigues durante o Conselho da CONMEBOL, em Luque
Créditos: Divulgação/Conmebol