Por videoconferência, Presidente da CBF, Rogério Caboclo, participa do 70º Congresso da FIFA

Por videoconferência, Presidente da CBF, Rogério Caboclo, participa do 70º Congresso da FIFA

Pela primeira vez, reunião da entidade máxima do futebol foi realizada remotamente.

Presidente Rogério Caboclo participa de Conselho da FIFA realizado por videoconferência - Setembro 2020 Presidente Rogério Caboclo participa de Conselho da FIFA realizado por videoconferência - Setembro 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Na manhã desta sexta-feira, o Presidente da CBF, Rogério Caboclo, participou do 70º Congresso da FIFA 2020. Por meio de videoconferência, Caboclo esteve na reunião com representantes das 211 entidades filiadas. Esta foi a primeira vez que o encontro entre federações e a FIFA foi realizada totalmente online, por conta das medidas de segurança do controle da pandemia da covid-19.

A conferência foi aberta pelo Presidente da FIFA, Gianni Infantino, que passou uma mensagem de incentivo a todas as associações filiadas à entidade, reforçando o apoio da FIFA às federações neste momento do futebol mundial. O Presidente Rogério Caboclo esteve acompanhado dos dois delegados indicados pela CBF: André Megale, Diretor de Governança e Conformidade da CBF, e pelo vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, Raimundo Goes Netto.

Durante a reunião, a entidade máxima do futebol apresentou contas, o relatório anual de 2019, as receitas de 2021 e do quadriênio 2019-2022. O Presidente da FIFA ainda oficializou alterações no calendário do futebol feminino e masculino, bem como revisou algumas das medidas tomadas por ela no último ano.

O Congresso da FIFA aprovou duas séries de emendas regulatórias. Uma delas para permitir que futuros encontros deste tipo sejam realizados online. A outra alteração diz respeito ao processo de troca de entidade filiada para jogadores no futebol de seleções, bem como o acesso de jogadores apátridas às equipes nacionais. 

Presidente Rogério Caboclo participa de Conselho da FIFA realizado por videoconferência - Setembro 2020 Presidente Rogério Caboclo durante o Congresso da FIFA.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Gianni Infantino fala com representantes de federações nacionais de futebol no 70º Congresso da FIFA, em Zurique Gianni Infantino fala com representantes de federações nacionais de futebol no 70º Congresso da FIFA, em Zurique
Créditos: FIFA.com